19 março 2017

Devocional para Domingo, 19 de Março de 2017




No Evangelho de Marcos o ponto central é a cruz de CRISTO. Quando os doze apóstolos compreenderam quem JESUS era e o confessaram como MESSIAS, ELE começou a ensiná-los sobre a cruz. Isso foi um divisor de águas no ministério de JESUS, bem como no Evangelho de Marcos. Antes disso, JESUS havia sido aclamado como mestre e como curador popular. ELE, no entanto, não havia vindo para ser esse tipo de MESSIAS. Assim, daquele momento em diante, ele ensinou seus discípulos abertamente sobre a necessidade de seus sofrimentos e de sua morte. Marcos registra que, em outras três situações distintas, JESUS solenemente predisse sua morte. Na verdade, aproximadamente um terço do Evangelho de Marcos é dedicado à sua paixão.


A essência do ensino de JESUS se encontra em sua declaração de que “era necessário que o Filho do homem sofresse”. Por que ele deve sofrer? Qual é a origem desse seu senso de obrigação? É porque as Escrituras devem se cumprir. Por que, então, “o Filho do homem”? Ao usar esse hebraísmo para designar ser humano, JESUS estava se referindo a Daniel 7. Nessa visão, “alguém semelhante a um filho de homem” (ou seja, uma figura humana) vem sobre as nuvens e se aproxima do Ancião de Dias (DEUS). Ele então recebe autoridade e poder soberano, de modo que todas as pessoas o servirão, e seu reino jamais será destruído (Daniel 7.13-14).


JESUS adotou o título (Filho do homem), mas mudou o seu papel. De acordo com Daniel, todas as nações o serviriam. De acordo com JESUS, ele tinha vindo para servir, e não para ser servido. Na verdade, JESUS fez o que mais ninguém havia feito: ele fundiu as duas imagens do Antigo Testamento, a do servo que sofre em Isaías e a do Filho do homem que reina em Daniel, pois primeiro JESUS deve carregar os nossos pecados e apenas depois ressuscitar e entrar na glória.

"SENHOR, que eu compreenda a TUA missão aqui na terra e espalhe este conhecimento com os que ainda não tiveram seus olhos abertos. Me capacita, SENHOR!"

Márcio Melânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.