31 maio 2013

Devocional para Sexta-feira, 31 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
    -- Isaías 40:30-31

PENSAMENTO:
   O que é a sua força?  Sua juventude? …seu condicionamento? …sua sabedoria? …seus amigos? ...sua experiência?  Nenhum de nós pode contar com a nossa habilidade humana.  Saúde, sabedoria e riqueza são todas vulneráveis à fragilidade da vida e circunstâncias. Somente o Senhor pode assegurar que sobrevivamos o impensável, prosperemos no mundano e voemos nos bons tempos.  Invoquemos, esperemos e dependamos do Senhor!

ORAÇÃO:
   Ó Senhor, obrigado por me sustentar nos tempos difíceis da minha vida. Obrigado por me ajudar a voar, fazendo coisas para o Senhor que nunca sonhei em poder realizar. Pai, obrigado por me abençoar durante o cotidiano da minha vida. Dependo do Senhor para ser a minha ajuda e força.  Por cada boa coisa na minha vida, eu lhe louvo e lhe agradeço.  No nome de Jesus eu oro.  Amém. 

http://www.iluminalma.com/

"Ele, faz maravilhas, milagres que nem se pode explicar."

“Vou lhe dar um conselho: procure a Deus e confesse a Ele os seus pecados, pois Ele, faz maravilhas, milagres que nem se pode explicar.
Ele manda a chuva cair sobre a terra e regar os campos, para dar alimento e alegria aos pobres e necessitados.
Ele acaba com os planos de homens perversos e não deixa que eles façam as maldades que planejam. Os perversos acabam sendo destruídos pela sua própria maldade; seus planos violentos são cortados por Deus. Em pleno dia eles andarão aos tropeções, com os cegos; a luz do dia será tão escura quanto à meia-noite!
Deus salva os órfãos e necessitados dos maus e poderosos. Sim, há esperança para o pobre porque os perversos serão destruídos pela sua própria maldade.
Feliz é o homem a quem Deus corrige! Por isso, não fique reclamando porque o Grande Deus lhe deu esse castigo. Ele mesmo vai curar a ferida que fez em você.
Ele estará sempre ao seu lado, para o livrar de todos os problemas que surgirem.
Se houver fome na terra, Ele lhe dará comida. Ele lhe dará proteção contra os perigos da guerra.
Ele cuidará para que você não seja destruído por palavras mentirosas. Assim, mesmo em meio a grandes sofrimentos, você viverá tranquilo.
Sim, você rirá da guerra e da fome e não terá medo dos animais. ferozes.
Deus fará com que as pedras do campo, sejam úteis para você e os animais do campo serão seus amigos.
Você pode ter certeza de que a paz guardará sua casa e você não terá prejuízo em nenhum de seus negócios.
Sua família se tornará muito grande e poderosa na terra, com tanta gente que será impossível contar.
A morte chegará na hora certa, quando você já tiver vivido uma vida longa e feliz, como o trigo que se colhe quando está maduro.
Eu venho observando a vida por muito tempo e sei que o que lhe disse é a pura verdade. Para seu próprio bem, ouça e aproveite o meu conselho.”

Palavras ditas à Jó por Elifaz, um de seus amigos, quando estava passando por dificuldades tremendas (5.8-27)


COMENTÁRIO:

Os três amigos do Jó cometeram o engano de supor que Jó tinha cometido um grande pecado e que essa era a causa de seu sofrimento.
Nem eles nem Jó sabiam a respeito da conversação de Satanás com Deus (1.6-2.8).
É inerente à natureza humana o culpar às pessoas por seus próprios problemas, mas a história do Jó deixa muito claro que nem sempre a culpa está associada com quem é afligido por problemas.


Elifaz estava correto: é uma bênção ser disciplinado por Deus quando fazemos algo errado.
Mas, seu conselho, entretanto, não se aplicava à Jó.
Como sabemos desde o começo do livro, o sofrimento do Jó não era o resultado de algum pecado.
Em ocasiões damos às pessoas conselhos excelentes só para nos dar conta que não se aplicam a eles e que, portanto, não são úteis.
Todos aqueles que dão conselhos a partir da Palavra de Deus devem tomar cuidado de compreender totalmente a situação de uma pessoa antes de dar seu conselho.

As palavras do Elifaz em 5.17, 18 mostram um ponto de vista de disciplina que quase foi esquecido na atualidade: a dor pode nos ajudar a crescer. Estas são palavras adequadas para recordar quando enfrentarmos a alguma perda ou a tempos difíceis.
Jó não compreendia o porquê de seu sofrimento, mas sua fé em Deus teve a oportunidade de crescer.
Por outro lado, não devemos cometer o mesmo engano do Elifaz. Deus não elimina todas as dificuldades quando o seguimos muito de perto, e o bom comportamento nem sempre é recompensado com a prosperidade. Recompensas por fazer o bem e castigos por fazer o mal estão nas mãos de Deus e são dados a Seu tempo.

O complô de Satanás é nos fazer duvidar da boa vontade de Deus para nós.

Márcio Melânia

30 maio 2013

Devocional para Quinta-feira, 30 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
    -- Gálatas 2:20

PENSAMENTO:
   O significado do cristianismo é morrer para nós mesmos.  Alguns vêem isso como medonho, oneroso e fraco.  “Por que desistir dos seus desejos e anseios por algo que uma outra pessoa exige”? eles ponderam.  “Isso é como a escravidão”! eles alegam.  No entanto, não entendem que, entregar nossas vontades a Cristo, é como um pássaro se entregar às correntes do ar ou um peixe à água.  Quando nos entregarmos ao Senhor, Ele nos dá o poder para ser o que fomos feitos para sermos – capacitados a sermos úteis em termos eternos, capacitados a termos vida que não é limitada aos limites mortais e abençoada pela comunhão com o Criador como nosso Pai.  O que é perdido nessa entrega ao Cristo que vive em nós?  Somente nosso egoísmo e nossa auto destruição causada por rebelião.

ORAÇÃO:
   Santo Pai, agradeço-lhe por sua obra na minha vida através de Jesus. Ao me refazer para ser mais como Seu Filho e meu Salvador, confio que o Senhor me usará de maneira muito mais grandiosa do que poso imaginar. Por favor, tome meu coração e purifique-o totalmente.  Tome a minha vida e use-a poderosamente.  Por favor, expanda meus pensamentos e ajude-me a sonhar majestosamente.  Que tudo isso seja dirigido pelo poder do Seu Filho na minha vida, e que tudo que eu faça, sonhe e deseje seja para Sua glória.  No nome de Jesus eu oro. Amém. 

http://www.iluminalma.com/

29 maio 2013

"Ele transforma os inimigos desse homem em grandes amigos”


“Quando a vida de um homem agrada ao Senhor, Ele transforma os inimigos desse homem em grandes amigos”.
Um dos muitos provérbios escrito pelo Rei Salomão (16.7)

COMENTÁRIO:

Nossa tendência é agradar a outras pessoas fazendo de tudo para sermos aprovadas por elas.
No entanto, Deus nos diz que é melhor depositar nossa energia em agradar a Ele.
Nosso esforço em agradá-lo, nos fará muito mais agradáveis aos que nos rodeiam inclusive aos inimigos.
Mesmo que isto não ocorra, não perderíamos nada, pois estamos agradando a Deus, o único que realmente importa.

Márcio Melânia

Devocional para Quarta-feira, 29 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
    -- Gálatas 5:25

PENSAMENTO:
   Uma coisa é falar sobre estar cheio do Espírito; outra completamente diferente é viver sob o controle e a direção do Espírito na nossa vida.  Paulo está nos lembrando que devemos fazer mais do que apenas falar; devemos caminhar no Senhor.  O Espírito Santo deve guiar nossas decisões, determinar nossa moralidade e controlar nossa conversa.  Seu fruto – amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, gentileza, fidelidade e domínio próprio – deve ser evidente na nossa vida. Paulo diz aos cristãos cheios do Espírito, “Viva como os que estão cheios do Espírito”!

ORAÇÃO:
   Santo Deus, obrigado pelo presente do seu Espírito, que está vivo em mim.  Que Seu Espírito guie meus pensamentos e me molde para ser como Jesus em palavras e ações.   No nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com/

28 maio 2013

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus"



"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

Jesus em seu Sermão da Montanha, segundo o Evangelista Mateus (7.21-23)

COMENTÁRIO:

O Senhor Jesus Cristo desmascarou àquelas pessoas que aparentavam ser religiosas ou cuidavam da religião, mas que não tinham uma relação pessoal com Ele.
Falando sobre o dia do Julgamento, Ele nos diz que a nossa relação com Ele, nossa aceitação de que Ele é o nosso Senhor e Salvador e nossa obediência, será tomada em conta.
Muitas pessoas pensam que se forem "boas", ou fizerem coisas "boas" e aparentem religiosidade serão premiadas com a vida eterna. É somente a fé em Cristo que teremos como padrão a ser levado em conta no julgamento daquele dia.
O julgamento é o dia final de ajuste de contas, quando Deus castigará o pecado e premiará a fé exclusiva em Jesus Cristo.
Quer você acredite nisso ou não...

Márcio Melânia

Devocional para Terça-feira, 28 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados.
    -- Provérbios 31:8

PENSAMENTO:
   Cristãos em todas as eras são chamados para defender os direitos dos fracos, falar para os desprivilegiados e proteger a vida dos vulneráveis.  Este grande  chamado é o importante lembrete de que as bênçãos, direitos, riqueza e poder que temos não são somente nossos; são presentes de Deus para serem usados para abençoar aqueles que não têm poder para falar, se defender ou se proteger.

ORAÇÃO:
   Pai, incite no seu povo, incite em mim, uma paixão para defender as pessoas vulneráveis ao abuso, abandono e ataque.  Por favor, use-nos, Pai, e em particular, use-me, para ser uma força redentiva no tempo e no círculo de influência em que vivo.  No nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com/

27 maio 2013

Devocional para Segunda-feira, 27 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 
    -- Isaías 40:28-29

PENSAMENTO:
   Deus é eterno.  Ele tem poder ilimitado.  Sua fonte de força é infinita.  Ele abençoa e compartilha Sua graça sem se cansar.  Além do mais, ele anseia compartilhar Seu poder e graça conosco diariamente.

ORAÇÃO:
   Todo Poderoso e eterno Deus, amoroso e generoso na sua misericórdia, obrigado por me dar força no meu cansaço, direção na minha confusão e esperança no meu desespero.  Por favor, abençoe-me com coragem de seguir a Sua vontade e confiança na Sua presença através do Espírito Santo.  No nome de Jesus eu oro.  Amém. 

http://www.iluminalma.com/

26 maio 2013

Devocional para Domingo, 26 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
    -- Jeremias 33:3

PENSAMENTO:
   Estas palavras foram ditas primeiro a Jeremias sobre o futuro de Jerusalém. No entanto, esta promessa é verdadeira para nós também de maneiras especiais.  Deus quer que nós O invoquemos.  Deus espera, muitas vezes, para nós pedirmos antes dele nos abençoar com aquilo que Ele anseia nos dar. Mas, falta em nós a habilidade de compreender e receber toda a grande verdade sobre Deus. Ele é simplesmente grande demais e glorioso demais para nós compreendermos totalmente a Sua graça.

ORAÇÃO:
   Pai e Todo Poderoso Deus, o Senhor é magnífico e maior que minha habilidade de compreender.  Querido Pai, por favor, surpreenda o mundo, vindo num dia quando as pessoas menos esperam. Eu anseio conhecê-Lo melhor, querido Pai. No nome de Jesus. Amém.

http://www.iluminalma.com/

25 maio 2013

Devocional para Sábado, 25 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
    -- Jeremias 29:13

PENSAMENTO:
   Deus quer que nós O busquemos.  De fato, Ele nos fez para buscá-Lo!  Infelizmente, porém, muitas vezes nós buscamos a Deus junto com as outras coisas que nos atraem momentaneamente.  Nunca devemos deixar que qualquer coisa nos detraia de ter Deus como comandante do nosso coração.  Somente Deus é digno da nossa inteira devoção.

ORAÇÃO:
   Santo Deus e Pai, por favor, abençoe-me com um coração dedicado, um coração que busca o Senhor como a primeira prioridade da minha vida.  Perdoe-me, querido Senhor, por deixar que outras coisas distraiam meu foco no Senhor e interfiram com meu serviço no seu Reino.  Encha-me com uma paixão santa para as coisas do Reino, acima de todos os outros interesses e preocupações.  No nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com/

24 maio 2013

"A língua também é um fogo"


"A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.
Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim.
Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce."
Tiago, Apóstolo do Senhor Jesus em sua carta escrita para a Igreja (3)


COMENTÁRIO:

Tiago compara o dano que pode causar a língua com o que pode fazer o fogo.
A perversidade da língua tem sua origem no inferno mesmo.
A língua pode causar um terrível dano.
Satanás usa a língua para dividir às pessoas e instigar enfrentamentos.
As palavras ociosas e aborrecíveis são perigosas porque pulverizam rapidamente destruição e ninguém pode deter os resultados uma vez que se pronunciaram.
Devemos tomar cuidado com o que dizemos, pensando que mais tarde nos poderemos desculpar, já que o dano permanece.
Algumas palavras expressas com irritação podem destruir uma relação que necessitou anos para estabelecer-se.
Portanto, antes de falar, recorde que os palavras são como o fogo, que não lhes pode controlar nem se pode anular o prejuízo que podem causar.

Se nenhum ser humano pode controlar a língua, para que tentá-lo?
Embora não obtenhamos um controle perfeito dela, de todas maneiras podemos descobrir como reduzir o perigo que podem provocar nossas palavras.
É melhor combater um fogo que ir pelos arredores prendendo outros!
Recorde que não estamos nos enfrentando ao fogo da língua em nossas próprias forças.
O Espírito Santo nos dará maior poder para controlar e fiscalizar o que dizemos, para que quando formos ofendidos, recordemos o amor de Deus e não reajamos de um modo vingativo.
Quando somos criticados, o Espírito sanará nossas feridas para que não respondamos violentamente com nossas palavras.

Freqüentemente o que falamos nos tira do sério por ser contraditório.
Às vezes é correto e agrada a Deus mas em outras ocasiões é violento e destrutivo.
Qual destes reflete nossa verdadeira identidade?

A língua nos dá uma ideia de nossa natureza humana fundamental.
Fomos feitos à imagem de Deus, mas também fomos alcançados no pecado.
Deus está interessado em nos mudar de dentro para fora.
Quando o Espírito Santo limpa um coração, também dá domínio próprio de modo que a pessoa possa dizer as palavras que agradam a Deus.

Deixemos então nos levar pelo domínio e controle do Espírito Santo!

MÁRCIO MELÂNIA

Devocional para Sexta-feira, 24 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
    -- Atos 16:25

PENSAMENTO:
   Presos sem motivos verdadeiros, Paulo e Silas foram surrados “com muitos açoites”, colocados numa prisão e acorrentados.  Mesmo nessas condições terríveis, eles louvaram a Deus com hinos e oraram ao seu Pai no Céu.  Sob esse tipo de pressão, sua fé chamou a atenção dos outros prisioneiros que os escutavam.  Devemos nos lembrar que através dos anos de testemunho cristão, algumas épocas mais eficazes para o evangelismo aconteceram porque os cristãos permaneceram fiéis e  com alegria no coração, apesar da perseguição e assédio.  Nada deve limitar nossa oração e louvor.  Deus os usará para alcançar os corações daqueles nos lugares mais difíceis!

ORAÇÃO:
   Santo Pai, nos tempos de reação adversa contra mim por causa da minha fé, eu peço que o Senhor faça de mim uma testemunha amorosa, respeitada e forte para Jesus.  Peço isso, não para eu poder me gabar, mas para que outros possam conhecer a Sua graça, e vir a Jesus para serem salvos. No nome do meu Salvador, Jesus, eu oro. Amém. || Muito obrigado pelo seu apoio nas visitas e no curtir e
compartilhar. 

http://www.iluminalma.com/

23 maio 2013

Devocional para Quinta-feira, 23 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!
    -- Judas 24-25

PENSAMENTO:
   Há duas coisas que eu confio implicitamente:  1) O poder e força de Deus e 2) A minha alegria por ter a oportunidade de estar na Sua presença.  Meus melhores esforços sempre falharão, mas a graça de Deus é maior e mais gloriosa do que meus esforços!  A pureza que eu tenho perante ele é baseada na sua graça e misericórdia.  Como não o louvaria com um coração grato, ansiando vê-lo face a face em glória?

ORAÇÃO:
   Pai, o Senhor é gracioso, o Senhor é glorioso, e somente o Senhor é Deus!  Louvo ao Senhor pelo que tem operado na minha vida através do seu Espírito transformador.  Por favor, fortaleça-me e guarde-me.  Estou confiante sobre a minha salvação por causa da sua grandeza e graça.  Realize os seus propósitos em mim e leve-me ao seu trono de glória com grande alegria. No nome de Jesus. Amém.

http://www.iluminalma.com/

"Mas Deus lhe disse: Louco! Você esta noite morrerá. E então, quem ficará com tudo isso?"

"Mas Deus lhe disse: Louco! Você esta noite morrerá. E então, quem ficará com tudo isso?"

Jesus contando uma parábola no Evangelho escrito pelo Doutor Lucas (12.20)

COMENTÁRIO:
O homem da história que Jesus contou, morreu antes de que pudesse começar a usar o que tinha armazenado em seus celeiros. Planejar para nossa aposentadoria, nos preparando para viver antes de morrer, é sábio, mas passar por cima da vida sem se preocupar com o que vem depois da morte é desastroso.
Se acumular tesouros só para seu enriquecimento, sem preocupar-se em ajudar a outros, irá à eternidade com as mãos vazias. Por que economizamos dinheiro?
Para a aposentadoria?
Para adquirir automóveis, imóveis ou brinquedos mais caros?
Por segurança?

Jesus nos desafia a pensar além das metas terrestres e usar o que temos para o Reino de Deus.
E a morte, é cada vez mais realidade que a própria vida.
Mesmo que as pessoas não compreendam assim, isto é real. (alguns acham que irão viver eternamente).
Fé, serviço e obediência são o caminho para começar a ser ricos em Deus.

Márcio Melânia

22 maio 2013

Devocional para Quarta-feira, 22 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
    -- Efésios 2:10

PENSAMENTO:
   Não somos salvos pela graça apenas da morte; somos salvos pela graça para a glória de Deus.  Ele nos refez.  Somos obras dele, e ele anseia expor sua bondade e graça através das nossas ações e palavras.

ORAÇÃO:
   Ó Senhor, Criador e Sustentador de todas as coisas, por favor, opere sua obra criativa em mim, fazendo-me uma ferramenta útil para seu serviço.  Por favor, use a minha influência, e as habilidades que o Senhor me deu, para abençoar a minha família, meus amigos, e aqueles ao meu redor, que precisam conhecer a sua graça. No nome de Jesus eu oro. Amém. 

http://www.iluminalma.com/

21 maio 2013

"Eu quero lembrar aquilo que pode me dar um pouco de esperança na vida"



"Eu quero lembrar aquilo que pode me dar um pouco de esperança na vida.
O grande amor de Deus nunca termina. A única razão por que não fomos completamente destruídos é a misericórdia do Senhor.
A fidelidade de Deus é grande; o seu amor cuidadoso é sempre novo, a cada dia que passa.
O que eu realmente quero na vida é o Senhor; viver junto com Ele. Por isso vou colocar toda a minha esperança nEle.
O Senhor é bom para os que confiam nEle, para quem O procura de coração.
Vale muito esperar com paciência a salvação que o Senhor dá."
O profeta Jeremias escreveu no poema Lamentações (3.20-26)

COMENTÁRIO:

O profeta Jeremias viu um raio de esperança em todo o pecado e a tristeza que o rodeava: "Pela misericórdia do Jeová não fomos consumidos, porque nunca decaíram suas misericórdias".
Deus responde com agrado nos brindando ajuda quando a pedimos.
Talvez haja algum pecado em sua vida que pensa que Deus não perdoará.
O amor de Deus e sua misericórdia são maiores que qualquer pecado e Ele promete nos perdoar.
Por experiência pessoal, Jeremias conhecia a fidelidade de Deus.
Deus prometeu que o castigo aconteceria por causa da desobediência e aconteceu assim.
Entretanto, Ele também prometeu restauração e bênçãos futuras e Jeremias sabia que Deus também cumpriria essa promessa.
Acreditar na fidelidade de Deus dia após dia nos faz confiar em suas grandes promessas para o futuro.
Eu creio e confio e você?

Márcio Melânia

Devocional para Terça-feira, 21 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Lance sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
    -- 1 Pedro 5:7

PENSAMENTO:
   Tantas vezes nossas preocupações pesam tanto porque recusamos colocá-los nas mãos de Deus.  Vamos lançar nossas ansiedades nas mãos de Deus.  Vamos colocar o nosso futuro nas mãos do Senhor. Vamos confiar as nossas preocupações aos cuidados dele.  Sabemos que Ele nos ama e quer nos sustentar e confortar por causa do que Ele fez para nos salvar.

ORAÇÃO:
   Santo Deus e amoroso Pai, estou colocando meus medos, preocupações, ansiedades e problemas nas suas mãos. Eu sei que tenho tão pouco poder para mudar o resultado desses eventos, e confio que o Senhor fará o que lhe agradará e o que será melhor para mim nestas situações.  Perdoe-me por meus pensamentos ansiosos 
e por deixar a minha preocupação se tornar um ídolo que rouba o Senhor da minha confiança total.  Fortaleça-me e capacite-me para confiar mais no Senhor através do seu poder e presença do seu Espírito. No nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com/

20 maio 2013

"Não finjam apenas amar aos outros: amem realmente"



"Não finjam apenas amar aos outros: amem realmente.
Odeiem tudo aquilo que está errado.
Coloquem-se ao lado do bem.
Amem-se uns aos outros com afeição fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros.
Não sejam nunca preguiçosos no trabalho, porém sirvam fervorosamente ao Senhor.
Fiquem alegres com tudo quanto Deus está planejando para vocês. Sejam pacientes na dificuldade e sempre perseverantes na oração.
Quando os filhos de Deus estiverem em necessidade, sejam vocês os primeiros a ajudá-los. E criem o hábito de convidar hóspedes para jantar em suas casas; ou, se precisarem passar a noite, deem-lhes pousada.
Se alguém o maltratar porque você é um cristão, não o destrate; ore, sim, para que Deus o abençoe.
Quando outros estiverem alegres, alegrem-se com eles. Se estiverem tristes, participem de sua tristeza.
Trabalhem juntos com alegria.
Não busquem mostrar grandeza. Não procurem cair nas boas graças de gente importante, mas tenham prazer na companhia de gente comum. E não pensem que vocês sabem tudo!
Nunca paguem o mal com o mal. Façam as coisas de maneira tal que todos possam ver que vocês são absolutamente honestos.
Não contendam com ninguém. Tanto quanto possível, vivam em paz com todos.
Queridos amigos, nunca se vinguem. Entreguem tudo a Deus, pois Ele disse que retribuirá àqueles que o merecem.
( Não façam justiça com as próprias mãos ).
Ao invés disso, deem de comer a um inimigo se ele estiver com fome.
Se estiver com sede, deem-lhe alguma coisa para beber e assim vocês estarão "amontoando brasas vivas sobre a cabeça dele".
Em outras palavras, ele se sentirá envergonhado de si mesmo por aquilo que tiver feito a vocês.
Não deixem que o mal prevaleça, mas triunfem sobre o mal, praticando o bem."
Parte da carta aos cristãos da cidade de Roma, que o Apóstolo Paulo escreveu (12.9-21)

COMENTÁRIO:

A maioria aprendemos a fingir que amamos a outros.
Sabemos como falar com bondade, evitando ferir sentimentos e aparentando interesse nos outros.
Podemos até fingir que nos enchemos de compaixão quando ouvimos das necessidades de outros ou de indignação quando nos inteiramos de alguma injustiça.
Mas Deus nos chama a sentir o verdadeiro amor que vai além das emoções e conduta superficiais.
O amor sincero requer concentração e esforço.
Inclui fazer algo para que outros sejam melhores.
Demanda tempo, dinheiro e participação pessoal.
Nenhuma pessoa tem os recursos necessários para amar a toda uma comunidade; mas uma igreja, o corpo de Cristo em sua cidade, pode-o fazer.
Pense em pessoas que necessitam seu amor em ação e considere que meios você e outros membros de sua comunidade podem usar para unir-se e mostrar amor por outros no nome de Cristo.

Oferecer hospitalidade cristã não é o mesmo que receber visitas.
Quando se recebe visitas, o foco de atenção é a família anfitriã: o lar deve estar impecável, os mantimentos devem estar bem preparados e abundantes, os da casa devem parecer descansados e de bom humor.
A hospitalidade, em troca, concentra-se nos visitantes.
Suas necessidades têm prioridade: terá que lhes dar um lugar onde estar, mantimentos nutritivos, ouvido atento ou aceitação.
A hospitalidade pode ocorrer em um lar desordenado. Pode ocorrer ao redor de uma mesa em que o prato principal seja uma sopa.
Até pode ser que o anfitrião e os visitantes realizem tarefas em conjunto.
Não tema em oferecer hospitalidade porque está muito cansado, ocupado ou até pobre para atender adequadamente aos visitantes.

Se amarmos a alguém da mesma maneira que Cristo nos ama, estaremos dispostos a perdoar.
Este é o resumo da vida cristã.
Se tivermos experimentado a graça de Deus, desejaremos que outros também a desfrutem.
E lembre-se, a graça é um favor recebido sem que a mereçamos.
Quando damos de beber a um inimigo, não desculpamos seus enganos.
Reconhecemo-los, perdoamo-los e amamos à pessoa apesar de seus enganos, tal como Cristo o fez conosco.

Nestes dias de constantes pleitos e incessantes demanda em busca de direitos legais, o mandamento do Apóstolo Paulo soa quase impossível de se aceitar.
Quando alguma pessoa nos fere profundamente, em lugar de reagir como merece, Paulo diz que teremos que ser amistosos.

Por que nos diz Paulo que devemos perdoar a nossos inimigos?

1) O perdão pode romper um ciclo de represálias e guiar a uma mútua reconciliação.
2) Pode obter que o inimigo se envergonhe e troque de conduta.
3) Em contrapartida, devolver mal por mal nos fere tanto a nós como a nosso inimigo.

Embora seu inimigo nunca se arrependa, ao perdoá-lo você se sentirá livre do grande peso da amargura.
O perdão inclui tanto atitudes como ação.
Se considerar difícil que a pessoa que o feriu lhe peça perdão, procure responder com ações bondosas.
Se for apropriado, lhe diga que você ficaria muito feliz em que as suas relações fossem melhoradas.

Ofereça ajuda.
Envie um presente.
Sorria.
Muitas vezes descobrirá que estas boas ações levarão a sentimentos sinceros.

O que significa "brasas de fogo" sobre a cabeça de alguém?
Isto possivelmente se refira a uma tradição egípcia de levar um recipiente de carvão aceso sobre a cabeça em sinal de arrependimento público.
Em alusão a este provérbio, Paulo diz que deveríamos tratar a nossos inimigos com amabilidade para que se envergonhem e se voltem de seus pecados.
A melhor maneira de eliminar ao inimigo é convertê-los em amigos.

E isto é um mandamento para nós!

Márcio Melânia

Devocional para Segunda-feira, 20 de Maio, 2013

VERSÍCULO:

Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Filipenses 1:21

PENSAMENTO:
A questão mais importante na vida de cada um é simplesmente o seguinte: Tenho algo na minha vida pelo qual vale a pena morrer? A resposta de Paulo é “Sim!” Cristo é a resposta, a razão e a esperança. Agora, se conseguirmos alinhar a nossa vontade com o nosso compromisso, poderemos fazer esta mesma afirmação!

ORAÇÃO:

Ó Senhor, por favor, perdoe-me das coisas que tenho feito ou dito que dificultaram as pessoas verem Cristo em mim. Por todo o tempo que o Senhor me der aqui na terra, quero que a minha vida seja um testemunho vivo de Jesus e da poderosa graça dEle. Anseio, querido Pai, o dia em que Cristo voltará em vitória para me levar para casa com o Senhor. Até aquele dia, por favor, use-me no seu serviço. Estou grato que, seja qual for o meu futuro, eu sei que estarei com seu Filho e meu Salvador. No nome de Jesus eu oro. Amém.

www.iluminalma.com

19 maio 2013

Devocional para Domingo, 19 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
    -- 1 Pedro 5:6-7

PENSAMENTO:
   Provavelmente, você já teve uma experiência semelhante a esta. Alguém pergunta como você está.  Parece estar interessado, mas ao começar a compartilhar seus problemas, você percebe que a pessoa não está realmente interessada; estava apenas sendo gentil.  A maioria das pessoas têm tantos problemas que simplesmente não sabem o que fazer com mais problemas.  Nosso Pai no céu, no entanto, diz: “Lance toda a sua ansiedade para mim.  Você pode compartilhar todas elas comigo, porque eu realmente tenho cuidado de você”.

ORAÇÃO:
   Pai, eu tenho recebido tantas bênçãos de tantas maneiras.  Muito obrigado.  Porém, tenho algumas coisas que estão me sobrecarregando, que me perturbam.  Por favor, faça a sua vontade sobre as pessoas envolvidas, e o que trará mais glória para o Senhor. (Compartilhe seus problemas e preocupações aqui).  Agradeço
por ouvir as minhas palavras e meu coração.  No nome de Jesus.
Amém.

http://www.iluminalma.com/

18 maio 2013

Devocional para Sábado, 18 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação.
    -- Filipenses 1:19

PENSAMENTO:
   Paulo está, possivelmente, encarando a morte.  Ele sabe que a sua vida e seu futuro estão seguros nas mãos do Senhor.  O Espírito Santo ajudará a capacitá-lo para ser o que deve ser perante a perseguição e dificuldades.  O Espírito também trabalhará por sua libertação; ou ele será liberto da prisão e da morte para servir outros, ou ele será liberto na presença do Senhor que ele ama.  De qualquer forma, ele espera a libertação!

ORAÇÃO:
   Ó Senhor, Deus Todo Poderoso, por favor, dê-me a coragem de nunca fraquejar na minha confiança de que o Senhor me libertará. Além disso, querido Pai, tenho vários amigos chegados que estão lutando por suas vidas com problemas físicos.  Por favor, abençoe-os com sua libertação, seja por cura que restaura a saúde, seja sua graça que assegura o futuro deles com o Senhor e seu filho triunfal, Jesus, em cujo nome eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com/

17 maio 2013

Devocional para Sexta-feira, 17 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniquidade.
    -- Provérbios 10:29

PENSAMENTO:
   Qual é sua fonte de segurança, esperança e proteção?  O caminho do Senhor é um refúgio, uma força, um lugar de segurança!  Vamos assegurar que vivemos neste caminho, sabendo que os mandamentos e exigências de Deus para a retidão são para nos proteger e para a glória dEle.

ORAÇÃO:
   Por favor, querido Senhor, ajude-me a achar a sua vontade e ter a coragem de construir a minha vida nela.  Não quero seguir vozes falsas, nem quero ser tentado para desviar da sua verdade e retidão.  Que sua vontade seja a minha alegria, mas também meu refúgio.  No nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com/

16 maio 2013

“Só se pode entrar no céu pela porta estreita!"

“Só se pode entrar no céu pela porta estreita! A entrada para o inferno é larga, e sua porta é bastante ampla, para todas as multidões que escolherem esse caminho fácil. Mas a Porta da Vida é pequena e a estrada é estreita, e só uns poucos a encontram”.
O evangelista Mateus escreveu as palavras ditas por Jesus em seu livro (7.13, 14)

COMENTÁRIO:

A porta à vida eterna (João 10.7-9) é "estreita".
Isto não significa que seja muito difícil ser cristão.
Significa que não é tão fácil.
Significa que há muitas maneiras de viver a vida, mas um só Caminho para viver eternamente com Deus.
Acreditar no Jesus é o único Caminho ao céu, porque só ELE morreu por nossos pecados e nos fez justos diante de Deus.
Viver a sua maneira pode não ser fácil, mas é bom e correto.

Márcio Melânia

Devocional para Quinta-feira, 16 de Maio, 2013



VERSÍCULO:
   Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
    -- Provérbios 3:1-2

PENSAMENTO:
   Os mais idosos não recebem o devido respeito nas culturas ocidentais hoje como antigamente, nem como “os anciãos” em outras culturas.  A Bíblia nos lembra repetidamente da nossa NECESSIDADE de honrar as pessoas espirituais e aqueles que já se foram.  Não importa se o pai nesta passagem foi o pai biológico da pessoa recebendo as instruções, ou se ele era o professor do aluno procurando a sabedoria.  De qualquer forma o princípio é o mesmo. Nós temos muito para aprender e ganhar ao prestar atenção da voz daqueles que serviram a Deus por muitos anos e se provaram sábios e fiéis.

ORAÇÃO:
   Amoroso Deus e Todo Poderoso Pai, obrigado pelas pessoas sábias na minha vida que compartilhara sua sabedoria e experiência comigo.  Por favor, ajude-as a saberem o quanto eu sou grato pelo investimento de amor e direção me deram e, por favor, use-me para fazer o mesmo para outros.  No nome de Jesus eu oro.  Amém. 

http://www.iluminalma.com/
Google