31 julho 2015

Devocional para Sexta-feira, 31 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”.
    -- João 1:12-13

PENSAMENTO:
   Vivemos numa época e cultura de direitos. “É meu direito fazer...”. Pode preencher a lacuna. Mas não temos direito de ser um filho de Deus. Ganhamos esse direito pela graça de Deus. Esse direito veio para nós com grande custo para Deus. Jesus veio ao mundo, viveu, morreu e foi ressuscitado dos mortos. Nós recebemos esta graça através da fé: Deus nos dá o novo nascimento e nós confiamos em Jesus como nosso Salvador, e somos batizados e nascemos de novo através do poder do Espírito Santo (João 3:3-7; Tito 3:3-7). Nascer de Deus, nascer do alto, ou nascer “de novo” é o presente de adoção à família de Deus, que nos dá todos os direitos de herdeiros na casa de Deus (Gálatas 3:26-4:7).

ORAÇÃO:
   Aba Pai, obrigado por me incluir na sua família. Que a minha vida hoje reflita a Sua influência, caráter, misericórdia, santidade, compaixão, justiça e amor. Eu quero ser como o Senhor, meu Pai. Então como nasci na sua família através do poder do Espírito Santo, encha-me com o Seu Espírito hoje, para que possa refletir o Senhor em tudo que faço e digo hoje. No nome do meu irmão mais velho, Jesus, eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com

30 julho 2015

Devocional para Quinta-feira, 30 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair em terra”.
    -- 1 Samuel 3:19

PENSAMENTO:
   Samuel começou seu ministério numa idade bem jovem e foi muito importante como ponte entre as gerações no período entre os juízes e o período do Reis. Durante todo esse tempo, Deus estava com ele e o capacitou para seu ministério, fazendo suas palavras verdadeiras e eficazes. Vamos orar que Deus faça o mesmo com seus porta-vozes hoje. Que Deus use seus servos efetivamente por toda as suas vidas e não deixe que suas palavras caiam por terra.

ORAÇÃO:
   Hoje, ó Deus, eu peço que o Senhor fortaleça seus servos fiéis que proclamam sua Palavra no mundo afora. Por favor, abençoe-os com liberdade dos ataques de Satanás. Abençoe-os com saúde, vigor e paixão. Por favor, dê-lhes uma longa vida, cheia de serviço útil para seu Reino, e revestido da sua graça. No nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com

29 julho 2015

Devocional para Quarta-feira, 29 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros”.
    -- Salmos 71:18

PENSAMENTO:
   Num hino muito conhecido, “Ó Santa Mão”, o último verso termina dizendo: “Senhor, que meu amor para o Senhor nunca, nunca termine”. Queremos adicionar mais uma frase: “Senhor, que eu nunca, nunca morra até que a próxima geração Lhe conheça”!

ORAÇÃO:
   Senhor Deus Todo-Poderoso, o grande EU SOU, ajude a mim e aos outros da minha geração a passarmos uma apreciação pelo seu poder e glória para os que vêm depois de nós. Abençoe o futuro da sua Igreja com muitas gerações contínuas de fé depois de mim ou até o dia em que o Senhor enviar o seu Filho de volta para levar os seus para casa. No nome do meu Senhor que vai voltar, Jesus Cristo. Amém.

http://www.iluminalma.com

28 julho 2015

Devocional para Terça-feira, 28 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.
    -- 2 Timóteo 4:7-8

PENSAMENTO:
   Estou muito grato pela confiança que Paulo tinha ao encarar a sua própria morte. Ele foi abandonado e estava preocupado sobre o futuro da Igreja, mas sabia duas coisas: ele tinha servido ao Senhor fielmente e o Senhor o receberia quando morresse! Estas duas coisas deveriam ser nossos dois alvos mais importantes na vida também. Se esses são os nossos alvos, como vivemos cada dia para realizá-los?

ORAÇÃO:
   Fiel e amoroso Deus, o Senhor tem me abençoado ricamente com a salvação pela sua graça. Por favor, fortaleça-me com as riquezas dessa graça. Às vezes sou fraco e falho na minha fidelidade. Eu sei que a sua graça é abundante, mas não quero me acomodar com ela, nem abusar dela. Por favor, fortaleça-me e dê-me coragem para viver fielmente e apaixonadamente para o Senhor até o dia de  Lhe ver face a face e compartilhar com o Senhor na sua glória e vitória. Em nome de Jesus. Amém.

http://www.iluminalma.com

27 julho 2015

Devocional para Segunda-feira, 27 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “E alguns judeus creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais”.
    -- Atos 17:4

PENSAMENTO:
   Mulheres sempre tiveram um papel importante na obra de Deus. Vemos isso na Macedônia (Filipos, Tessalônica e Bereia) no primeiro século. Em cada um desses lugares, muitas das mulheres que lideravam a comunidade foram tocadas pelo Evangelho. Sabemos que tinham papéis importantes no sustento dos missionários (Lídia), e em compartilhar o Evangelho com as pessoas ao seu redor (Evódia e Síntique). Por que não separar um tempo hoje para deixar uma mulher da sua congregação saber quão importante ela é para a obra do Senhor e para você.

ORAÇÃO:
   Todo Poderoso Deus, obrigado pelas mulheres santas da fé. Abençoe-as e a seu serviço, fazendo-o poderoso e eficaz para Sua glória. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com

26 julho 2015

Devocional para Domingo, 26 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem”.
    -- Tito 2:3

PENSAMENTO:
   “Ensinar… para ensinar!” Precisamos de mulheres fiéis na família de Deus para nos mostrar como reverenciar Deus nas nossas vidas diárias e para viver com caráter. Isso significa que devemos ensinar a estas mulheres que elas precisam ensinar outras. Precisamos orar para elas aceitarem o papel de mentoras. Temos que respeitar seu estilo de vida reverente e reconhecer seu caráter santo.

ORAÇÃO:
   Santo e justo Pai, por favor, dê-nos mulheres de forte caráter e serviço fiel. Dê-nos olhos para ver suas vidas santas e disposição para considerá-las exemplos entre seu povo. Obrigado pelas inúmeras mulheres santas na nossa herança cristã que têm grande impacto nas nossas vidas – mulheres como Débora, Ester, Maria, Dorcas e Priscila. Também quero agradecer-Lhe pelas mulheres que têm feito uma grande diferença na minha vida e me ensinaram muito sobre a fé, a esperança e o amor. No nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com

25 julho 2015

Devocional para Sábado, 25 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância”
    -- Tito 2:2

PENSAMENTO:
   “Exorta os velhos”? “Aprenda dos mais jovens”? Nesse versículo há um entendimento profundo e respeito que transcende gerações. Para alguns de nós que têm congregações com cinco gerações de pessoas pela primeira vez na história da humanidade, as palavras desafiadoras do apóstolo Paulo significam mais ainda. Os mais jovens precisam de líderes e mentores que sejam pessoas de caráter para que a transformação e renovação necessárias nas suas vidas tornem-se possíveis. Os mais velhos precisam saber que Deus freqüentemente usa as vozes dos mais jovens para dizer a sua verdade e trazer renovação. Precisamos amar, respeitar e orar uns pelos outros enquanto buscamos ser o povo de Deus nos dias de hoje!

ORAÇÃO:
   Ó Deus, por favor, dê-nos sabedoria, paciência e respeito dentro de nossa família cristã para que possamos valorizar cada pessoa, ouvir as vozes de caráter e maturidade seja qual for a idade, e estarmos abertos para ouvir a Sua verdade, seja quem for o mensageiro que o Senhor usar para dizê-la para nós. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com

24 julho 2015

Devocional para Sexta-feira, 24 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta”.
    -- Eclesiastes 7:10

PENSAMENTO:
   A única coisa que ganhamos olhando pelo retrovisor é um grande desastre no pára-brisa! Nossos melhores dias como cristãos estão sempre pela frente. Jesus prometeu voltar para nos levar ao céu – que futuro melhor do que esse!? Então, não vamos nos distrair com ceticismo nostálgico. Podemos agradecer a Deus pelas bênçãos do passado, mas não vamos gastar o presente com pessimismo. Vamos fazer um compromisso para redimir nosso tempo e confiar que o mesmo Deus que levantou Jesus dos mortos também segura nosso futuro nas suas mãos.

ORAÇÃO:
   Santo Deus, dê-me uma direção com propósito para cada dia que o senhor me dá de vida, e também uma perspectiva otimista em relação ao futuro e ao meu Senhor, que já espera por mim lá. Por favor, ajude-me a ter a alegria de saber que, seja qual for a direção do meu caminho hoje, estarei com o Senhor. No nome de Jesus eu Lhe agradeço por ser meu Deus amoroso e meu Pai eterno. Amém.

http://www.iluminalma.com

23 julho 2015

Devocional para Quinta-feira, 23 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero”.
    -- 1 Timóteo 4:14

PENSAMENTO:
   A vida parece tão ocupada, tão cheia de distrações e listas de coisas para fazer. Não devemos deixar a nossa “ocupação” atrapalhar o nosso serviço ao Pai. Devemos descobrir as maneiras com as quais Deus tem nos abençoado para servir a Ele e ao seu povo; depois devemos nos dedicar àquilo com todo o nosso coração, alma, mente e força.

ORAÇÃO:
   Gracioso Deus, o Senhor tem me abençoado de muitas maneiras. Obrigado por todos esses toques da sua graça. Pai, eu preciso da sua ajuda para enxergar claramente os dons que o Senhor me deu e fazer desses dons uma prioridade na minha vida diária. Obrigado por sempre ouvir as minhas orações. No nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com

22 julho 2015

Devocional para Quarta-feira, 22 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
    -- 1 Pedro 5:5

PENSAMENTO:
   A palavra “submissa” freqüentemente é positiva ou negativa, para cada um de nós, dependendo da experiência que cada um de nós teve com ela pessoalmente. É bom ter alguém que nos sirva com submissão, mas servir outros com submissão é trabalho árduo. Infelizmente, somos egoístas muitas vezes. Mas Deus está trabalhando na oposição das pessoas que são cheias de orgulho e indispostas para servir outros, especialmente se os “outros” são cristãos mais velhos! Independente de ser fácil ou não cumprir o que nosso Pai exige se nós, devemos nos revestir com humildade!

ORAÇÃO:
   Pai, obrigado pelos grandes heróis da fé que aparecem nas Escrituras. Obrigado pelos outros heróis da fé que compartilharam seus exemplos e vidas comigo. Abençoe-os com força e saúde. Pai, eu também peço que o Senhor me use para abençoar e servir todos os seus filhos, especialmente aqueles que têm vivido muitos anos em serviço fiel ao Senhor e ao Reino. Por causa da graça de Jesus, e no Seu nome eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com

21 julho 2015

Devocional para Terça-feira, 21 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor”.
    -- Isaías 40:29

PENSAMENTO:
   Até as pessoas mais entusiasmadas e positivas entre nós ficam quebrantadas e cansadas em algum ponto na vida. Não é tão difícil crer e seguir Jesus quando estamos voando nas asas de águias ou correndo e não ficando cansados na nossa caminhada com Deus. Muitas vezes o tempo mais difícil para mantermos nossa fé vibrante é
quando estamos tentando continuar colocando um pé na frente do outro sem desfalecer. Nesses momentos de fraqueza total e quebrantamento o Senhor é mais real, mais poderoso e mais presente.

ORAÇÃO:
   Obrigado, Deus, por me suster e manter a minha fé viva quando o Maligno me ataca e estou cansado com os desafios e dificuldades da vida. Por favor, dê para as pessoas que eu amo, e agora menciono por nome, a força para continuar, mesmo quando estão cansadas e fracas. Que o Senhor seja real nas suas vidas e deixe-os saber que o Senhor está vindo com graça para ajudar e redimi-los como o Grande Libertador. Em nome de Jesus, eu peço. Amém.

http://www.iluminalma.com

20 julho 2015

Devocional para Segunda-feira, 20 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”
    -- Eclesiastes 12:1

PENSAMENTO:
   Quando somos jovens e temos tantas coisas para fazer, muitas coisas podem nos distrair do que é importante. Devemos deixar o Senhor juntar as nossas paixões sob sua graça nos dias de empolgação e alegria frenética para que possam ser usadas para o bem maior de Deus. Para a maioria de nós, a idade traz maiores limitações de um tipo ou outro. Isso não significa que a vida tem que ser sem qualidade, apenas que devemos priorizar a vida. Devemos ter aprendido as lições de fé na nossa juventude para que tenhamos a maturidade e sabedoria para sermos mentores, exemplos e conselheiros daqueles que vêm depois de nós no caminho.

ORAÇÃO:
   Santo Deus, eu oro pelos jovens da sua Igreja. Dê paixão e alegria a eles  enquanto descobrem o Senhor e seguem Jesus. Que a fé deles seja real, vibrante, cheia de alegria e triunfos! Dê-lhes uma percepção da Sua glória. Sustente-os nos seus últimos anos com uma profunda segurança da sua presença, vitória e graça. No nome de Jesus. Amém.

http://www.iluminalma.com

19 julho 2015

Devocional para Domingo, 19 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força”.
    -- Salmos 71:9

PENSAMENTO:
   Vivemos numa era em que, muitas vezes, os idosos são deixados de lado. Isso é verdade na esfera profissional com empregados. Também é verdade nas igrejas que freqüentemente se vêem servindo os mais jovens ou os mais poderosos financeiramente, enquanto esquecem os idosos e os que não têm poder. Vamos lembrar que Deus se importa com o que acontece a cada um de nós, seja qual for o status ou a idade da pessoa.

ORAÇÃO:
   Todo-Poderoso Deus, eu sei que o Senhor nunca me abandonará e nem me deixará. Eu acredito na promessa que nada pode me separar do Seu amor por mim através de Cristo Jesus. Mas, Pai, eu vejo tantos idosos que caíram no esquecimento das pessoas, que tenho que admitir que tenho receio que também encararei a solidão e a fraqueza nos meus últimos dias. Por favor, Pai, eu peço que o Senhor seja glorificado no meu corpo na vida e na morte, na saúde e na doença, e na juventude e velhice. No glorioso nome de Jesus eu oro. Amém

http://www.iluminalma.com

18 julho 2015

Devocional para Sábado, 18 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
    “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.
    -- Efésios 4:15

PENSAMENTO:
   Nosso alvo como cristãos é amadurecer na presença de Jesus Cristo no mundo, sendo o seu Corpo unificado de seguidores. Este alvo desafiador só pode ser realizado se falamos a verdade – a mensagem de Deus inspirada pelo Espírito – e o fazemos com uma atitude de amor. Como podemos esperar  comunicar a mensagem do amor de Deus que enviou Jesus, se não vivemos esse amor diariamente?

ORAÇÃO:
   Deus todo poderoso e sacrificial, por favor, ajude-me a despir-me de todos os meus motivos impuros e atitudes pecaminosas e vestir-me com seu amor. Eu preciso da presença purificadora e transformadora do Espírito Santo mais poderosa na minha vida a cada dia. Então, por favor, encha-me e faça o fruto do Espírito mais real nas minhas atitudes e ações. No nome do Senhor Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com

17 julho 2015

Devocional para Sexta-feira, 17 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
    “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos”;
    -- Atos 2:17

PENSAMENTO:
   Como aqueles vivendo nos últimos dias, cada cristão – jovem e velho, homem e mulher – deve ser guiado e habitado pelo Espírito para dar o seu testemunho sobre a graça de Deus dada a nós através de Jesus Cristo. Como Jesus orou por nós antes da sua morte (João 17:20-23), nós devemos ser unidos através das barreiras de sexo e raças, se o mundo realmente vai saber que Deus enviou seu Filho como Salvador do mundo!

ORAÇÃO:
   Deus de todas as nações, por favor, quebre as barreiras que nos dividem e que anulam a maravilhosa mensagem da sua graça. Derrame seu Espírito em nós e convença-nos do nosso preconceito e egoísmo, e substitua-o com o seu amor transcendente. Perdoe-nos, perdoe-me, quando minha própria falta de visão e egoísmo dificultam para que o mundo veja uma Igreja unida, proclamando Jesus como Senhor e Salvador. Em nome de Jesus. Amém.

http://www.iluminalma.com

16 julho 2015

Devocional para Quinta-feira, 16 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
    “O povo serviu ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que sobreviveram a Josué e que tinham visto toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a favor de Israel”.
    -- Juízes 2:7

PENSAMENTO:
   Cada geração deve ter sua própria fé. Fé que transforma exige mais do que receber uma herança espiritual e histórias de obras de Deus no passado. Exige uma nova experiência da poderosa presença de Deus!

ORAÇÃO:
   Santo Deus, ajude-me a passar a minha fé no Senhor, e o meu amor pelo Senhor, aos meus filhos e aos outros cristãos mais novos. Mais do que isso, Aba Pai, ajude-os a experimentar seu poder e grandes feitos pessoalmente através de ministério e serviço sacrifical. Oro isso no poderoso nome de Jesus! Amém.

http://www.iluminalma.com

15 julho 2015

Devocional para Quarta-feira, 15 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Honra as viúvas que são verdadeiramente viúvas”.
    -- 1 Timóteo 5:3

PENSAMENTO:
   Praticar o amor para com as pessoas que são esquecidas ou impotentes tem suas raízes no coração de Deus. Um dos primeiros problemas internos da igreja primitiva tratado com urgência foi o preconceito e negligência das viúvas gregas em Jerusalém. Era importante para Deus e para eles! Paulo nos lembra que devemos ter a mesma preocupação com viúvas hoje! (Note que Tiago estende essa mesma preocupação para viúvas e órfãos! Tiago 1:27).

ORAÇÃO:
   Perdoe-me, amoroso Pai, porque às vezes desvio a minha atenção para minhas próprias oportunidades e problemas, a ponto de não olhar ao meu redor e verificar se alguém na minha congregação precisa da minha ajuda. Toque-me com o seu Espírito para que eu possa ouvir, ver e responder melhor às necessidades dos outros. Obrigado por sua preocupação com todas as pessoas, e, por favor, use-me como uma ferramenta sua para abençoar os necessitados. No precioso nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com

14 julho 2015

Devocional para Terça-feira, 14 de Julho, 2015



VERSÍCULO:
   “Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai”
    -- 1 Timóteo 5:1

PENSAMENTO:
   Com a juventude vem entusiasmo, paixão e um claro senso de propósito – teimoso, não testado e extremo são os adjetivos usados por alguns mais velhos sobre os jovens. Há uma segurança com a idade por causa de métodos provados com o tempo – sério, previsível e imóvel são os adjetivos usados pelos jovens sobre os mais velhos. Estas diferenças podem causar tensão e conflito; mas ambos têm algo para aprender um do outro. Independente do quão errado um cristão mais velho possa estar, ele ou ela deve ser tratado com o respeito que vem de uma vida provada em fé. Mas cristãos mais velhos devem também estar dispostos a receber correção dos mais jovens, especialmente se é feita com oração por um cristão jovem que tem demonstrado sua humildade, amor e respeito para com os mais velhos.

ORAÇÃO:
   Ó, Pai Eterno, Deus da história dos meus ancestrais e segurança do meu futuro, por favor, ajude-me a ser uma pessoa de integridade, especialmente quando eu lidar com aqueles que não são do meu grupo etário. Que eu possa ser respeitoso e cuidadoso na maneira como falo como os mais idosos. Que eu possa ser flexível e aberto para mudar quando for corrigido por alguém mais jovem. Acima de tudo, Pai, coloque pessoas em minha vida que me amarão o suficiente para me perdoar, para apontar meus erros e me ajudar a superá-los. No nome de Jesus eu oro. Amém.

http://www.iluminalma.com
Google