13 março 2008

A SEMANA DA PAIXÃO DE CRISTO


Teno Groppi



SEIS DIAS ANTES DA PÁSCOA

Entender a última semana da vida do Salvador, depende muito de entendermos a maneira pela qual os judeus computavam o tempo. O dia judaico era das 6 horas da tarde (pôr-do-Sol), até ás 6 horas da tarde do dia seguinte, de acordo com o livro de Gênesis ("E foi a tarde e a manhã,..."). Seis dias antes da Páscoa seriam de quinta-feira à tardinha até sexta-feira à tardinha. Noutras palavras, de aproximadamente 6 da tarde da quinta-feira, até 6 da tarde da sexta-feira. Foi neste dia que Jesus veio para Betânia (João 12:1).
"Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos." (Jo 12:1)


CINCO DIAS ANTES DA PÁSCOA

Isto ocorre no calendário judaico no dia 10 de Nisã, que era o dia determinado para que se escolhesse o cordeiro da Páscoa, e que ocorre na sexta-feira/ sábado do nosso calendário. O principal evento deste dia for a a entrada triunfal em Jerusalém (João 12:12-19).
"12 ¶ No dia seguinte, ouvindo uma Grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém, 13 Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em Nome do Senhor. 14 E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito: 15 Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta. 16 Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram. 17 A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos. 18 Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal. 19 Disseram, pois, os fariseus entre is: Vedes que nada aproveitais? Eis que toda a gente vai após ele." (Jo 12:12-19)


QUATRO DIAS ANTES DA PÁSCOA

No primeiro dia semana (nosso sábado/Domingo), a figueira é amaldiçoada e o templo purificado (Marcos 11:12-20)
"12 ¶ E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. 13 E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de it. E os seus discípulos ouviram isto. 15 E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas. 16 E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo. 17 E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha Casa será chamada, por todas as nações, Casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões. 18 E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar; pois else o temiam, porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina. 19 E, sendo já tarde, saiu para for a da cidade. 20 E else, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes." (Mc 11:12-20)


TRÊS DIAS ANTES DA PÁSCOA

No nosso Domingo/segunda- feira, Jesus prega sobre oração, fé, e perdão (Marcos 11:20-26)
"20 E else, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes. 21 E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que TU amaldiçoaste, se secou. 22 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; 23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este Monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. 24 Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-Las-eis. 25 E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. 26 Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas." (Mc 11:20-26)


DOIS DIAS ANTES DA PÁSCOA

A preparação da Páscoa de Cristo ocorre na nossa segunda-feira/ terça-feira (Marcos 14:12-14).
"12 ¶ E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa? 13 E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará; segui-o. 14 E, onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?" (Mc 14:12-14)


O DIA ANTES DA PÁSCOA

Isto ocorre na nossa terça-feira/quarta- feira. A última ceia foi numa terça-feira ao entardecer. Resumindo, neste dia ocorreu
- o lava-pés dos discípulos (João 13:1-10),
- a refeição pascoal, a indicação do traidor (Mateus 26:20; Marcos 14:17; João 13:11),
- a instituição da Santa Ceia (Mateus 26:26-29),
- o discurso no cenáculo (João 13:21-14:31) ,
- o Getsêmane (Mateus 26:30-36; Marcos 14:26-32; João 18:22-24),
- a prisão e o início dos julgamentos (Mateus 26:4-24; Marcos 15:1-19),
- o Calvário e a Crucificação (Mateus 27:31-56; Marcos 15:20-41; Lucas 23:26-49; João 19:19-30),
- e o seu rápido sepultamento por José de Arimatéia no pôr-do-sol (Lucas 23:53-54)

JESUS FOI CRUCIFICADO NA QUARTA-FEIRA E FOI SEPULTADO AO ENTARDECER DESTE MESMO DIA.


O SÁBADO DA PÁSCOA

Isto ocorre na nossa quarta-feira/ quinta-feira. Este é o primeiro de DOIS sábados nesta semana, sendo este o grande dia de sábado que ocorre no dia 15 de Nisã (João 19:31; Levíticos 23:39).
"Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados." (Jo 19:31)

"Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do SENHOR por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso." (Lv 23:39)


UM DIA DEPOIS DA PÁSCOA

Na quinta-feira/ sexta-feira as mulheres compram espaciarias para ungir o corpo (Marcos16:1; Lucas 23:56), e Nicodemos e José o embalsamaram (Mateus 27:57-66; João 19:39-40).


DOIS DIAS DEPOIS DA PÁSCOA

Ocorre o sábado semanal regular na sexta-feira/ sábado.

TRÊS DIAS DEPOIS DA PÁSCOA

Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana, no nosso sábado/domingo (Mateus 28:1; Marcos 16:2; Lucas 24:1; João 20:10.
"E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro." (Mt 28:1)
"E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol." (Mc 16:2)
"E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas." (Lc 24:1)
"Tornaram, pois, os discípulos para casa." (Jo 20:10)


JESUS RESSUSCITOU CERCA DAS 6 HORAS DO SÁBADO À NOITE no dia 18 de Nisã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.