12 setembro 2008

Hein?

Moscas de fruta também têm vida social, diz estudo.

Pesquisa revela que reações de indivíduos variam de acordo com o ambiente.
Dois estudos publicados na edição mais recente da revista científica "Current Biology" sugerem que não apenas seres humanos são influenciados pela vida social, mas as moscas de frutas (Drosophila melanogaster) também.
Pesquisadores identificaram que a composição do grupo de moscas afeta os insetos individualmente de várias maneiras, provocando variações nas atividades genéticas e no comportamento sexual.
"Nós observamos que a comunicação pode ser influenciada por relacionamentos mesmo entre insetos como as moscas de frutas, que tradicionalmente não eram consideradas insetos sociais", afirmou Joel Levine, da Universidade de Toronto Mississauga.
"Vimos reações individuais que parecem ter mudado rapidamente, um dia depois do inseto se unir ao grupo. Este nível de espontaneidade é complexo, porque ocorre em vários níveis: envolvendo mudanças na expressão e fisiologia genética e mudanças de comportamento."
A relação entre indivíduos e o seu meio se revelou mais profunda do que em experimentos que se concentraram exclusivamente em um ou no outro.


Comportamento sexual

Em uma das experiências, os pesquisadores comprovaram que as células das moscas que produzem sinais químicos conhecidos como feromônios operam de acordo com um relógio interno.
Porém, o tique-taque do relógio varia, dependendo do ambiente social em que as moscas se encontram: machos em companhia de moscas menos semelhantes geneticamente produzem sinais químicos diferentes dos machos dentro de um grupo uniforme.
Os sinais têm um efeito claro no comportamento: machos em grupos mais mistos têm mais relações sexuais do que aqueles em grupos mais uniformes.
Em outro experimento, os pesquisadores examinaram a composição química dos feromônios produzidos por moscas em grupos mistos e por outras em grupos homogêneos.
Os resultados mostraram efeitos importantes no ambiente físico e social das moscas, além de ter sido detectada uma forte interação entre o comportamento individual das moscas e seu ambiente social.

Fonte: BBCBrasil/G1

Minha Pergunta: Sim e daí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.