30 novembro 2007

Devocional para Sexta-feira, 30 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza
com ações de graças;
-- Salmos 69:30

PENSAMENTO:
Quando foi a última vez que você cantou louvores a Deus fora do
culto ou um devocional? Por não abrir os Salmos e achar vários
versículos que refletem seu próprio louvor e gratidão a Deus e
colocar uma melodia – sua própria melodia! Deus não se importa se
seu dom espiritual é música ou não; ele está apenas escutando por
seu coração estar cheio de alegria ao compartilhar seu louvor e
gratidão com ele.

ORAÇÃO:
Ó gracioso Pai, que dá todo bom e perfeito dom, perdoe-me por
relegar minha ação de graça e louvor a dias especiais em lugares
especiais. Eu Te louvo por criar seus filhos humanos com a
capacidade de celebrar bondade, regozijar na sua criação e ter a
capacidade de louvar e agradecer. Obrigado por fazer nosso mundo
tão cheio de razões para oferecer graças a Ti, nosso Aba Pai e
Criador. Enquanto o Senhor me encha continuamente com seu Espírito,
que meu coração transborde com canções de louvor e palavras de
ações de graça. No santo nome de Jesus eu oro. Amém.

29 novembro 2007

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

“A teologia da prosperidade está mesmo funcionando para os líderes, eles sim, estão cada vez mais ricos”

Ariovaldo Ramos – Presidente da Visão Mundial no Brasil



Com gratidão ao autor, publicamos a seguir, um artigo do Padre Inácio José do Vale, Professor de Teologia Sistemática na Faculdade de Teologia de Volta Redonda(RJ).

O Poeta alemão, Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), autor da mais célebre das versões do mito de Fausto, o homem que vende sua alma ao demônio em troca da suprema excelência em sua profissão, e também por alguns prazeres, especialmente o de administrador do ducado de Wilmar durante anos, de modo que, quando acrescentou em 1832, no fim da vida, alguns capítulos novos de Fausto que começou a escrever 60 anos antes, aplicou lições que aprendeu em sua experiência como espécie de autoridade monetária.

Num desses capítulos novos, há uma cena antológica e de exame obrigatório nas escolas de economia: “Mefistófeles se apresenta ao imperador numa terça-feira de Carnaval, e o encanta com as maravilhas do papel-moeda.

Embevecido o imperador ordena a seus artesãos que multipliquem os tais papéis, que circulam, “rápidos e festivos como raios de primavera”, trazendo prosperidade, desenvolvendo para o reino, porém apenas de forma fugaz. Tudo era falso como as fantasias de carnaval e de Mefistófeles. Segue-se a inflação, a crise e o sofrimento. O imperador havia sido enganado, como Fausto, ao abdicar de valores permanentes, a alma, em troca de realizações efêmeras1.

Estamos vivendo a era religiosa de Fausto. Muitos líderes religiosos estão vendendo a alma ao demônio do dinheiro, da ganância e da fama em troca da luxuria e do poder terreno. É a inversão dos valores éticos da teologia Apofática e Teândrica pela Teologia da Prosperidade.

Nossa era está sendo marcada por uma prática religiosa escandalosa sem precedentes. Estamos vivendo a era de falsas teologias, de efêmeras igrejas, de pastores fugazes e de crentes desvalorizados. Esse tipo de religiosidade é pior que “reality shows”.

Como disse Ariovaldo Ramos “ A Igreja evangélica brasileira está sendo alvo de várias tentativas de golpe e não pode capitular à ganância dos maus pastores que vêem nela um trampolim para a riqueza, para a fama e para o poder; à ganância dos que nela vêem um mercado a ser desenvolvido e explorado”2.

O Bispo e teólogo Robinson Cavalcanti disse: “Creio ter vindo o suficiente para presenciar o crescimento decadente do protestantismo brasileiro – seu abandono, quase por completo, das fontes reformadas; sua adoção e práticas do pragmatismo secular, a intolerância do exclusivo fundamentalista; e a suprema ironia da adoção de pontos de vista católico-romano, quando mais alta seja a retórica da sua pregação”3.

Na década de 60, surge nos Estados Unidos a filosofia da prosperidade através dos ensinos budistas e taoístas. O filosofo Dr. Essek W. Kenyon (1867-1948), foi o mentor de transportá-la para o meio cristão. Na década de 70, a filosofia da prosperidade virou teologia da prosperidade, tendo como seu maior expoente o pregador americano Kenneth Hagin.

A cantora americana pop-star Madonna disse: “Nós americanos, somos obcecados por valores totalmente errados, como ser bonito, ter dinheiro no banco, sem bem sucedido”.

O pensamento de Madonna define muito bem a teologia da prosperidade. É de maneira mais completa a do psicanalista inglês Adam Phillip. “No século XIV, se as pessoas fossem interrogadas sobre o que queriam na vida, diriam que buscavam a salvação divina. Hoje a resposta é “ser rico e famoso”. Existe uma espécie de culto que faz com que as pessoas não consigam enxergar o que realmente querem da vida”.

O apóstolo Paulo disse: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo (Cl 2.8)”

O ensino da teologia da prosperidade que o crente não adoece e tem o poder de conseguir tudo por determinação e decreto, é puro engano e heresia. Tal ensino não é segundo Cristo, e sim segundo a esperteza de falsos pastores (Is 56.11 ; Fl 3.2 : Ap 21,8).

O ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo para os verdadeiros pastores e cristãos é, segundo o grande teólogo suíço Urs von Balthasar (1905-1988), “uma decisão por Cristo que comporta inelutavelmente a aceitação da morte e do martírio. O Cristão se engana e é infiel à sua fé se não concebe a vida como uma resposta de amor ao amor Divino que se manifesta em sua glória através do Kenosis sobre a cruz. É a cruz que nos torna plenamente disponíveis á missão de estabelecer o reino de Cristo em meio aos homens”4.

Para os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, as beatitudes de Mt 5,1-12 são suficientes para a glória do martírio.

Estamos vivendo uma crise moral em todos os contextos sociais. É muito triste essa crise na igreja legitimada pela teologia liberal e da prosperidade. Luzia Nagib Eluf, procuradora da Justiça e autora de “A Paixão no banco dos réus”, disse: “Estamos num mundo que valoriza a ostentação, consumismo desenfreado e neurotizante. Se não há outros valores que não sejam o dinheiro e a gratificação imediata, pelo consumismo ou pelo sexo, não se pode esperar respeito por nada ou por ninguém”5

Ultimamente, muitas organizações e até pessoas começaram a utilizar um método muito eficiente de proselitismo: o “evangelho do enriquecimento” . Muitas igrejas, pregadores, esotéricos e afins dizem: “Vem para cá e tu ficarás rico” ou “ ouve os testemunhos”. Então é elencada ostensivamente uma relação de bens adquiridos.

É o que Ari Pedro Oro, autor do livro “Avanço pentecostal e a reação Católica” (Editora Vozes) chama “Teologia da prosperidade” ; e de efeito multiplicador. A “teológica da prosperidade” é uma tática de proselitismo extremamente eficiente e tentadora porque vai ao ponto vulnerável: o consumismo, a vaidade. A indústria moderna põe no mercado bens que a população, de mentalidade consumista, geralmente não consegue adquirir. Esta demanda reprimida é que faz com que os pobres vislumbrem nesta versão do evangelho uma possibilidade de satisfação individual, até mesmo pela influencia dos testemunhos televisionados. É apresentado um Deus mercador da felicidade, um Jesus na forma de gênio da lâmpada. A idéia de “efeito multiplicador” , conforme chama Ari Pedro Oro, é um chamariz eficientíssimo. Lembra-nos a prática dos sacrifícios pagãos, que eram feitos em troca de alguma vantagem.

Este efeito assemelha-se a uma hipotética aplicação financeira mais rentável do que as concorrentes: as pessoas venderiam seus bens para ali aplicar. As Igrejas tradicionais pediam dinheiro e estimulavam o dízimo, contudo não criavam nos contribuintes a expectativa de que as suas contribuições os fariam ricos. As novas igrejas conseguiram conciliar a ganância material dos crentes com seus anseios espirituais: o mesmo que faziam os adoradores do deus pagão mamom. As suas orações e suas ofertas são quase uma transação comercial. Deram um respaldo espiritual ao materialismo: estimulando à semelhança de Satanás que ofereceu o mundo a Jesus (Mt 4, 8-11). Os testemunhos televisionados, referentes ao enriquecimento para estimular a cobiça dos crentes, servem também para “massagear-lhes o ego” (dizendo “você mereceu ficar rico”).6

Para uma meditação abissal:

“Mas é grande ganREFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1 Gustavo Franco – Veja 28/5/03 – pág 34;

2 Ariovaldo Ramos – Nossa Igreja Brasileira: uma opção sobre a história recente, São Paulo: Hagnos, 2002, pags 20 e 37;

3 Robinson Cavalcanti – Ultimato, Maio-Junho 2003 – Pag, 49

4 Batista Mondin – Os grandes Teólogos do século Vinte: Teologia;

5 Luiza Nagib Eluf - Ultimato, Maio-Junho 2003 – pag 22;

6 D.Estevão Bettencourt, OSB – Boletim Ontem, hoje e sempre – Março-Abril 2003 Pag 5



ho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.Tendo, porém sustento, e com que nos cobrimos, estejamos com isso contentes. Mas, os que querem ser ricos caem em tentação e em laços e, em muita concupiscência louca e nociva, que submergem os homens na perdição e ruína; porque o amos ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e com muitas dores (1 Tm 6, 6-10).

A Situaçãodas Igrejas no Brasil


Devocional para Quinta-feira, 29 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a
tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no
meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham
como estrelas no universo,
-- Filipenses 2:14-15

PENSAMENTO:
É natural pensar que os problemas da nossa época na história são
resultados da depravação difundida nesta época. A Bíblia nos lembra
repetidamente que o povo de Deus sempre nadou contra a correnteza
da cultura. Como filhos de Deus, devemos ser estrelas brilhantes na
escuridão da nossa cultura secular. Ao invés de reclamar
constantemente sobre nossa cultura mundana ou nossa época na
história, vamos iluminar o caminho para outros verem uma outra
maneira de viver.

ORAÇÃO:
Todo Poderoso Deus, obrigado por me chamar para uma tarefa tão
alta e santa. Quero brilhar como uma estrela contra a escuridão da
cultura ao meu redor. Por favor, ajude-me na minha busca de viver
uma vida santa que tem uma influência redentora naqueles ao meu
redor que não conhecem Jesus. No nome de Jesus eu oro. Amém.

28 novembro 2007

Devocional para Quarta-feira, 28 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a
tornarem-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no
meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham
como estrelas no universo,
-- Filipenses 2:14-15

PENSAMENTO:
“Não reclame ou discuta”! Não associamos estas coisas
normalmente com pureza e irrepreensibilidade. Paulo estava
extraordinariamente chegado aos filipenses e os conhecia muito bem.
Ele conhecia suas fraquezas e falhas. Ele também sabia do poder
destrutivo que reclamar e discutir tem na vida de uma comunidade
outrora vibrante de cristãos. Vamos ouvir sua advertência hoje,
quando vemos igreja após igreja sendo dominada pelo espírito
negativo e cínico que penetra a cultura moderna.

ORAÇÃO:
Perdoe-me e purifique-me, Ó Deus, do meu espírito argumentativo.
Por favor, capacite-me com seu Espírito para usar minha fala
somente para abençoar e edificar, nunca para destruir ou
desencorajar. Em nome de Jesus. Amém.

27 novembro 2007

É proibido Pensar - João Alexandre



Letra da Música:

PROCURO ALGUEM PRA RESOLVER MEU PROBLEMA,
POIS NÃO CONSIGO ME ENCAIXAR NESSE ESQUEMA,
SÃO SEMPRE VARIAÇOES DO MESMO TEMA,
MERAS REPETIÇÕES..

A EXTRAVAGANCIA VEM DE TODOS OS LADOS,
E FAZ CHOVER PROFETAS APAIXONADOS,
MORRENDO EM PÉ,ROMPENDO EM FÉ DOS CANSADOS...
QUE OUVEM SUAS CANÇÕES...

ESTAR DE BEM COM A VIDA
É MUITO MAIS QUE RENASCER...
DEUS JA ME DEU SUA PALAVRA
E É POR ELA QUE EU AINDA GUIO MEU VIVER!

RECONSTRUINDO O QUE JESUS DERRUBOU..
RECOSTURANDO O VÉU QUE A CRUZ JA RASGOU..
RESSUSCITANDO A LEI, PISANDO NA GRAÇA,
NEGOCIANDO COM DEUS!
NO SHOW DA FÉ MILAGRE É TÃO NATURAL,
QUE ATÉ PREGAR COM A MESMA VOZ É NORMAL..

NESSE EVANGELIQUES UNIVERSAL
SE APOSSANDO DOS CÉUS...
ESTÃO DISTANTES DO TRONO,
CAÇADORES DE DEUS AO SOM DE UM SHOFAR.

E MAIS UM ÍDOLO IMPORTADO
DITA AS REGRAS PARA NOS ESCRAVIZAR:
É PROIBIDO PENSAR !!!

Devocional para Terça-feira, 27 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos
ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo
procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
-- Romanos 15:4

PENSAMENTO:
Se a Bíblia é uma história de amor, então seu tema é esperança.
Não importa quão terríveis as circunstâncias, não importa quão
grande o inimigo, não importa quão profundo o pecado, não importa
quão perdidos as pessoas, não importa quão vazia a dispensa, não
importa quão largo o rio, não importa... Deus repetidamente dá
razão para seu povo esperar num amanhã melhor. Deus trouxe a
segurança daquele amanhã em Jesus!

ORAÇÃO:
Eterno Deus, por favor, dá-me paciência e perseverança na minha
busca das Escrituras para saber e entender sua verdade. Estou
admirado com as coisas incríveis que o Senhor fez para redimir e
abençoar seu povo no Velho Testamento. Estou maravilhado com o que
o Senhor conseguiu fazer com o grupo de discípulos de Jesus. Por
favor, Ó Deus, inspire minha esperança para que possa esperar algo
grande da sua mão e depois viver para ver o Senhor realiza-lo nos
meus dias de vida. Que isto, assim como todas as outras coisas na
minha vida, sejam à sua honra e glória. No poderoso nome de Jesus
eu oro. Amém.

26 novembro 2007

Devocional para Segunda-feira, 26 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os
de espírito abatido.
-- Salmos 34:18

PENSAMENTO:
Ao mesmo tempo em que muitos de nós somos ricamente abençoados
espiritual e fisicamente, muitos do povo de Deus encaram
dificuldades. Talvez você seja um daqueles que se encontra em
circunstâncias difíceis. Por favor, lembre que Deus não te
abandonou. Jesus é o grande lembrete que Deus se importa e se
envolve com os quebrantados, esquecidos e oprimidos; Saibam também
que dezenas de milhares estão orando por você hoje na oração que
segue.

ORAÇÃO:
Ó DEUS, por favor, esteja com aqueles cujas vidas são difíceis e
cheias de dor e tristeza. Por favor, ministre em maneiras pessoais
e poderosas a cada cristão que tem o espírito esmagado. Querido
Pai, por favor, reacenda a esperança de cada cristão desanimado.
Encapacite-os para segurar à sua fé. Derrame seu Espírito com
poder, fortalecendo cada coração cansado e pesado. Ajude cada um
dos seus filhos a manter sua fé, achando uma esperança renovada na
sua presença. No nome de Jesus eu oro. Amém.

Devocional para Domingo, 25 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser
generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua
generosidade resulte em ação de graças a Deus.
2 Coríntios 9:11

PENSAMENTO:
Ao examinar nossas bênçãos e dar graças a Deus por sua
maravilhosa graça, vamos perguntar por que Deus tem nos abençoado
tanto. Vamos também lembrar do princípio espiritual que Deus fez
claro na passagem de hoje e também no seu chamado a Abraão em
Gênesis 12:2: O povo de Deus é abençoado para abençoar. Vamos
assegurar que não somos apenas recipientes das bênçãos de Deus.
Vamos nos comprometer para ser canais de bênçãos para outros.

ORAÇÃO:
Obrigado, generoso Pai, por me dar tantos presentes. Abra meus
olhos para ver como posso passar essas bênçãos para frente àqueles
ao meu redor que precisam deles. Ao compartilhar as bênçãos que o
Senhor tem me dado tão ricamente, que outros possam achar a maior
bênção de todas – sua graça amorosa – e dar graças ao Senhor. Em
nome de Jesus. Amém.

24 novembro 2007

Devocional para Sábado, 24 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Somente temam o SENHOR e sirvam-no fielmente de todo o coração;
e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês.
-- 1 Samuel 12:24

PENSAMENTO:
Deus é maravilhoso e poderoso. Ele pode fazer qualquer coisa que
escolhe fazer. De tudo que poderia fazer, não é de admirar que ele
escolha fazer uma coisa muito bem: Deus nos abençoa! Deus nos
abençoa com bênção matérias, com bênçãos espirituais, com coisas
grandes, com coisas pequenas, ele nos abençoa com esperança, ele no
abençoa agora, no futuro, ele nos abençoa...

ORAÇÃO:
Generoso e gracioso Deus, obrigado por me abençoar de tantas
maneiras. Por favor, use minha vida para abençoar outros e para ser
uma glória para o Senhor. No nome de Jesus eu oro. Amém.

23 novembro 2007

Ata da Reunião de Seleção Pastoral

Ata de Reunião realizada, para avaliação de currículos e entrevistas com candidatos à pastores de nossa congregação. Esta comissão, teve o máximo cuidado de analisar todos os currículos que chegaram à mesa e somados com as entrevistas apresentamos os resultados para a congregação. De todos os analisados apenas um apenas um foi encontrado com toaas qualidades e requsitos necessários.

A lista está completa e apresentamos cada candidato com seus nomes, comentários e conclusões sobre cada um. Se a congregação desejar, poderá contáctá-los ou não para futuras posições abertas.

Os cadnidatos estão identificados apenas pelo primeiro nome e são:

NOÉ: Tem 120 anos de experiência em pregação, mas não consta registro de nenhum convertido resultado de sua pregação.

MOISÉS: Este tem problema em articular palavras corretamente, (gagueja) e sua última congregação nos informou que ele tem facilidade em perder a paciência por pequenas coisas.

ABRAÃO: Teve problemas e fugiu para o Egito durante tempos difíceis. Soubemos que se meteu com mais problemas com as autoridades enquanto tentava se safar de forma mentirosa.

DAVI: Tem um caráter moral inaceitável. Poderia até ter sido considerado para a posição de Ministro de Música, pois tem algumas composições muito boas, se não tivesse cedido á tentação.

SALOMÃO: Tem uma reputação de sábio, mas falha em colocar em prática o que prega.

ELIAS: Provou ser inconsistente, e é conhecido por afrouxar quando submetido a pressões.

OSÉIAS: Sua vida familiar está em pedaços. Divorciado, casou-se com uma prostituta.

JEREMIAS: Muito emocional e alarmista, fala de mais e choram muito; testemunhas afirma que é uma dor de cabeça.

AMÓS: Vem de um passado no interior. Melhor seria se continuasse por lá.

JOÃO: Autodenomina-se Batista, mas não tem tato e se veste como um hippie, com suas roupas muito esquisitas. Não se sentiria bem num jantar da Igreja, pois se acostumou a comer coisas estranhas.

PEDRO: Tem um temperamento forte, muito precipitado em algumas ocasiões, afoito até, e dizem até mesmo que ouviram-no negar a Cristo publicamente.

PAULO: Pensamos que ele também não é tato. Por demais duro, sua aparência é feia, e suas pregações são muito longas. Além disso tem um problema de saúde incurável.

TIMÓTEO: Tem potencial, mas é muito jovem para a posição. Ainda precisa aprender muito.

JESUS: Tem a tendência de ofender os membros da Igreja quando prega, especialmente os teólogos. É muito controvertido. Até mesmo ofendeu esta comissão com suas perguntas desconfortáveis.

JUDAS: Pareceu ser bem prático, cooperador, bom com finanças, pensa nos pobres, e se veste bem. Todos nós concordamos haver encontrado o homem que estávamos procurando para preencher o cargo de pastor.

À todos os que nos ajudaram nesta seleção, nossos agradecimentos veementes.
Estamos ao dispor da congregação para responder às duvidas ainda remanescentes.

Secretário de Atas da Comissão de Seleção Pastoral.

Devocional para Sexta-feira, 23 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Alegrem-se sempre.
-- 1 Tessalonicenses 5:16

PENSAMENTO:
Espere aí! Eu tenho alguns dias um tanto quanto horrorosos! Nem
sempre as coisas acontecem como gostaria! Alguns amigos me
abandonaram nos piores momentos possíveis. Como é que posso ser
alegre SEMPRE? “Simples, meu filho”, o Pai nos lembra. “Primeiro,
alegria é mais do que sempre sentir-se feliz. Invés disso, é uma
profunda percepção de estar na graça e propósito de Deus. Segundo,
não importa onde você está, nem quão desesperado está, sua vida tem
como destino a glória – minha glória”! À luz desta incrível
verdade, todas as outras coisas parecem sonsos, sem sentido e
insignificantes.

ORAÇÃO:
Ó SENHOR, por favor, dá-me uma percepção da sua glória e
vitória. Por favor, habilite minha fé para confiar a verdade da sua
conquista sobre o inferno. Por favor, encha-me com seu Espírito e
produza fruto na minha vida. Por favor, encha minha boca com louvor
por tudo que o Senhor tem feito por mim. Em nome de Jesus eu oro.
Amém.

22 novembro 2007

Devocional para Quinta-feira, 22 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre,
por meio de Jesus Cristo. Amém.
-- Romanos 16:27

PENSAMENTO:
Todos os outros deuses são falsos, anêmicos e minguados. Somente
El Shaddai, o Senhor Deus Todo Poderoso, Yahweh Deus da Aliança,
merece nosso louvor. Nós O louvamos pelo seu presente de Jesus para
expiar nossos pecados, seu presente de misericórdia para
aperfeiçoar nossas falhas, seu presente de paciência para nos
ajudar a consertar nossas inconsistências e, por último, seu
presente de amor para prover nossa salvação.

ORAÇÃO:
Ao Único Verdadeiro e Vivo Deus, que sua glória brilhe para
sempre nas vidas e fidelidade do seu povo. Que seus louvores sempre
estejam nos meus lábios e no meu coração. Que pessoas possas ver
seu amor por eles em Cristo Jesus, agora e para sempre. No nome de
Jesus eu louvo e proclamo sua gloriosa majestade. Amém.

21 novembro 2007

Devocional para Quarta-feira, 21 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos
dias cantaremos felizes.
-- Salmos 90:14

PENSAMENTO:
Qual o segredo de ter um bom dia? Que tal acordar e reconhecer
que começamos cada dia assim que terminamos o anterior – nas garras
do amor infalível de Deus. Isso deve fazer nossos corações mexer
com amor e nossas vozes cantar com alegria. Esta canção deve mexer
o Espírito de Deus dentro de nós e nos levar a uma gratidão
profunda que nos alegra todos os nossos dias. Ao invés de acordar
de mau humor, temendo mais um dia, vamos começar este dia de hoje
lembrando da graça de Deus nas nossas vidas dia a dia e das
promessas de Deus nos nossos corações. Se fizermos isso, eu creio
que não teremos problemas para cantar o resto do dia!

ORAÇÃO:
Glorioso Mestre e Eterno Pai, obrigado por derramar seu amor e
alegria no meu coração através do seu Espírito Santo. Encha meu
coração e satisfaça minha vida com um senso do seu amor duradouro e
infalível. No nome do meu amoroso Salvador, Jesus. Amém.

20 novembro 2007

Devocional para Terça-feira, 20 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que
nele nos tornássemos justiça de Deus.
-- 2 Coríntios 5:21

PENSAMENTO:
Quando foi a última vez que você pensou de si mesmo como “a
justiça de Deus”? O que isso significa afinal? Significa que nós
temos as melhores qualidades, achado no melhor dos seres! Mas
sabemos que não somos como Deus! Sabemos da nossa falibilidade e
falhas! Sabemos das nossas imperfeições e inconsistências! Como é
que podemos ser “a justiça de Deus”? Jesus, o Justo de Deus,
perfeito e sem pecado, tornou-se nossos pecado por nós para que
pudéssemos ser a justiça dele. Mais do que graça, isso é um
milagre! E um milagre, querido amigo de Jesus, é exatamente o que
você é!

ORAÇÃO:
Obrigado, gracioso e amoroso Pai, por me salvar e me tornar
perfeito através do seu presente sacrifical do seu Filho. Por
favor, use-me para comunicar sua graça e salvação com alguém ao meu
redor que não aceitou a sua graça. No nome de Jesus, meu irmão mais
velho e meu Salvador, eu oro. Amém.

19 novembro 2007

A falta que fazem os profetas

Por Ricardo Gondim Rodrigues, pastor da Assembléia de Deus Betesda

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. Nesta data, trazemos à memória o exemplo de fé e compromisso de um servo de Deus que não se calou: o pastor Martin Luther King Jr .


Confesso que não gostava de ler os profetas da Bíblia. Sempre os considerei rígidos demais, exageradamente metafóricos e confusos. Em meus primeiros anos como cristão, não sabia situá-los historicamente. Lê-los, me entediava.

Minha primeira simpatia pelos profetas veio quando fui desafiado ver o coração paterno de Deus nas páginas do Antigo Testamento. Reli a Bíblia toda. Recordo-me do impacto quando percebi, pela primeira vez, que a saga bíblica resume-se em mostrar um pai em busca de seus filhos. Entendi a profundidade da interpretação que os antigos rabinos de Israel davam ao dilúvio. Depois de insistir cento e vinte anos com os seus filhos, Deus viu a dureza de seus corações, chorou por quarenta dias e quarenta noites e suas lágrimas cobriram a terra. Aprendi sobre a paciência e longanimidade divina em tolerar momentos históricos perversos. Consegui, finalmente, estudar os profetas sem considerá-los grosseiros.

Mas, apaixonei-me mesmo pelos escritos dos profetas quando li Abraham J. Heschel, rabino que tornou-se unanimidade por sua abordagem sobre o coração amoroso de Deus em meio a um judaísmo inclemente. Seu livro, The Prophets é um libelo da literatura judaica.

Heschel introduz-nos aos profetas mostrando que eles não foram meros microfones que amplificavam e decodificavam o falar de Deus, mas gente com uma cultura, temperamento e individualidade. A tarefa do profeta não se resumia em transmitir o ponto de vista divino. Ele era o referencial do povo. O profeta em Israel não vaticinava apenas. Ele era também poeta, pregador, patriota, crítico social. Iniciavam suas profecias com juízo mas sempre concluíam com esperança e redenção.

O profeta não repetia jargões, não perpetuava o que já fora dito, mas pensava fora dos paradigmas. Não era convencional. A mágica de suas palavras vinha de sua intuição, de seu inconformismo e da largura de seus anseios. Inúmeras vezes a linguagem do profeta foi hiperbólica. O exagero era uma maneira de mostrar sua angústia, seu desespero de não se acovardar diante do iminente fracasso nacional.

Meu apetite em ler os profetas fez nascer em mim o desejo de vê-los entre nós. Entendo que o ministério profético com autoridade canônica foi até João Batista (Mt 11.13). Sei também que o dom carismático da profecia (I Co 12) resume-se à função tríplice que Paulo nos deu em I Coríntios 14. 3: edificar, exortar e consolar. Creio que o ministério profético que desejo não seja um título ou cargo. Sinto que a igreja evangélica brasileira, tem bons evangelistas, excelentes estrategistas eclesiásticos, já demonstramos alguma maturidade teológica, mas ainda somos carentes de líderes com a verve profética.
O movimento evangélico brasileiro necessita de homens como Martin Luther King Jr um dos mais autênticos profetas do século XX. Sua vida, tantos anos depois de sua morte, continua impressionando pela coerência, bravura e profundo compromisso com os valores do reino de Deus.

Li sua autobiografia e confesso que senti o meu coração desafiado por esse homem que viveu, falou e lutou como um profeta para os americanos mas cuja vida inspira todas as nações.

Ele nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, Geórgia, foi ordenado como pastor batista em 25 de janeiro de 1948. Decidiu que jamais se curvaria às leis segregacionais do sul dos Estados Unidos quando assumiu a igreja que seu pai pastoreava, a Dexter Avenue Church em Montgomery, Alabama.

Nesta cidade aconteceu o grande boicote às companhias de ônibus. Rosa Parks, uma costureira de quarenta e dois anos, recusou-se ceder seu lugar dentro de um ônibus a um homem mais jovem que ela e foi presa. Um movimento se organizou na cidade e King Jr foi eleito por unanimidade o seu presidente. Depois de várias vezes preso, de sofrer atentados como uma bomba que foi jogada no alpendre de sua casa em 27 de janeiro de 1957, ele passou um mês na Índia, aprendendo os princípios de não-violência usados por Ghandi, na resistência ao imperialismo Britânico. Aplicou-os nos Estados Unidos e conseguiu vencer a tirania e o ódio com amor.

Em 28 de agosto de 1963, King Jr, subiu os degraus do Memorial de Lincoln para fazer o seu mais famoso discurso, I Have a Dream. Sua voz ecoava por todo o mundo enquanto a paixão de um profeta se derramou por seu povo. Era o coração de Deus que pedia que os homens não fossem julgados pela cor de sua pele, mas pelos conteúdos do caráter. Sua vida impressionou tanto que em 10 de dezembro de 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Lendo-o, juntei alguns de seus pensamentos, reproduzo-os aqui para que notemos a falta que os profetas fazem.

Homens e mulheres vivendo em comunidade.

"Quando o indivíduo não é mais um verdadeiro participante e não percebe sua responsabilidade para com sua sociedade, os conteúdos da democracia se esvaziam. Quando a cultura se degrada e a vulgaridade é entronizada; quando o sistema social não constrói segurança, mas induz o medo, inexoravelmente o indivíduo é impelido a se isolar completamente desta sociedade sem alma. Este é o processo que produz alienação – talvez a mais insidiosa característica da sociedade contemporânea."

A grandeza dos ideais:

"A medida de um homem não se ele afirma em tempos de conforto e conveniência, mas repousa nos seus posicionamentos em tempos de desafios e controvérsias." .

"A coragem encara o medo e, portanto, dele se assenhora. A covardia reprime o medo, e portanto, dele se torna escrava. Homens corajosos nunca perdem o elã pela vida mesmo que a situação que vivam seja sem brilho; covardemente, homens esmagados pelas incertezas da vida perdem o desejo de viver. Devemos constantemente erguer diques de coragem para deter as inundações do medo."

O próximo:

"A maioria daqueles que vivem na América rica ignora os que vivem na América pobre; ao fazerem isso, os ricos americanos terão que eventualmente enfrentar a pergunta que Eichmann preferiu ignorar: Qual a minha responsabilidade pelo bem estar do meu próximo? Ignorar o mal é tornar-se cúmplice dele. "

Deus e religião


" A ciência investiga; a religião interpreta. A ciência fornece o conhecimento que dá poder; a religião fornece a sabedoria que dá controle. A ciência lida com os fatos, a religião lida primordialmente com os valores. As duas não são rivais. Elas se complementam. A ciência ajuda a religião a não cair no vale paralisante da irracionalidade e do obscurantismo. A religião previne a ciência de despencar no pântano do materialismo obsoleto e do niilismo moral."

Em 4 de abril de 1968 uma bala assassina silenciou esse profeta de Deus. Contudo, sua vida continua inspirando milhões de homens e mulheres. Martin Luther King, Jr, não pode ser esquecido da geração evangélica deste novo milênio.

Que ele nos inspire a desejar mais profetas na igreja. Precisamos de homens e mulheres que não nos deixem acostumados com a ordem natural das coisas. Gente, cuja voz troveje ira contra a iniqüidade e a injustiça, mas nunca falem sem a ternura de Deus. Que o mote de Luther King Jr - I have a dream - ecoe entre as paredes das igrejas, para que nunca deixemos de sonhar em tempos de imediatismos.

Jesus mandou que orássemos pedindo mais obreiros para a sua seara. Minha prece é que ele mande mais profetas.

Soli Deo Gloria.
Fonte: site www.ricardogondim. com.br

Devocional para Segunda-feira, 19 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Alegrem-se, porém, os justos! Exultem diante de Deus!
Regozijem-se com grande alegria!
-- Salmos 68:3

PENSAMENTO:
Vamos juntar nossos corações hoje, dezenas de milhares de nós, e
orar para que Deus nos faça um povo mais alegre e feliz que vive
retamente à Sua glória. Para aqueles que estão em dificuldade,
vamos orar para que nosso poderoso Deus os dê razões para
regozijar. Para aqueles que têm sido abençoados abundantemente,
vamos orar que Ele abra nossos olhos para ver as gloriosas riquezas
que Ele já tem derramado em nossas vidas.

ORAÇÃO:
Maravilhoso Pai, SENHOR Deus Todo Poderoso, obrigado pelas suas
bênçãos generosas. Ó SENHOR, por favor, faça-nos um povo mais
alegre e feliz. Por meus irmãos cristãos que estão tendo
dificuldades, eu peço por sua libertação, vitória e bênção. Por
aqueles que foram ricamente abençoados, peço que tenham mais
gratidão e corações agradecidos. Obrigado por sempre ouvir minhas
orações. Em nome de Jesus. Amém.

18 novembro 2007

Devocional para Domingo, 18 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Alegrem-se no Senhor, justos, e louvem o seu santo nome.
-- Salmos 97:12

PENSAMENTO:
Alegria! Regozijo! Quando pensamos sobre a glória de Deus e a
graça que Ele tem compartilhado conosco para nos tornar justos,
como não regozijaríamos? Deus é glorioso, santo e majestoso. Ele é
eterno e justo. Nós, por outro lado, somos falhas, mortais,
limitados e pecaminosos. Mas na sua rica misericórdia, Ele nos fez
justos pelo sacrifício de Jesus para que pudéssemos compartilhar um
eterno lar com ele. Nossa resposta deve ser louvor!

ORAÇÃO:
Santo e justo Pai, eu louvo seu nome e dou graças pela sua
graça. O Senhor realmente é mais maravilhoso do que a minha mente
pode compreender e mais generoso do que posso entender. Então,
ofereço-lhe meu louvor, esperando que a minha vida reflita minha
profunda gratidão por tudo que o Senhor é e tudo que o Senhor tem
feito por mim. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

17 novembro 2007

Devocional para Sábado, 17 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei
em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para
guardar o que lhe confiei até aquele dia.
-- 2 Timóteo 1:12

PENSAMENTO:
Como Paulo enfrentou circunstâncias muito difíceis perto do fim
da sua vida. Muitos que ele tinha levado ao Senhor o abandonaram.
Mas ele estava confiante que o Senhor não o abandonaria! Ele tinha
comprometido sua vida ao Jesus como Senhor. Esse Senhor asseguraria
que o investimento que Paulo fez não seria em vão. Sua vida, seu
futuro e seu destino eterno estavam confiados ao Senhor. Ele
acreditava com todo seu ser que num dia especial conhecido só por
Deus, Jesus voltará e todo joelho dobrará e a fé de Paulo no Senhor
será validada.

ORAÇÃO:
Todo Poderoso Deus, eu creio, mas, por favor, fortaleça minha fé
e minha confiança para que possa ter perseverança, não importa o
que acontecer, e fortaleça também minha esperança para que possa
permanecer vibrante. Confio ao Senhor tudo que sou e tudo que
espero ser, acreditando totalmente que o Senhor me sustentará ao
atravessar o que tiver no meu futuro, e me levar à sua presença
gloriosa com grande alegria. No glorioso nome de Jesus eu oro.
Amém.

16 novembro 2007

Devocional para Sexta-feira, 16 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao
contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo
será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.
-- Filipenses 1:20

PENSAMENTO:
Você tem alvos pelos quais você vive? Paulo certamente tinha
pelo menos esses dois: “Não quero ser envergonhado, mas corajoso” e
“Quero que Cristo seja exaltado em meu corpo, quer pela vida, quer
pela morte”. Quais são os seus alvos? Você poderia se juntar ao
Paulo nos alvos deles? Como esses alvos são bons para todos nós? O
que se torna difícil viver com esses alvos?

ORAÇÃO:
Deus sacrifical e todo-poderoso, perdoe-me meus pecados,
especialmente o pecado de viver sem boas prioridades. Quero que a
sua graça e a sua bondade sejam vistas na maneira que conduzo a
minha vida. Além disso, por favor dá-me a coragem de dizer o que
precisa ser dito para exaltar o Senhor e trazer-Lhe louvor. Em nome
de Jesus eu oro. Amém.

15 novembro 2007

Devocional para Quinta-feira, 15 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos,
e não agradar a nós mesmos.
-- Romanos 15:1

PENSAMENTO:
Querido amigo de Jesus, tenha paciência com as pessoas ao seu
redor que ainda não são quem Deus quer que sejam – lembre-se que
você também não é tudo que Deus quer que você seja também. No
processo de “suportar” as falhas deles, talvez você descubra que
outros têm mais paciência com as SUAS falhas e são mais agradecidos
pela sua fidelidade. É claro que o alvo da nossa paciência não é
para nosso próprio beneficio. Ao contrário, nós somos pacientes
para abençoar outros, sabendo que muitos dos nossos irmãos e irmãs
em Cristo estão segurando a sua fé, esperança e amor por um triz!
Que nós nunca soltemos a mão deles e nunca os causemos a
tropeçarem!

ORAÇÃO:
Carinhoso Pastor dá-me mais paciência com aqueles que estão
lutando e precisam da sua força e meu encorajamento. Perdoe-me por
não prestar atenção às lutas deles como o Senhor o faz. Ajude-me a
mostrá-los o quão paciente o Senhor é ao aperfeiçoá-los na sua
santidade. Obrigado, ó Senhor, por sua ajuda nesta área do meu
coração na minha busca de ser uma bênção aos meus irmãos e irmãs na
graça. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

14 novembro 2007

Devocional para Quarta-feira, 14 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é
justo, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito
aumenta o amor de todos vocês uns pelos outros.
-- 2 Tessalonicenses 1:3

PENSAMENTO:
Quando foi a última vez que você procurou um novo irmão(ã) em
Cristo para encoraja-lo(a)? Não acha que está na hora de fazer isso
hoje mesmo? Vamos nos comprometer mais para encorajar e afirmar
outros que são irmãos em Cristo assim como dar graças a Deus por
eles.

ORAÇÃO:
Pastor que salva almas perdidas, obrigado pelos novos cristãos
na nossa igreja e na minha vida. Abençoe-os e proteja-os do Maligno
e use-nos, seus filhos, para estarmos presentes para ajudar e
encoraja-los na sua jornada à perfeição em Cristo. No santo nome de
Cristo Jesus, meu Salvador. Amém.

13 novembro 2007

Devocional para Terça-feira, 13 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o
serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de
você, noite e dia, em minhas orações
-- 2 Timóteo 1:3

PENSAMENTO:
Paulo está perto do fim da sua vida, encarando perseguição numa
prisão horrível. Muitos dos jovens que ele tinha mentorado deixaram
à fé ou abandonaram-no. Como é que ele pode agradecer? Paulo fala
da sua confiança no seu próprio futuro vitorioso com Jesus e na
confiança que tem no seu filho na fé, Timóteo. É muito especial
porque ele comunica ao Timóteo o afeto que tem por ele. Paulo não
se contenta por apenas dar graças a Deus em oração! Ele também diz
para Timóteo quão precioso ele é nesta carta. Quando foi a última
vez que você enviou uma carta de agradecimento às pessoas que são
especiais para você, deixando-as saber que te dão para regozijar
perante o trono de Deus?

ORAÇÃO:
Pai de toda graça, que não tem igual, obrigado! Obrigado por
cada bênção espiritual que tenho em Cristo. Obrigado hoje pelas
pessoas especiais que são uma grande bênção para mim na minha
jornada de fé... (fala os nomes dessas pessoas, agradecendo a Deus
por elas). Ajude-me a crescer na minha habilidade de mostrar minha
gratidão e aprovação destas pessoas preciosas, para que possam
saber que são uma bênção para mim. No nome de Jesus eu Te agradeço.
Amém.

12 novembro 2007

Devocional para Segunda-feira, 12 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio
daquele que nos amou.
-- Romanos 8:37

PENSAMENTO:
Somos realmente conquistadores apesar de “tribulação, ou
angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada”?
Sim! Esta é a máxima segurança cristã. Nada pode nos separar do
amor de Deus em Cristo. O Maligno e seus aliados podem matar nossos
corpos, arruinar nossas finanças, destruir nossos corpos com dor e
procurar destruir nossos relacionamentos. Porém, o Maligno não pode
ter nossos corações quando estão entregues a Jesus. Quando nossos
corações pertencem a Jesus, nosso futuro também pertence a Jesus. O
túmulo vazio de Jesus nos assegura que o nosso futuro com ele será
glorioso, vitorioso e sem fim.

ORAÇÃO:
Dá-me olhos para ver, Ó Deus, e um coração para crer que a
vitória de Jesus sobre a morte é minha vitória também! Não quero
ser desviado da minha esperança, fé e amor pelas dificuldades da
vida. Ao invés disso, quero ser uma testemunha viva ao seu poder,
vitória e graça. No nome de Jesus, e para a glória dele, eu vivo e
oro. Amém.

11 novembro 2007

Devocional para Domingo, 11 de Novembro, 2007

Domingo, 11 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em
Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do
seu conhecimento.
-- 2 Coríntios 2:14

PENSAMENTO:
Como está o seu cheiro hoje? É uma pergunta pessoal demais? Não
para Deus! Paulo diz que somos guerreiros voltando da conquista com
o cheiro do incenso de vitória permeando a nossa presença. Àqueles
que nos vêem e nos conhecem, esse aroma os aponta a Deus e à sua
vitória sobre as nossas vontades e à vitória dele para nós sobre a
morte. Somos conquistados por Deus e conquistadores no nome de
Deus. Vamos entregar as nossas vidas à vontade do Pai, mostrando a
graça e vitória nas nossas vidas.

ORAÇÃO:
Obrigado Ó SENHOR, Deus Todo poderoso, por sua incrível vitória
sobre o pecado e a morte. Obrigado também por conquistar meu
coração rebelde e por me abençoar com a sua graça incomparável.
Apesar dos desafios, dificuldades e dores na minha vida, querido
SENHOR, por favor ajude-me a viver minha vida como uma marcha
vitoriosa na minha jornada para ir morar com o Senhor. No poderoso
e santo nome de Jesus eu oro. Amém.

10 novembro 2007

Devocional para Sábado, 10 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra
seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre
seus descendentes.
-- Isaías 44:3

PENSAMENTO:
Por ter crescido no Oeste do estado de Texas na minha infância,
eu sei o que quer dizer “terra sedenta”. A terra preta encolhe,
deixando rachaduras no chão. Toda a grama se torna amarela, depois
marrom, e depois more. Uma brisa causa redemoinhos de poeira sobre
a terra. Quando o temporal finalmente chega, a “terra sedenta”
engole quantidades volumosas de água enquanto a chuva entra nas
rachaduras profundas que a seca causou. A terra incha, a grama
volta a viver, e a vida é reabastecida. Numa terra seca, o Espírito
Santo de Deus derrama sua bênção, traz tempos de refresco e
reabastece nossos corações sedentos.

ORAÇÃO:
Generoso e amoroso Pai, obrigado por tantas bênçãos que o Senhor
tem derramado na minha vida. Além de tudo, querido Pai, obrigado
pela bênção da sua presença, sua força, sua graça e seu refresco
dado par mim através do seu Espírito Santo. Em nome de Jesus eu Te
agradeço. Amém.

09 novembro 2007

Devocional para Sexta-feira, 9 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
A voz de Deus troveja maravilhosamente; ele faz coisas
grandiosas, acima do nosso entendimento.
-- Jó 37:5

PENSAMENTO:
Como é que Deus nos ajuda saber a vontade dele? Deus nos deu as
Escrituras e o Espírito Santo para nos ajudar a entender sua
vontade. Existem outras formas mais sutis, menos definidas, para
entender a vontade de Deus? A maioria de nós tem uma “coleção de
coincidências divinas” (vários eventos que acontecem em proximidade
à oração): um amigo liga/escreve na hora certa; lemos um artigo ou
ouvimos um sermão direcionado exatamente na área de nossa
preocupação ou confusão; vários cânticos no louvor nos convencem na
área sobre a qual estamos buscando a direção do Senhor; ou
simplesmente sentimos na nossa consciência uma direção que nos
ajuda a discernir o certo do errado numa situação difícil. Deus
fala sério quando diz que se pedirmos sabedoria sem duvidar, Ele
dará, e que se estivermos buscando-o verdadeiramente, O acharemos.
Sua voz ainda troveja de formas maravilhosas

ORAÇÃO:
Santo Deus, por favor me ajude a discernir sua vontade sobre
várias questões importantes na minha vida. Não quero tomar minhas
decisões baseado na minha sabedoria humana limitada. Por favor,
guie-me através do seu Espírito na direção que o Senhor quer que eu
vá e use-me para trazer glória e louvor a Ti. Obrigado por se
preocupar sobre a minha vida o suficiente para mostrar-me o Seu
caminho mais claramente. No nome de Jesus eu oro. Amém.

08 novembro 2007

Pelo Amor de Deus! Na igreja, desligue o seu celular!

Devocional para Quinta-feira, 8 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
A memória deixada pelos justos será uma bênção, mas o nome dos
ímpios apodrecerá.
-- Provérbios 10:7

PENSAMENTO:
Cada um de nós está criando um legado. A influência das nossas
vidas deixará uma impressão em todos aqueles que o Senhor tem
trazido às nossas vidas para nós tocarmos. Este provérbio no lembra
que o nosso legado perdurará muito mais do que nós. Se as nossas
vidas são retas, aquele legado será uma bênção contínua quando as
histórias das nossas vidas estão passadas às futuras gerações. Por
outro lado, se as nossas vidas foram dadas ao maligno, deixaremos
para trás o fedor de algo útil que azedou e algo duradouro que
estragou.

ORAÇÃO:
Ó poderoso Deus, que a minha vida seja uma doce bênção aos meus
filhos e aos filhos dos meus filhos – sejam filhos físicos ou
espirituais. Que a minha influência lhe traga glória e também
trazer outros para Te conhecer e sua graça. Perdoe-me quando falho
em ver o comprimento da sombra da minha influência e ajude-me a ver
aqueles que o Senhor tem enviado no meu caminho para eu tocar com a
sua graça. No nome de Jesus eu oro. Amém.

07 novembro 2007

Devocional para Quarta-feira, 7 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação
de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
-- Tito 2:13

PENSAMENTO:
Uma maneira de ver as nossas vidas é vê-las como uma espera.
Cumprida ou curta, vivemos em antecipação, esperando pela nossa
“esperança abençoada”. Esta esperança tem raízes na promessa que
Jesus voltará. Mais do que apenas a sua volta, nossa esperança tem
raízes na sua aparência gloriosa como nosso Salvador. Naquele dia,
nossa confiança em Jesus como Senhor será validado e nossos maiores
sonhos realizados.

ORAÇÃO:
Glorioso e fiel Deus, obrigado por enviar Jesus a primeira vez
para me salvar dos meus pecados. Por favor, fortaleça-me enquanto
espero a volta gloriosa dele, para que eu possa viver
vitoriosamente agora como também viverei com o Senhor no futuro. No
nome de Jesus eu oro. Amém.

06 novembro 2007

Devocional para Terça-feira, 6 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de
aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o
amam.
-- Tiago 1:12

PENSAMENTO:
Não sei sobre você, mas para mim é difícil apreciar a nossa
necessidade de atravessar por tribulações. De fato, as tribulações
na vida são difíceis de tolerar! Especialmente quando estamos no
meio delas. Mas como discípulos de Jesus, temos algumas razões
chaves espirituais para perseverar durante tribulações. Uma das
melhores razões para continuar espiritualmente quando a vida é
difícil é a promessa de Deus de nos dar a coroa da vida que não
pode ser tirado de nós.

ORAÇÃO:
Gracioso Deus, obrigado pela promessa da coroa vitoriosa da
vida. Capacite-me para perseverar através do poder do seu Espírito
Santo. No nome de Jesus eu oro. Amém.

05 novembro 2007

Devocional para Segunda-feira, 5 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Paulo e Barnabé permaneceram em Antioquia, onde, com muitos
outros, ensinavam e pregavam a palavra do Senhor.
-- Atos 15:35

PENSAMENTO:
Antioquia era uma grande igreja no primeiro século. Esta igreja
era abençoada tanto com discípulos de Jesus judeus, como gentios,
que eram muito talentosos. Estes discípulos foram os primeiros
seguidores de Jesus a serem chamados cristãos. Muitos desses novos
cristãos ensinaram e evangelizaram outros na sua comunidade. Esses
“muitos outros” (veja o versículo citado) nos lembram que o poder
da Igreja primitiva não estava limitado aos seus líderes bem
conhecidos, mas também envolveu a dedicação geral dos seus membros
para ministrar e usar os dons que Deus deu a eles para servir
outros.

ORAÇÃO:
Todo Poderoso Deus, por favor, levante um exército de pessoas
dedicadas que servirão, orarão, evangelizarão e ensinarão para que
outros possam conhecer a graça que o Senhor nos deu através do seu
Filho Jesus. Renove o poder de cristãos comuns no nosso dia, assim
como era na Igreja primitiva! Peço isso no poderoso nome de Jesus,
meu Salvador e Senhor. Amém.

Devocional para Domingo, 4 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Mas, lembrem-se do SENHOR, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a
capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos
seus antepassados, conforme hoje se vê.
-- Deuteronômio 8:18

PENSAMENTO:
Ao entrar neste mês freqüentemente associado com a gratidão (mês
de “Thanksgiving” – Dia de Ação de Graças nos EUA), este lembrete
de Moisés é muito importante! Esquecemos facilmente de dar graças
quando tudo está correndo bem. É fácil reclamar e pedir para Deus
nos ajudar quando estamos com problemas, mas às vezes sentimos que
“merecemos” as coisas boas que acontecem para nós. Deus nos
relembra que o que temos é simplesmente uma confirmação da sua
graça e da sua fidelidade ao que disse. Precisamos nos lembrar, e
lembrar uns aos outros, que as bênçãos que temos vêm da mão do Pai
e não porque as merecemos mais do que outros.

ORAÇÃO:
Generoso Pai, perdoe-me por meu esquecimento. No fundo eu sei
que não mereço todas as coisas boas que o Senhor tem derramado na
minha vida, mas às vezes me pego pensando que tenho as merecido.
Use o seu Espírito para moldar em mim um coração igual ao de Jesus,
que realmente mereceu tudo de bom e mesmo assim deixou tudo para
vir à Terra e me dar o maior presente imaginável – o presente de
salvação! Obrigado por este presente de graça e os inúmeros outros
presentes não merecidos que o Senhor tem me dado. No nome de Jesus
eu Lhe agradeço. Amém.

03 novembro 2007

Devocional para Sábado, 3 de Novembro de 2007

Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
Lucas 11:10

Pensamento: Deus responde as nossas orações! Pesquisas recentes sobre a recuperação de pacientes pós-cirúrgicos validam esta afirmação. Os pacientes que têm pessoas orando por eles se recuperam mais rápido. Nossa experiência sugere que é verdade também. A Bíblia afirma o fato. Mas Lucas enfatiza uma resposta específica à oração que pessoas que buscam a Deus recebem. Deus anseia nos dar um presente verdadeiramente grande e maravilhoso: sua presença em nós através do Espírito Santo (v. 13). Por causa da habitação do Espírito, Deus pode fazer coisas inimagináveis para nós e através de nós.

Oração: Amoroso Pai, o sacrifício do seu Filho pelos meus pecados é realmente um presente incrível. A bênção da salvação através de Jesus é mais maravilhosa do que as palavras conseguem expressar. O presente gracioso da sua presença em mim através do seu Espírito Santo é confortante e capacitadora. Obrigado pela sua promessa que, ao buscar ao Senhor, o Senhor está ansioso para me abençoar. Em nome de Jesus eu Lhe agradeço e Lhe louvo. Amém.

02 novembro 2007

Heinn?

Devocional para Sexta-feira, 2 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para
perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
-- 1 João 1:9

PENSAMENTO:
Deus é fiel! A Bíblia declara isso. Nós temos experimentado
isso. De fato, lembramos desta promessa de Deus com muito carinho,
especialmente quando as coisas não acabam como gostaríamos. Quando
Satanás nos faz tropeçar com tentação, ou quando estamos fracos ou
rebeldes, não é confortante saber que podemos ser perdoados e
purificados de novo? Deus quer que reconheçamos nosso pecado.
(“Confessar” literalmente significa “dizer o mesmo” ou chamar o
pecado como Deus o chama.) Incrivelmente, Deus faz mais do que nos
perdoar. Ele também nos purifica. Somos renovados, feitos puros e
santos mais uma vez! Isso é mais do que ser fiel e justo; isso é
ser gracioso.

ORAÇÃO:
Não tenho as palavras, Pai, para expressar minha gratidão pelo
seu perdão e purificação. Sinto profundamente pelas minhas
fraquezas, meus tropeços e minha rebelião. Sinto muito por Lhe
desapontar. Obrigado por me aceitar de volta à sua presença e por
lembrar-me que sou seu filho amado. Por favor, capacite-me para
crescer, deixando minhas fraquezas para trás, e a amadurecer em
direção à santidade do seu Filho Jesus, em cujo nome eu oro. Amém.

01 novembro 2007

Devocional para Quinta-feira, 1 de Novembro, 2007

VERSÍCULO:
“Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da
escravidão. Não terás outros deuses além de mim”.
-- Êxodo 20:2-3

PENSAMENTO:
A ordem de obediência é sempre a mesma: Deus se revela, Deus nos
abençoa, e depois Deus pede que respondamos. Em outras palavras,
Deus nos abençoa primeiro, e depois pede que nós o obedeçamos. Deus
é todo-poderoso e supremo. Ele poderia exigir nossa obediência por
causa de quem é, mas não o faz. Ele escolheu se revelar através da
Escritura, através da natureza e através dos seus atos de salvação.
Quer que nós o conheçamos e respondamos a ele. Pode ser difícil
obedecê-lo. A chamada para obedecer pode ser difícil para nós
entendermos. No entanto, sabemos que vem de um Pai que pagou um
preço enorme para nos redimir e que já provou que é fiel.

ORAÇÃO:
Santo e Todo-Poderoso Deus, o Senhor é digno de toda a glória e
honra. Sei que suas exigências para eu ser santo, obedecer a sua
Palavra e buscar a Sua vontade são todas baseadas no seu desejo de
me amar e abençoar. Quero servir-Lhe com um coração dedicado. Quero
que minha obediência seja oferecida com a mesma alegria e graça com
as quais suas bênçãos têm sido compartilhadas comigo. Em nome de
Jesus eu oro. Amém.
Google