12 setembro 2006

Uma mensagem de juízo

Rev. Célio Miguel da Silva

Os fatos históricos narrados na bíblia nos levam a conhecer as inúmeras características de Deus. Um Deus amoroso, paciente, zeloso, infinito em perdoar, mas acima de tudo justo. “O Senhor é Deus zeloso e vingador. Ele toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos” (Naum 1:2). O homem pode ser perdoado de seus pecados, mas jamais será livre de suas conseqüências. “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” (Naum 1:3)

A palavra de Deus neste livro nos remete à história de um povo que não deu ouvidos à mensagem de Deus quando Ele mesmo visitou aquela terra e enviou o profeta Jonas para advertir aos assírios da cidade de Nínive para se converter de seus pecados. Passados 100 anos o povo esqueceu do que tinha ouvido e continuava corrompido, vencido pelo pecado e mergulhado num abismo de impurezas. Eles esqueceram que o Senhor é um Deus zeloso e que o pecado continua sendo banido por Ele. Esqueceram também que o Senhor é bom e fortaleza no dia da tribulação. E o mais importante: esqueceram que o Senhor conhece os que Nele se refugiam.

Deus nos conhece pelo nome e certamente Ele conhecia os moradores de Nínive. A história nos mostra que quando tudo parece conspirar contra nós, todas as chances de sucesso e escapatória estão esgotadas, podemos contar com um Deus zeloso e amoroso, pronto a nos acolher. Para isso basta que nos arrependamos dos nossos pecados e os confessamos a Deus.

A destruição de Nínive foi decretada por Deus. “Está decretado: a cidade-rainha está despida e levada em cativeiro, as suas servas gemem como pombos e batem no peito” (Naum 2:7). Ele estava contra a cidade por causa da grande prostituição e da feitiçaria que vendia os povos. No versículo cinco do capítulo 3 de Naum Deus diz: “Eis que eu estou contra ti, levantarei as abas de tua saia sobre o teu rosto, e mostrarei às nações a tua nudez, e aos reinos as tuas vergonhas”. A assim Ele fez e faz ainda hoje com povos que se levantam contra Ele e não se submetem ao seu senhorio. Quem pode dizer onde está a União Soviética? Onde estar o grande império assírio, as cidades de Sodoma e Gomorra e tantas outras que não se curvaram diante de Deus? Eles possuíam um exército quase invencível, dominavam quase todo o mundo e possuíam uma arma de guerra muito eficiente. No entanto, nada disso foi invencível para Deus. Os assírios ficaram discutindo o inevitável. Não adianta discutir o inevitável visto que Deus já havia decretado. “Eis que eu estou contra ti”.

Você gostaria que Deus se levantasse contra você? Contra seus planos, sonhos e projetos? Melhor é ser amigo de Deus. Só existe um lugar onde estamos seguros: o aconchego de Deus porque Ele age como uma grande águia que abre suas asas para nos acolher.

Trazendo para os nossos dias, como poderemos fugir do caos que assola o nosso mundo? Como escapar de uma sociedade corrompida, imoral, indecente? O mundo se compara a um caldeirão em chamas onde o que ouvimos é lamento, dor, sofrimento, desespero, morte, miséria, fome, doenças incuráveis e tudo o quanto provoca a destruição da humanidade. Como poderemos escapar desse caos? Buscando ajuda do Senhor, sabendo que só Ele pode proteger nossas vidas para sempre. É o que lemos no versículo primeiro do livro de Salmos 46: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.

É bem verdade que passamos por tribulações, que temos problemas, sentimos dores e nem sempre as coisas dão tão certo ao ponto do desespero bater à nossa porta. Situações que levariam o ímpio a questionar: não andas com Deus, como sua vida está cheia de problemas? Em muitas situações o ímpio não quer saber de Deus e sua vida vai “bem”. Como a bíblia resolve esta questão? A própria palavra nos adverte: “no mundo tereis aflições”. A diferença entre nossa vida que dedicamos a Jesus e a vida do ímpio é que Ele nos promete que estaremos sentados com Ele no Seu trono. Nunca o Senhor nos prometeu uma caminhada tranqüila, mas uma chegada segura. Eu prefiro continuar crendo nessa promessa. Imagine este mundo sem a graça de Deus. Sem a Sua igreja para estar intercedendo. Deus haverá de trazer juízo para esse povo. Qual a sua posição diante disso tudo? Ao lado de Deus ou contra Ele? Eu prefiro ser amigo de Deus.

* Rev. Célio Miguel da Silva é pastor titular da Igreja Presbiteriana do Farol – Maceió/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.