24 março 2017

Devocional para Sexta-Feira, 24 de Março de 2017




Era por volta do meio-dia quando JESUS e seus discípulos chegaram ao poço de Jacó, e o sol estava a pino. JESUS se achava cansado depois de caminhar a manhã inteira e se sentou ao lado do poço para descansar. ELE sentia fome e então enviou seus discípulos ao vilarejo vizinho para comprar comida. ELE também estava com calor e sede, por isso pediu à mulher samaritana que lhe desse água. JESUS não era um super-homem imune às fragilidades dos mortais comuns. ELE era um ser humano autêntico.

Outra característica de JESUS que essa história destaca é a Sua atitude para com a tradição. ELE era conservador em relação à Escritura, crendo que ela era a Palavra de Deus. Contudo, era radical em relação à tradição, sabendo que ela consistia somente em palavras humanas. Um radical é alguém que é crítico acerca de todas as tradições e convenções, que se recusa a aceitá-las apenas por terem sido herdadas do passado.

A mulher samaritana, por sua vez, possuía uma desqualificação social tripla. Primeiro, era uma mulher; e um homem não deveria conversar com uma mulher em público. Mas JESUS fez aquilo que não era recomendável. Segundo, ela era samaritana, e judeus não se relacionavam com samaritanos. Terceiro, ela era uma pecadora, já tivera cinco maridos e agora estava morando com um homem com quem não havia se casado. E pessoas respeitáveis, como rabinos, não se misturavam com pecadores como ela. Assim, por três vezes, JESUS fez o que não era aceitável. Rompeu deliberadamente convenções sociais de seu tempo. Ele estava inteiramente livre da discriminação de gênero, do preconceito étnico e do pedantismo moral. Ele amava e respeitava todas as pessoas e não se esquivava de ninguém.

Sendo assim, Jesus era conservador (em relação à Escritura) e radical (em relação à tradição cultural​) ao mesmo tempo.

"Meu DEUS, ajuda-me a ser conservador em relação a Tua Palavra e radical em relação a tradição cultural​ desta época."


Márcio Melânia,
baseado em escritos de Stott

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.