28 agosto 2006

NÃO VOTE EM PASTOR!!!!!!

NÃO VOTE EM PASTOR!!!!!!

A cada eleição aumenta o número de “pastores evangélicos” se candidatando a cargos eletivos. Por conta disso, aumenta o questionamento dos milhares de membros das igrejas sobre o que é que está motivando esse líderes religiosos a abandonarem sua função pastoral para se dedicarem a uma outra atividade, totalmente alheia à vocação pastoral.
É claro que o pastor é um cidadão comum, paga impostos, tem direitos e deveres, e nada o impediria de colocar seu nome ao voto popular. Acontece, porém, que num certo dia ele se apresentou à igreja como tendo sido chamado por Deus para tomar conta de um rebanho e com juramento prometeu pregar a Palavra de Deus e vivê-la para exemplo da comunidade. Assim, é no mínimo estranho, quando um pastor abandona as funções de sua vocação pastoral para dedicar-se a uma outra atividade que nada tem a dizer com aquela.
O que a Bíblia diz sobre a função pastoral?

Deus prometeu colocar pastores entre o seu povo para que este seja ... “apascentado com conhecimento e com inteligência.” (Jr. 3:15).
“Deus levantará pastores para apascentar as ovelhas” (Jr. 23:4)
Foi dito aos pastores: “Pastoreai o rebanho de Deus... de boa vontade” (I Ped. 5:2)
Foi recomendado aos pastores: “ Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2 Tm. 4:2)
Jesus deu o exemplo sobre qual deveria ser o sentimento daquele que foi chamado para ser pastor: “... Compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor” (Mt. 9:36).
Os pastores tem de tomar conta das ovelhas porque elas são almas de Jesus: “ Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual Ele comprou com seu próprio sangue” (At. 20:28).
Os pastores foram chamados para consolar o povo nas suas tribulações: “Consolai, consolai o meu povo...” (Is. 40:1).
Os pastores, para realizarem tão grande e pesada obra, precisam de tempo para consagração e dedicação de vida: “ E, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da Palavra” (At. 6: 4).
Há sérias advertências na Bíblia para os pastores que não fazem o que devem fazer:
“ Ai dos pastores que cuidam de si próprios, mas não cuidam do rebanho” (Ez. 34:2)
“Vocês não tratam as fracas e não cuidam das ovelhas doentes” (Ez.. 34: 4).
Leia e reflita sobre o texto de Ezequiel 34: 1-16.

O pastor é um homem que , dentre todos os homens, foi escolhido por Deus para cuidar do rebanho, pessoas. Em Provérbios 27:23 está escrito: “ procura conhecer o estado de tuas ovelhas e apascenta o teu rebanho”. Com a pregação da Palavra e o ministério da visitação o pastor vai cumprindo a sua missão e atendendo as necessidades do povo. No Novo Testamento o homem escolhido para pastorear é chamado de: Bispo, porque tem a superintendência do rebanho de Cristo; Pastor, porque é quem tem a responsabilidade de alimentar espiritualmente através da pregação da Palavra de Deus; Ministro, porque ministra ao povo os meios da graça divina; Ancião, porque lhe cumpre ser honrado , irrepreensível, de bom testemunho, um exemplo para o rebanho, e deve governar bem a casa e o rebanho de Cristo; Embaixador, porque é enviado a anunciar a vontade de Deus aos pecadores e a chamá-los para que se reconciliem com Deus; Evangelista, porque é o anunciador das boas novas de salvação aos que estão a ponto de perecer; Mestre, porque estuda, aprofunda-se na Palavra para expô-la e com sabedoria ensinar a sã doutrina para fortalecer o rebanho, admoestar os insubmissos e convencer os que se opõem.

Diante disso, é correto para um pastor fazer carreira política, a pretexto de que vai representar o povo de Deus?
É honesto para um pastor abandonar o chamado que recebeu de Deus, quando ele tem um rebanho para cuidar?
É correto o membro de uma igreja votar num pastor para exercer um cargo eletivo quando ele tem uma função a realizar?
Qualquer eleitor, estudioso da Bíblia, sendo sincero sabe que é errado um pastor se candidatar a um cargo político diante do que ele tem de fazer. Logo está errado votar em pastor.

Eleitor evangélico, não vote em pastor! Não se sinta culpado por não votar nele.
Um pastor consciente, sincero e com boas intenções sabe qual é o seu papel na sociedade.
Não vote em um homem que está desobedecendo a Palavra de Deus. Votando nele, você estará dando um péssimo exemplo como cristão-cidadão.
A missão do seu pastor é outra!

Pr. Franklin Ribeiro Dávila
Pastor da Ig. Presbiteriana de Aracaju

Recebido Via e-Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.