12 março 2017

Devocional para Domingo, 12 de Março de 2017




Dúvidas pairavam sobre a cabeça de Jacó, quando estava indo encontrar-se com seu irmão, Esaú.
Ele ficou sabendo que ele era muito rico e tinha uma grande família e, então, pensou: “E se DEUS tiver mudado de ideia? Talvez DEUS tenha me rejeitado em favor do meu irmão”. Provavelmente passavam sobre ele estes pensamentos, mas continuaram sendo apenas isso – pensamentos. Por causa da natureza humana e da fé fraca, as pessoas não podem deixar de ter pensamentos como esses. De igual modo, não podem evitar outras emoções como impaciência, ira e lascívia. Você não pode impedir que pensamentos e tentações venham à sua cabeça. Apenas não permita que se fixem em sua mente de tal maneira que comecem a afetar o seu julgamento.

Certo eremita foi abordado por um jovem que reclamava ter pensamentos lascivos e outras tentações. O ancião lhe disse: “Você não pode impedir que os pássaros sobrevoem a sua cabeça. Mas deixe-os apenas voar. Não permita que façam ninhos no seu cabelo”. Não tem problema ter esses pensamentos, mas deixe-os continuar sendo apenas isso – pensamentos. Não permita que eles cresçam ao ponto de controlarem as suas atitudes.

Por causa deste tipo de problema, Caim, Saul, Judas e outros entraram no nível do desespero. Eles deixaram que seus pensamentos crescessem até dizerem: “Meu castigo é maior do que posso suportar” (Gênesis 4.13); ou “Pequei, pois traí sangue inocente” (Mateus 27.4). Ao fazerem isso, sua tentação tornou-se julgamento, pois rejeitaram a Palavra de DEUS, a fé e a oração. Contudo, apesar de muitos pensamentos e severas tentações experimentados naquela noite, Jacó não jogou a sua fé fora. 

"Meu DEUS, de fato, não controlamos muitos de nossos pensamentos, mas ajuda-nos a não cair na tentação de rejeitar a TUA Palavra, nem perdermos a nossa fé. Confiamos em TI. Somente em TI."

Lutero,
​com adaptações de
Márcio Melânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.