20 setembro 2006

Juventude brasileira está na contramão da ética


Irresponsabilidades da adolescência, tais como dirigir sem habilitação e falsificar carteira de estudante, estão virando comportamento cada vez mais comum entre meninos e meninas de 14 a 18 anos. A conduta aparece em números da pesquisa Ibope realizada com 812 jovens cariocas de todas as regiões da cidade, das classes A à E, do Ensino Fundamental ao Médio das redes particular e pública. Todos foram questionados sobre o que pensam sobre ética e vida em sociedade. Os dados serão divulgados hoje.

Os números assustam: 39% dos adolescentes responderam que muitos jovens de sua idade fazem pegas de carros. A maioria, 57%, assume que vive o aqui e agora, sem se preocupações com o futuro.

O estudante P.F., 18 anos, reconhece ter utilizado carteira de identidade que não era a sua aos 14 anos: “O filme que eu queria ver com os meus amigos era para maiores de 16. Não pensei duas vezes e peguei a identificação do meu primo. Não ia deixar de assistir”. Trinta e seis por cento dos entrevistatados crêem que essa é a atitude da maioria dos jovens.

“Colar na prova também é cultura”. Assim é entitulada comunidade no Orkut (site de relacionamento) adotada por quase mil jovens. Nela, os adolescentes contam, com orgulho, como fazem para driblar a vigilância de seus professores na escola. De acordo com a pesquisa do Ibope, 62% dos jovens entrevistados admitiram que colar é prática da maioria.

Faltam limites - Para o terapeuta familiar Moisés Groisman, autor do livro ‘O Código da Família’, esse comportamento se deve à falta de freio dentro da própria casa. “Sendo assim, eles ficam sem limites do lado de fora também”, analisou o especialista. Segundo ele, o relacionamento entre o adolescente e os pais se reflete nas atitudes do jovem em todos os aspectos sociais de seu dia-a-dia.

Necessidade de aceitação - Pesquisadores também perguntaram aos jovens sua opinião sobre quem acha uma carteira recheada de dinheiro e não se dá ao trabalho de identificar o dono para devolvê-la. Para 36% deles, esse é o comportamento de muitos adolescentes, também aceito por 16% dos entrevistados. Para 29%, quem tem ética é passado para trás e vale atropelar alguém para obter sucesso.

A comunidade do Orkut “Para quem curte pega de carro” tem 472 membros cadastrados. “Pô, é muito bom fazer 360 e 720 (cavalo-de-pau)”, escreveu um deles.

Para a psicóloga Cláudia Bueno Silveira algumas condutas refletem a necessidade do jovem de ser aceito em grupos. “Quando vale qualquer coisa para ‘pertencer’, pais precisam se preocupar com os valores que os filhos estão adquirindo”. (O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.