Três vezes o salmista clama ao SENHOR por restauração neste Salmo. A súplica é sempre a mesma, mas ele vai tornando cada vez mais cumprido o nome de DEUS, quem sabe para mostrar a sua dependência da misericórdia divina. Na primeira vez, o salmista diz: “Restaura-nos, ó DEUS” (v. 3). Na segunda: “Restaura-nos, ó DEUS dos exércitos” (v. 7). E na terceira: “Restaura nos, ó SENHOR, DEUS dos exércitos” (v. 19).
O pedido não é egoísta, não é isolado. É para DEUS restaurar Israel, a nação toda, o povo todo. Se não é exageradamente egoísta (porque não pede restauração só para ele) também não é exageradamente altruísta (porque não pede restauração só para os outros). Essa é a oração desejável, esse é o equilíbrio que agrada a Deus.
O salmista está suplicando a intervenção do SENHOR na vida dele e na vida do povo. Ele quer que DEUS recolha os cacos que estão pelo chão e refaça o vaso quebrado dando-lhe a forma e a beleza anteriores, como aconteceu com aquele vaso de barro que se estragou nas mãos do oleiro (Jr. 18.1-4).
Porque o fiel não permanece fiel o tempo todo, porque nem sempre consegue passar por uma crise sem se machucar, porque pode cair numa emboscada e enlamear-se mais uma vez, porque o primeiro amor perde sua intensidade com o tempo, porque por algum momento está sujeito a ceder à pressa da carne e dos demônios — não há quem não precise de vez em quando de fazer a famosa oração: “Restaura-nos, ó SENHOR, DEUS dos exércitos!”.
Davi foi restaurado, a nação eleita muitas vezes foi restaurada, Pedro foi restaurado, a igreja tem sido restaurada, reformada e reavivada. Ninguém é obrigado a permanecer como cacos esparramados pelo chão. Nem como ossos sequíssimos espalhados uns dos outros, enchendo um vale inteiro.
DEUS pode colocar outra vez o seu Espírito nesse cemitério de ossos e nos pôr de pé!
"SENHOR, DEUS dos exércitos, restaura-nos."
"SENHOR, DEUS dos exércitos, restaura-nos."
Márcio Melânia
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