28 dezembro 2016

Devocional para Quarta-Feira, 28 de Dezembro de 2016


“Ebenézer” é uma palavra hebraica que literalmente significa “pedra de ajuda” ou "pedra de gratidão" e aparece três vezes na Bíblia referenciando o lugar onde os filisteus derrotaram os Israelitas, em uma guerra que aconteceu na região de Canaã, para tomar a Arca da Aliança.
Ebenézer é também o nome dado a uma pedra memorial erigida pelo sacerdote Samuel para marcar o local onde DEUS ajudou Israel a derrotar os filisteus ao norte de Jerusalém.
É interessante o jogo de palavras e seu significado.
Primeiramente, os filisteus derrotaram os Israelitas próximo à aldeia de EBENÉZER.

O SENHOR não pode ser “pedra de ajuda” para o seu povo porque estavam agindo sem fé e de forma desobediente.
Depois de algum tempo, após arrependimento sincero, Deus pode ser uma “pedra de ajuda” para o seu povo, dando-lhes a vitória sobre os inimigos Filisteus. Então, Samuel declarou: “até aqui nos ajudou o Senhor”. Ou seja, até aqui o SENHOR foi nossa “pedra de ajuda”.

Assim como o povo judeu ao vencer os filisteus disseram: “EBENÉZER!”, ou seja “Até aqui nos ajudou o SENHOR!” nós também podemos, ao findar deste ano dizer com todas as nossas forças: “EBENÉZER!

Este ano não tem sido muito fácil. Todos passamos por várias dificuldades e problemas em todas as áreas, mas em todas elas o SENHOR nos tem ajudado. Até podemos dizer que nem tudo foi resolvido, ainda não, mais "até aqui o SENHOR nos ajudou!"
DEUS é a nossa “pedra de ajuda”, para tanto é necessário que creiamos em seu amor e sua sabedoria para que possamos continuar a dizer: ”Até aqui o SENHOR nos ajudou!"
Porém, não basta crer, temos também que demonstrar o que cremos através de nossos atos, não apenas com nossas palavras. Nossas ações precisam refletir o que falamos e sentimos.

DEUS deseja continuar nos ajudando e a cada dia poderemos dizer: "Até aqui o SENHOR nos ajudou!"


Márcio Melânia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.