30 outubro 2006

Bridge Over Troubled Waters-Tradução/Imagens

When You're Weary,Feeling Small
When Tears Are In Your Eyes,
I Will Dry Them All
I Am On Your Side Oh
When Times Get Rough,And Friends Just Can't Be Found.
Like A Bridge Over Troubled Waters
I Will Lay Me Down,Like A Bridge Over Troubled Waters
I Will Lay Me Down
Liderança

Liderar é servir... com muito amor. E amor não é sentimento, amor é ação!

Uma homenagem a todos os meus alunos dos cursos de Liderança e Ética!
Tony Melendez - Para valorizar a sua vida !
Foi por você - Alessandra Samadello

Foi por você também,
Foi por você também que Jesus Se entregou.
Vejo os cravos a rasgar Suas mãs e pés sem-par!
Foi por você também que Jesus Se entregou!

Foi por você também,
Foi por você também que o Mestre agonizou.
Vejo o sangue de Jesus deslizando sobre a Cruz!
Foi por você também que o Mestre agonizou!

Foi por você também,
Foi por você também que Jesus mostrou amor.
Padeceu sem merecer e sofreu até morrer!
Foi por você também que Jesus mostrou amor!
Você
Eu queria mais tempo....

Chocante!!!

28 outubro 2006

Troca de mensagens por e-mail entre Marcos Grillo e eu a respeito da matéria abaixo:

São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2006

FOLHA DE SÃO PAULO

Principal ramo da Assembléia de Deus decide dar apoio a presidenciável tucano

FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Após dois meses de discussão, o principal ramo da Assembléia de Deus - maior igreja evangélica do país -decidiu apoiar Geraldo Alckmin (PSDB) para a Presidência da República.
O anúncio deverá acontecer em Brasília na semana que vem, segundo informou à reportagem um dos integrantes da cúpula política da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Em 2002, a
A igreja não quis falar oficialmente sobre o apoio porque aguarda o candidato confirmar a data da cerimônia. A idéia é levar à capital federal o presidente da convenção, José Wellington Bezerra da Costa, além de outros 46 representantes do principal ramo da igreja, cuja sede fica em São Paulo. Uma cartilha sobre o apoio será distribuída para os fiéis.
De acordo com o Censo de 2000, os seguidores da Assembléia de Deus somam 8,4 milhões de pessoas. A igreja diz que o número de fiéis já chega a 17 milhões, 70% deles seguidores das orientações da Convenção Geral. O segundo ramo mais importante da igreja, que tem sede no Rio, diz que não irá manifestar apoio a candidatos.
O fato de Alckmin ser um católico praticante, que fazia reuniões semanais com integrantes da Opus Dei -prelazia da Igreja Católica-,não é problema para obter apoio, dizem os pastores. O envolvimento do PT com escândalos de corrupção foi o que levou ao apoio a Alckmin, afirmam.
convenção apoiou o PSDB no segundo turno.A última pesquisa do Datafolha, no entanto, aponta que o esforço da igreja terá de ser grande. A maioria dos que se declaram evangélicos pentecostais (45%) -corrente da Assembléia- diz que votará em Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Irmão Marcos,

Eu não costumo colocar minhas opiniões para ninguém e quero logo lhe dizer que não voto em Lula, mas você não acredita ser perigoso demais para os "evangélicos" se colocarem de lado de uma disputa que não temos nada a ver com ela?

Meu irmão a história recente tem mostrado (vide Angola) que a Igreja de Cristo não pode se imiscuir nestes assuntos. Muito pelo contrário, devemos denunciar as mazelas da sociedade, os pecados do poder, e a corrupção dos homens (vide Jeremias).

Acho muito perigoso, estes líderes estarem "negociando" a consciência de seus fiéis em troca de algumas "ambulâncias" (vide Sanguessugas) e beneficios financeiros impublicáveis.

Mesmo porque o último parágrafo desta notícia informa-nos, (e parece que os líderes estão contra a maré) que o povo carismático (pentecostais) vai votar no LULA mesmo!

É por estas e outras que os ditos "evangélicos" em uma troca de regime, tendem a passar por sofrimento, perseguição e entram no cadinho do Senhor!

Quer uma opinião sincera, eu estou pedindo a Deus que venham uma perseguição para este Brasil, pois estou cansado (vide Pr. Ricardo Godim) destes "gospeis", destes "evangeliquês", desta falta de senso crítico, desta liderança interesseira, destes crentes que não temem nem tremem (vide o diabo, que também crê e treme), e principalmente deste alardeado avivamento (20% da nação é evangélica?) que não muda vidas e não protestam mais contra o pecado.

Na minha Bíblia pecado ainda é PECADO! e Eu protesto contra todo o tipo de pecado que a minha Bíblia diz...

Então, amado irmão, a Glória de Deus eu não darei a outro!

Márcio Melânia

­Prezado irmão Marcio,

Em primeiro lugar, como não temos "nada a ver" com a eleição presidencial? A Igreja não pode se omitir, irmão! Além dos inúmeros escândalos de corrupção que marcaram o governo Lula, o PT é o partido que mais tem se empenhado na defesa das causas "progressistas", como, por exemplo, a legalização do aborto e a criminalização da "homofobia" (em breve, qualquer pastor que pregar contra o homossexualismo poderá ser preso por "discriminação" ou "homofobia"!). Diante desse quadro, a Igreja deve ficar indiferente?

Posicionar-se contra o Lula/PT e apoiar o seu principal oponente não significa também "denunciar as mazelas da sociedade, os pecados do poder, e a corrupção dos homens"? A política não se faz apenas com teorias e discursos. São necessárias ações concretas.

Veja, irmão: se a Assembléia de Deus ou outras igrejas que eventualmente venham a apoiar o Geraldo Alckmin estivessem apenas "'negociando' a consciência de seus fiéis em troca de algumas 'ambulâncias' (vide Sanguessugas) e benefícios financeiros impublicáveis", tais igrejas deveriam, ao contrário, apoiar a reeleição do Lula, em cujo governo vicejou o esquema dos sanguessugas!

Irmão Marcio, eu penso que os evangélicos no Brasil, bem como os cristãos brasileiros em geral, estão profundamente enganados com relação ao Lula/PT. O PT é o principal partido de esquerda da América Latina, e tem por isso um papel crucial no avanço e na consolidação do socialismo no continente. Por isso, a reeleição do Lula tem uma importância decisiva para o futuro da AL. Não é à toa que Hugo Chávez, Evo Morales, Fidel e outros políticos socialistas do continente apóiam pública e entusiasticamente a reeleição do Lula.

Finalmente, se o povo cristão no Brasil soubesse quais são os reais planos do PT e da esquerda latino-americana, certamente não votariam em peso no Lula.

Por tudo isso é que considero ser nossa obrigação, enquanto cristãos, apontar para o perigo que a reeleição do Lula representa para o Brasil e para a América Latina como um todo. Mas talvez a Igreja no Brasil, e o povo brasileiro como um todo, estejam mesmo precisando de uma provação. É essa provação certamente virá, caso o Lula seja reeleito. Pode escrever.

Em Cristo,

Marcos Grillo

Meu irmão,

Realmente você não entendeu a minha colocação.
A Igreja de Cristo não tem nada ver com este mundo. ("Estamos no mundo mas não somos deste mundo") Não disse a você que sou Lula ou qualquer outro, mesmo porque todos eles são semelhantes. Se o querido irmão verificar nos anais de nossa história recente vai verificar que o PSDB de FHC e do "Chuchu" também tiveram seus escandalos que efetivamente nunca foram esclarecidos, ou irmão já se esqueceu da "pasta rosa", do "econômico" do "SIVAM" do "FAT" entre outros escândalos envolvendo o governo FHC?
Por isso que eu digo, não é votando e "obrigando" os crentes a votarem neste ou naquele candidato que teremos o problema do Brasil resolvido.
Este problemas de legalização do aborto, medidas contra a chamadas homofobia, e outras práticas são internacionais e o irmão talvez desconheça procedem da ONU e outros organismos internacionais que de fato estão já trabalhando para preparar o caminho para o anticristo. Mesmo que seja de direita extrema (ultradireita) o governo terá que atender as demandas internacionais para ficar "de bem" com o anticristo, ou você está esquecendo que isto já está traçado?
O que eu digo e repito é que a Igreja de Cristo, a Noiva, tem que estar preparada para a volta do Senhor e não é se imiscuindo em política que ela irá estar preparada, pois em toda a história da Igreja, nunca precisou dos governos para terem seus "desejos" e "pedidos" atendidos, pois o Senhor da Igreja é outro e não o governo.
Aliás, em toda a história bíblica os profetas sempre se posicionaram contra os governantes e a própria igreja sofreu perseguição do poder político. O conselho de Paulo é que oremos pelos governantes, pois eles são a ferramenta que Deus usa para lembrar a Igreja que ela tem quer pura, sem mácula, não envolvida com os problemas deste mundo.
Quero lhe informar que não sou apolítico, tenho minhas convicções, mas eu não as imponho a ninguém, nem quero convencer ninguém a seguir a minha ideologia.
Fique na Paz de Deus que excede todo o entendimento!

Marcio Melânia

Irmão Marcio,

É claro que houve corrupção antes do governo Lula, como é claro que continuará havendo depois do Lula. No entanto, os analistas sérios e independentes são unânimes em afirmar que nunca houve um esquema de corrupção tão grande quanto o que foi instalado pelo PT no governo Lula. Nunca a cúpula inteira de um partido foi destituída por denúncias de corrupção. Nunca 40 pessoas ligadas ao presidente e ao seu partido foram denunciadas pelo Procurador-Geral da República por "formação de quadrilha". Ademais, o que houve antes foram atos de corrupção individuais, ou seja, políticos desonestos que praticavam atos de corrupção em benefício próprio. No governo Lula, a coisa foi diferente. Foi o próprio partido do governo que levou a cabo um esquema de corrupção (tráfico de influência, desvio de dinheiro público e compra de votos) jamais visto no Brasil. Agora, é claro que, para os petistas e simpatizantes, é interessante dizer que "todos os políticos são iguais", que "o PT não fez nada que outros partidos já não tenham feito" etc.

Não se trata de "obrigar" ninguém a votar neste ou naquele candidato, e sim de mostrar o que significa votar pela continuidade do governo mais corrupto e imoral (ou amoral) da história do Brasil. É importante, sim, evitar a reeleição do Lula, por tudo que essa reeleição representará: a vitória da impunidade, da corrupção, da imoralidade (ou amoralidade), do princípio segundo o qual "os fins justificam os meios", da sem-vergonhice, da mentira etc., sem falar no que a reeleição do Lula representará para a esquerda latino-americana.

Sei que vêm da ONU as diretrizes no sentido da legalização do aborto, dos "direitos" dos homossexuais etc. Mas por isso devemos desistir de oferecer resistência a essas diretrizes? Devemos cruzar os braços e deixar o mal avançar sem freios? Se o sal não salgar, para que serve, se não para ser lançado fora?

O irmão sabe qual foi o papel da Igreja na ascensão do nazismo na Alemanha? Sabe que a omissão ou mesmo a conivência dos cristãos alemães foram decisivas para a ascensão de Hitler? Não estou dizendo que o Lula será o Hitler brasileiro, mas quero chamar a atenção para as conseqüências que a omissão da Igreja pode trazer para a vida do país. "Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz." (Lc. 11.33) Não podemos ficar escondidos em nossos templos, orando entre quatro paredes, enquanto a realidade à nossa volta degenera a passos largos. Ou Deus não quer agir no mundo por intermédio da Sua Igreja e dos cristãos? Como nós podemos ser sal e luz se ficarmos escondidos em nossas igrejas, indiferentes à realidade que nos cerca?

Irmão, não estou querendo "impor" minha visão a ninguém! Ademais, qualquer governo ou partido, seja ele o PT ou o PSDB, que se opuser à moral e fé cristã, deve ser repudiado pelos cristãos. Não estou dizendo que, se o Alckmin for eleito, a Igreja não precisará continuar a ser vigilante, como se tudo então passasse a ser um mar de rosas. Sabemos que o PSDB é um partido de centro-esquerda, uma esquerda light, e que por isso deveremos continuar de olho, prontos para denunciar aquilo que for errado à luz dos princípios cristãos. Não obstante, creio que a reeleição do Lula e a continuidade do PT no poder trarão sérios danos ao país. E isso até analistas políticos não-cristãos já têm previsto.

Finalmente, o irmão afirma não ser eleitor do Lula, mas é impossível não perceber, nas entrelinhas do seu e-mail, sua tendência à esquerda, pois tem sido típico dos esquerdistas defender a idéia de que "todos os políticos são semelhantes", de que, "no fim das contas, todos os políticos são desonestos em maior ou menor grau", de que "esquerda e direita são equivalentes" (e por isso a esquerda não seria pior nem traria mais riscos para os cristãos e para a democracia do que a direita, independentemente do que a história tem registrado, conforme Cuba, China, Coréia do Norte etc.). Ou seja, esse "indiferentismo", segundo o qual seria impossível discernir os bons dos maus, o pior do melhor, o moral do imoral, vem bem a calhar num momento em que o principal partido de esquerda no Brasil, que se consolidou com o discurso da "ética na política", ao chegar ao poder, implantou o maior e mais organizado esquema de corrupção jamais visto no Brasil, levando às últimas conseqüências o princípio de que os fins (isto é, a "justiça social", o socialismo) justificam os meios (roubo, mentira e até assassinato, vide casos Celso Daniel e Toninho do PT). Por isso, aos esquerdistas, sejam eles eleitores do Lula, da Heloísa Helena ou do Cristóvam Buarque, interessa dizer que a corrupção petista não tem nada a ver com o "ideal socialista", que assim permanece "imaculado". E também por isso, quando alguém chama a atenção para os perigos da esquerda no poder, logo os esquerdistas se levantam para dizer que "não é bem assim", que a corrupção sempre houve etc. (embora os esquerdistas no Brasil tenham passado décadas vendendo a idéia de que a corrupção era exclusividade da direita, e sendo a moral e a ética monopólio da esquerda!). Em suma, somente os esquerdistas (militantes ou simpatizantes) reagem quando demonstramos que, à luz da história, dos princípios cristãos e da Bíblia, a esquerda no poder sempre representa um perigo concreto para a democracia, para a liberdade e também para a Igreja. Basta olhar para o que aconteceu e tem acontecido aos cristãos nos países socialistas (URSS, Leste Europeu, Coréia do Norte, Cuba, China e outros). O irmão pode continuar acreditando que os cristãos não têm nada a ver com isso, que não devem se posicionar politicamente, e que o fato dos regimes socialistas invariavelmente perseguirem os cristãos, passando por cima da democracia e das liberdades individuais, não é um problema que reclame um posicionamento claro. Pode continuar acreditando que os cristãos devem ficar calados diante do avanço da implementação das diretrizes (i)morais oriundas da ONU (o irmão sabe o quanto os cristãos conservadores norte-americanos têm se posicionado contra essas diretrizes globalizantes da ONU? e sabe como os partidos de esquerda têm acolhido alegre e obedientemente essas diretrizes?). Mas eu não posso aceitar isso de cabeça baixa nem de braços cruzados. E muito menos ser cúmplice desse plano de "globalização" comandado pela ONU, ao qual os partidos de esquerda têm obedecido fielmente. O que tenho feito é pouco, mas é o que tenho podido fazer. Que Deus nos ajude.

Em Cristo,

Marcos

Meu irmão Marcos,

Paz e Graça que excedem...

Eu realmente por minha formação, poderia ser tachado de socialista ou de esquerdista. Não o sou. Sou economista e esta minha formação me dá uma visão de que as forças que conspiram contra os mais pobres vêm de capitalistas que desejam cada vez mais exercer o lucro como atividade imediata e final, independentemente das conseqüências. Ou você não concorda que aqueles que têm mais, mais querem? pelo menos o sábio Salomão diz isso: "estão em busca da vaidade!"
Mas, querido irmão, não é esta discussão que quero estabelecer, e sim alertar a todos que não é se posicionando a favor deste ou daquele candidato (porque aparenta ser melhor ou não) que a IGREJA (e não a Igreja Assembléia de Deus), vai ser mais respeitada, ter seus direitos e causas atendidas.
A minha preocupação é que está posição exacerbada gere nos políticos envolvidos expectativas de demandas permanentes e de busca (in)voluntárias para a satisfação de seus egos, causando à IGREJA uma dependência política a este ou àquele candidato, entendeu?
Mesmo que parece melhor aos nossos olhos o candidato Alckmin, Lula, Heloísa, e os demais, a posição da Igreja deve ser isenta.
A IGREJA deve sim, defender os valores do REINO. A IGREJA é espiritual. A IGREJA não é deste mundo. E por último a IGREJA deve exclusivamente dar GLÓRIA a DEUS. Somente a Ele a Glória!
E quanto a esta decisão dos líderes assembleianos: MISERICÓRDIA!!!

Márcio Melânia

Irmão Marcio,

Se o irmão não é socialista nem esquerdista, qual a razão desse discurso contra os "capitalistas"? O irmão parte do pressuposto de que o sofrimento dos pobres é causado fundamentalmente pelos capitalistas, como se tal pressuposto fosse um dogma. Ora, os países realmente capitalistas foram o que mais riqueza produziram e distribuíram entre os cidadãos, diminuindo assim a desigualdade social! Os países socialistas, ao contrário, na medida em que inibem a atividade produtiva, promovem apenas estagnação econômica e concentração de riqueza nas mãos da burocracia estatal, e os pobres mal têm o suficiente para a subsistência, sem possibilidade de acesso aos bens de consumo e de ascender na vida mediante o esforço individual. Essa é precisamente a realidade em Cuba, por exemplo, país que é considerado um "paraíso" pelos socialistas, mas que é o único "paraíso" do qual pessoas arriscam a vida para fugir (de preferência para os EUA, o "inferno" capitalista...). A economia de mercado e a livre iniciativa — pressupostos do sistema capitalista —, em vez de concentrar riqueza nas mãos de poucos (como acontece na burocracia partidária-estatal), produz mais riqueza e desenvolvimento, favorecendo o crescimento econômico e o progresso dos indivíduos e da sociedade como um todo. Basta ver que os melhores países para se viver são as democracias capitalistas, e que os EUA, maior democracia capitalista do mundo, são o país que mais recebe imigrantes no planeta.

Os cristãos não devem se posicionar politicamente para que a Igreja seja "mais respeitada" e tenha "seus direitos e causas atendidas". Isso seria uma postura mesquinha. Trata-se de adotar um posicionamento ético, moral e condizente com os princípios cristãos. Sei que o Reino de Jesus não é deste mundo, e justamente por isso defendo que a Igreja não deve confundir sua missão com "luta por justiça social" (como defende a teologia da libertação, de inspiração marxista). Mas, por outro lado, os cristãos não podem se omitir! Se um partido e/ou um candidato ameaça a democracia, a liberdade (veja o que acontece com os cristãos em Cuba e na China, por exemplo) e a moralidade (mensalão, defesa da legalização do aborto, ativismo gay etc.), como é claramente o caso do Lula/PT, os cristãos devem denunciar, não podem se calar!

Finalmente, quando eu escrevi "ô glória", não quis dar glória à Assembléia de Deus ou ao Geraldo Alckmin, apenas reproduzi um bordão comum no meio pentecostal!

Em Cristo,

Marcos Grillo

Irmão Marcos,

O discurso não foi contra os capitalistas. Foi contra a exploração. Entendo que a maioria dos exploradores, são de fato capitalistas. Como também temos exploração socialista também, eu reconheço isso. Não defendo nenhum destes regimes que existem ai pelo mundo, pois são baseados em definições e ideologias humanas, desprovidas da graça e do amor de Deus, por isso disse não ser socialista nem esquerdista, pois o irmão está me tomando por um Petista enrustido e eu não o sou.
Estou tentando desde o início deste nosso "papo" levar a conversa para o diálogo espiritual, somente isso. E nesse diálogo, o papel da igreja é outro e não estar deste ou daquele lado. Compreendeu?

Irmão Marcio,

Eu não tenho tido nenhuma dificuldade em compreender o que irmão tem escrito. O fato de eu discordar do irmão não significa que não esteja compreendendo os seus argumentos.

O sistema capitalista não é perverso em si. Perversos são os indivíduos que são movidos pela ganância e pelo egoísmo. Sendo assim, não cabe condenar o sistema capitalista, e sim os maus indivíduos, que também existem no socialismo.

A Igreja não deve ficar do lado deste ou daquele partido, desta ou daquela ideologia, mas deve se posicionar clara e firmemente contra as ameaças à democracia, à liberdade, à dignidade humana e aos princípios cristãos. E tal posicionamento não deve se dar somente nos púlpitos e dentro da igreja, mas também deve ser público ("Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz." Lc. 11.33). Se os bons se omitem, os maus avançam. Se um candidato ou um partido representam essa ameaça, cabe aos cristãos denunciá-lo, e não se omitirem. O governo Lula/PT é imoral tanto do ponto de vista da corrupção quanto do ponto de vista ético e moral (defende a legalização do aborto, os "direitos" dos homossexuais etc.). Por isso não deve ter o voto de nenhum cristão.

Marcos Grillo

Meu caro irmão Marcos,

Tem sido um prazer dialogar com o irmão, sem nem mesmo nos conhecermos direito. Não estou confrontando o irmão nem a nível ideológico, apenas não gostei e daí o meu PROTESTO quando o irmão enviou a notícia e comentou Ô Glória! Como de fato não sou evangélico nem gospel, nem muito menos apolítico, me manifestei sob forma de protesto! Pois sou PROTESTANTE, reformado e calvinista, porisso que disse em uma de nossas conversas que não era de esquerda, nem socialista. De fato eu sou capitalista, gosto da idéia do lucro, mas não como finalidade em si mesmo, e talvez ai a diferença de nossos pensamentos.
Contudo, causa-me lembrar qu a perseguição aos cristãos da China, da Coréia do Norte e de outros paises anteriormente cristãos, inclusive a citada Cuba, deve-se ao fato dos cristãos TOMAREM posição contra ou a favor deste ou daquele PARTIDO.
Que nós queiramos ou não, o irmão pode anotar, muito em breve teremos uma perseguiçãozinha em nosso país às Igrejas. Simplesmente causada por evangélicos tipo estes que os crentes ajudaram a eleger e que em sua grande maioria estão envolvidos com ambulâncias superfaturadas, e outras práticas execráveis de natureza escandalosa e nojenta!
Que o irmão fique na Paz, na Graça e no Amor que só o Altíssimo pode conceder, mesmo porque espero ir para o céu onde o irmão deseja ir também e lá então com certeza não teremos estas discussões bobas e inverossímeis.
Deus o abençoe.

Márcio Melânia

Prezado irmão Marcio,

Eu nasci e me criei no presbiterianismo. Fui batizado e fiz profissão de fé na IPB, onde permaneci até minha primeira adolescência (meus pais são membros da IPB até hoje). Depois, até os 20, 21 anos, freqüentei uma igreja pentecostal, por isso minha referência à expressão "ô glória". Hoje, sou membro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (desde 2002). Não tenho preconceito quanto aos pentecostais e neopentecostais, pois acredito que entre eles também há os bons e os maus. Caberá a Deus separar o joio do trigo. Há muita gente boa e temente a Deus nas igrejas (neo)pentecostais!

Eu também não defendo o lucro como "finalidade em si mesmo"! Nesse ponto, não há nenhuma diferença entre nós. O que defendo é a economia de mercado e a livre iniciativa, bem como as liberdades e os direitos individuais, ao contrário dos socialistas, que defendem uma forte intervenção do Estado na economia (o que fatalmente inibe o desenvolvimento econômico e favorece a corrupção, pelo aumento da burocracia e pelo inchaço da máquina estatal) e relativizam liberdades e os direitos individuais em nome da "revolução".

Discordo do irmão quando diz que "a perseguição aos cristãos da China, da Coréia do Norte e de outros países anteriormente cristãos, inclusive a citada Cuba, deve-se ao fato dos cristãos TOMAREM posição contra ou a favor deste ou daquele PARTIDO". Na realidade, os governos comunistas não permitem que as pessoas se reúnam livremente por temerem que essas reuniões favoreçam o desenvolvimento do senso crítico e a liberdade de opinião, o que colocaria em risco a "revolução". E o simples fato dos cristãos reclamarem por mais liberdade de reunião e de expressão é suficiente para os governos socialistas os perseguirem e, em muitos casos, prenderem-nos, como aconteceu, por exemplo, com Watchman Nee. Agora, pelo que o irmão sugere, se os cristãos chineses ou cubanos ficassem "de bico fechado", ou seja, se não fizessem nenhuma crítica nem denúncia contra o governo, não seriam perseguidos, o que é um absurdo! Imagine se os profetas do Antigo Testamento vivessem na China ou em Cuba hoje em dia! Teriam que ficar calados?

Por fim, não acho que nossos e-mails possam ser resumidos a "discussões bobas e inverossímeis". Pelo contrário, é o futuro do país que está em jogo. E não me parece que isso seja algo "bobo".

Em Cristo,

Marcos Grillo

PERSONAL SPIRITUAL: NOVO GURU GOSPEL

A polêmica sobre títulos eclesiásticos pode piorar ainda mais. Pois se você acha que pastor, presbítero, diácono, bispo, profeta, missionário, apóstolo é muito título, prepare-se pois tem um novo profissional na praça: o personal spiritual. Mas é bom a plebe não se entusiasmar, pois o profissional da espiritualidade não é para qualquer bico. Apenas para almas necessitadas e abastadas. Em português claro: só para quem pode pagar. É uma categoria apenas para celebridades, ricos, famosos, emergentes, vips. Se você não estiver nesta lista, acomode-se com seu pastorzinho simples que tem uma igreja inteira para cuidar. I´m sorry, periferia!
O tipo não é brincadeira. Tem gente distribuindo cartão de visita com seu ilustre nome e abaixo com a singela designação de profissional da espiritualidade. Com tanto vidente, mistagogo, guru, profeta e charlatão na praça a concorrência vai aumentar.
Espiritualidade prêt-à--porter. Ele ora com você, lê a Bíblia com você, intercede com você, discerne o mundo espiritual com você, medita com você, mas principalmente, ora, lê a Bíblia, medita, discerne e medita POR você – afinal, ele é pago para isto! Acabou aquele tempo desperdiçado em procurar versículo bíblico para seu deleite espiritual. Os textos escolhidos são a sua cara.
Ele fica à sua disposição qualquer dia e hora e está pronto para qualquer eventualidade. Se você precisa de apoio, ele dá; palavra de incentivo, ele profere; de um texto encorajador, ele encontra; de uma oração especial e forte, ele faz; de um alívio para o stress, ele providencia; de uma exortação dura... quanto você está pagando mesmo? Afinal, agora você não precisa perder tempo com oração, meditação da Palavra. Você paga alguém para fazer isto, enquanto ocupa seu preciso tempo no spa, no golfe, recebendo e enviando emails, acompanhando os resultados da bolsa de valores. Ele fica com as obrigações e você com as liberações. Se não funcionar, no próximo Culto dos Empresários você contrata outro.
Pai-de-santo-gospel. Como ele tem muito mais poder/axé, está muito mais aparelhado na guerra espiritual/demanda, tem muito mais habilidade na oração/oferenda, tem muito mais cacife na intercessão/despacho, tem muito mais fé/magia, e tem mais força espiritual/ebó. Ele é a pessoa/guia mais indicada. Quanto mais caro, maior sua força. Com disse Maquiavel, “os príncipes sabem por quanto são vendidos”.
Isto lhe parece absurdo ou algo como o fim dos tempos? Relaxe, o livro de Eclesiastes diz que não há nada de novo na terra. Afinal, esta sempre foi a função da feitiçaria: manipulação e intermediação divina. Ou tentativa de. Não sei por que me lembrei do episódio de um grupo de profetas de aluguel que um canalha de um rei mantinha para lhes falar coisas boas, enquanto o profeta de Deus estava preso. Coincidência, não? Os profetas de aluguel - que, modernamente, poderíamos chamar de personal spiritual – sempre viveram nababescamente desfrutando das riquezas dos palácios.
Nossa capacidade de deslumbramento com qualquer balangandã com pedigree made in EUA é infinda. Afinal estamos no apogeu do gospel. (E eu escrevendo num site...).Mas alguém precisa pagar royalty para Eva, no Paraíso, pois ela foi a primeira a ter seu personal spiritual.

Gedeon Freire de Alencar, é mestre em ciências da religião e atualmente é diretor pedagógico do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos - SP – email: icecsp@betesda.com.br

A Bíblia

“O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso que Deus preparou para aqueles que o amam”
1º Coríntios 2:9

Milhares de pessoas querem explicar a Bíblia baseadas em passagens insignificantes e esquecem de analisá-la num único contexto, que as profecias foram concretizadas, que Cristo veio, morreu e ressuscitou e isto querendo ou não aqueles que não querem aceitar, é fato, foi provado e continua sendo provado,o que a ciência mais quer nestes séculos e séculos é provar que a bíblia é uma farsa, mas, por mais que o tempo passa, mais o reino do Senhor Jesus aumenta, mais provas são afirmadas que a bíblia é verdadeira e isto são fatos e contra fatos não há argumentos, e os milagres do passado e atuais? São milhares de milagres que a ciência humana jamais irá realizar, nem explicar ser obra do homem, mas sim, a mão do criador.
Centenas de livros já foram escritos sobre as evidências da inspiração divina da Bíblia. Estas evidências são muitas e variadas. Infelizmente, esses livros não são tão lidos atualmente o quanto seria desejável. Na verdade, a maioria das pessoas que questionam a veracidade da Bíblia nunca a leram! Estas pessoas tendem a aceitar a crença popular de que a Bíblia está cheia de erros e que não é mais importante em nosso mundo moderno.
Entretanto, os escritores da Bíblia afirmam repetidas vezes que eles estavam transmitindo a própria Palavra de Deus: infalível e tendo autoridade em si própria no mais alto grau possível. Este é uma afirmação muito forte para um escritor e se os cerca de quarenta homens que escreveram as Escrituras estavam errados em fazê-la, então eles estavam ou mentindo, ou eram loucos, ou as duas coisas.
Mas, por outro lado, se o maior e mais influente livro de todas as épocas - um livro que contém a mais bela literatura e o mais perfeito código moral já imaginado - foi escrito por um bando de fanáticos, então há alguma esperança de encontrar sentido e propósito neste mundo?
Se alguém investigar seriamente as evidências bíblicas, esta pessoa irá descobrir que a afirmação de ser divinamente inspirada (declarada cerca de 3000 vezes na Bíblia de diversas formas) é amplamente justificada.

Profecias cumpridas

Uma das mais incríveis evidências para a inspiração divina da Bíblia são as profecias que se cumpriram. Centenas de profecias feitas na Bíblia vieram a se cumprir até o último detalhe. E a maioria delas foi cumprida quando o seu escritor já havia morrido.
Por exemplo: Em cerca de 538 AC (Daniel 9:24-27), Daniel, o profeta, predisse que Jesus viria como o Salvador e Príncipe prometido para Israel exatamente 483 anos depois que o imperador persa desse aos judeus permissão para reconstruir a cidade de Jerusalém que estava em ruínas nesta época. Essa profecia foi clara e definitivamente cumprida no tempo exato.
A Bíblia também contém uma grande quantidade de profecias tratando de nações e cidades específicas ao longo da história, todas as quais foram literalmente cumpridas. Mais de 300 profecias foram cumpridas pelo próprio Jesus Cristo durante a sua primeira vinda. Outras profecias lidam a difusão do Cristianismo pelo mundo, falsas religiões e muitos outros assuntos.
Não há outro livro, antigo ou moderno, como a Bíblia. As profecias vagas e geralmente errôneas, feitas por pessoas como Jeanne Dixon, Nostradamus, Edgar Cayce e outros como eles, não podem, nem de longe, serem colocadas na mesma categoria das profecias bíblicas. Nem outros livros religiosos como o Alcorão, os escritos de Confúcio e literatura religiosa similar. Somente a Bíblia manifesta esta evidência profética e ela a faz em uma escala tão gigantesca que torna absurda qualquer outra explicação que não a sua inspiração divina.

Uma acurácia histórica única

A acurácia histórica das Escrituras é também uma classe de evidências por si só, infinitamente superior aos registros escritos deixados pelo Egisto, Assíria e outras nações antigas. As confirmações arqueológicas do registro bíblico são quase inumeráveis. O Dr. Nelson Glueck, a maior autoridade em arqueologia israelita, disse:

"Nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse qualquer referência bíblica. Dezenas de achados arqueológicos foram feitos que confirmam em exato detalhe as declarações históricas feitas pela Bíblia. E, da mesma maneira, uma avaliação própria de descrições bíblicas tem geralmente levado a fascinantes descobertas no campo da arqueologia moderna."

Acurácia científica

Uma outra espantosa evidência da inspiração divina da Bíblia é o fato de que muitos princípios da ciência moderna foram registrados como fatos da natureza na Bíblia muito antes que qualquer cientista os confirmasse experimentalmente. Uma amostra destes fatos inclui:

 A redondeza da terra (Isaías 40:22)
 A quase infinita extensão do universo (Isaías 55:9)
 A lei da conservação de massa e energia (II Pedro 3:7)
 O ciclo hidrológico (Eclesiastes 1:7)
 O vasto número de estrelas (Jeremias 33:22) A lei do aumento da entropia (Salmo 102:25-27)
 A suma importância do sangue para a vida (Levítico 17:11)
 A circulação atmosférica (Eclesiastes 1:6)
 O campo gravitacional (Jó 26:7) e muitos outros

Estes fatos obviamente não são declarados no jargão da ciência moderna, mas em termos da experiência básica no homem no dia-a-dia. Ainda assim, eles estão completamente de acordo com os fatos modernos da ciência.
É significativo também que nenhum erro jamais foi demonstrado na Bíblia, seja em ciência, história ou qualquer outro assunto. Muitos erros foram de fato declarados, mas eruditos bíblicos conservadores sempre foram capazes de encontrar soluções para esses problemas.

Estrutura única

A incrível estrutura da Bíblia deve ser colocada em perspectiva também. Embora ela seja uma coleção de 66 livros, escritos por cerca de quarenta homens ao longo de um período de cerca de 2000 anos, a Bíblia ainda assim é um só Livro, em perfeita unidade e consistência.
Os escritores individuais, na época em que escreviam, não tinham idéia de que, eventualmente, seus escritos seriam incorporados em um só livro. Entretanto, cada um desses escritos individuais preenche perfeitamente o seu lugar e serve a um único propósito. Qualquer pessoa que estude diligentemente a Bíblia irá encontrar padrões estruturais e matemáticos cuidadosamente bordados em seu tecido com uma simetria que não são passíveis de explicação através do acaso ou coincidência.
E o tema que a Bíblia desenvolve consistente e grandiosamente de Genêsis ao Apocalipse é o majestoso trabalho de Deus na criação do universo e a redenção de todas as coisas através de seu único filho, o Senhor Jesus Cristo.

O efeito único da Bíblia

A Bíblia também é única em seu efeito sobre homens em individual e sobre a história das nações. Ela é o livro mais vendido de todas as épocas, tocando corações e mentes, amada por pelo menos uma pessoa em qualquer raça, nação ou tribo para a qual foi levada. Ricos ou pobres, educados ou simples, reis ou plebeus, homens de qualquer origem ou modo de vida já forma atingidos por esse livro. Nenhum outro livro jamais teve tal apelo universal ou produziu efeitos tão duradouros.
Uma evidência final de que a Bíblia é verdadeira é o testemunho dos que acreditaram nela. Multidões de pessoas, no passado e no presente, descobriram por experiência própria que suas promessas são verdadeiras, seu conselho é confiável, seus comandos e restrições são sábios e que sua maravilhosa mensagem de salvação vai ao encontro de qualquer necessidade para todo o tempo e eternidade.

21 outubro 2006

Makiã Tira Tumor da Cabeça de uma Mulher




Atenção!!!

Se você não suporta ver algumas cenas fortes, é melhor não ver...

Apesar de que, acredito que isto é obra de um ilusionista de primeira!

Ah! Deixe sua opinião: Afinal, Makiã é ilusionista ou não?

Use o Comments logo ai embaixo. É só clicar e escrever seu comentário!
Casa Favorita

Filhos Do Homem

Cristiano A. Batiston

Eu quero ser Tua casa favorita, quero ser o teu altar
Encontra em mim oh! Deus, algo de valor
Quero atrair tua presença
Por Tua misericórdia, Deus de Israel
Enche o templo com Tua glória
Restaura a casa caída de Davi
Pra que os povos saibam que há um Deus em Israel,

Eu quero ser o lugar onde você gosta de estar
Eu quero ser Tua casa favorita, quero ser o Teu
altar.
Quem eu sou? Quem Tu és?
Quem tu queres que eu seja?

19 outubro 2006

Venda de indulgências, Banho de descarrego... Farinha do mesmo saco...

Renato Vargens

Em 31 de outubro de 1517, o monge alemão, Martinho Lutero afixou às portas do castelo de Wittenberg, as suas 95 teses denunciando as indulgências e os excessos da Igreja Católica, dando inicio a Reforma Protestante.

Quase quinhentos anos depois, a igreja dita evangélica, experimenta em seus arraiais as mais estranhas doutrinas, o que com absoluta certeza faria com que o reformador alemão ficasse de rosto ruborizado.

Igrejas como a Universal do Reino de Deus, nos últimos anos tem propalado heresias das mais estapafúrdias, comercializando em seus cultos, objetos mágicos, utensílios ungidos, dentre outras coisas mais, como podemos ver no link abaixo.


http://www.youtube.com/watch?v=Tri2z4gFfzQ&mode=related&search


Como já havia falado no meu artigo “Fala Sério, era só o que faltava”, não agüento mais a efervescência da graça barata, o mercantilismo gospel, a banalização da fé. Não suporto mais as loucuras e os atos proféticos feitos em nome de Deus, nem tampouco o aparecimento das mais diversas unções em nossos arraiais; isso sem falar da hieraquirzação do reino, onde apostolos, paiostolos, principes e reis têm oprimido substancialmente o povo do Senhor.

Prezado leitor, ser protestante, não é somente se identificar com o protesto feito pelos reformadores contra a corrupção eclesiástica e o falso ensinamento católico do século XVI; é muito mais do que isso. Ser protestante, é viver debaixo de um avivamento integral, é resgatar os valores indispensáveis a fé bíblica através da Palavra, é proclamar incondicionalmente a mensagem da graça de Deus em Cristo Jesus.

Como diz José Barbosa Junior, em seu artigo, “95 Teses para a Igreja de Hoje”, “o lema Eclésia reformata, semper reformanda, deveria estar sempre ressoando em nossos ouvidos e corações, desafiando-nos à responsabilidade de continuamente caminharmos segundo a Palavra, sem nos deixarmos levar por ventos de doutrinas e movimentos que tentam transformar a Igreja de Cristo, num circo eclesiástico, nas mãos de líderes inescrupulosos, que manipulam o povo ao seu bel prazer, tudo isso em nome de Deus!”


Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria.

Renato Vargens
http://renatovargens.blogspot.com/

16 outubro 2006

Halloween, a História

"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6.12).

Meus filhos teens estudam no melhor curso de inglês da cidade e todo ano é a mesma história: ao término da última aula do mês de outubro, os professores relembram a todos os alunos para participarem da festa de Halloween a ser realizada na noite de 31 de outubro. "Happy Halloween, class!" ("Feliz Halloween, turma!"), conclui o entusiasmado professor.

Anteriormente a festividade era realizada no auditório, mas no ano passado foi no prédio anexo. Uma semana antes do Halloween o mesmo transformou-se em uma casa mal-assombrada, que ficou coberta de plásticos e tecidos pretos e por vários desenhos escabrosos que lhe davam um aspecto de terror.

Será que Halloween é realmente uma festa feliz ("happy")? Ou será que há ocultismo da pesada nas suas origens? Será que essa festa envolve celebrações fúnebres, consultas aos mortos, louvor à "divindade" da morte e negociatas com entidades do mundo tenebroso? Será que é um evento tão ingênuo como se diz?

A origem do Halloween

O calendário da bruxaria resume-se no relacionamento da "Grande Deusa" (representada pela Lua e que nunca morre) com seu filho, o "Deus Chifrudo" (representado pelo Sol e que a cada ano nasce no dia 22 de dezembro e morre no dia 31 de outubro). Na roda do ano wicca (bruxaria moderna), o dia 31 de outubro é o grande sabá (festa) de Samhain (pronuncia-se "sou-en"). Nessa época tudo já floresceu e está perecendo ou adormecendo (no Hemisfério Norte): "O sol se debilita e o deus está à morte. Oportunamente, chega o ano novo da wicca, corporificando a fé de que toda morte traz o renascimento através da deusa."

O que é Samhain? É uma palavra de origem celta para designar "O Senhor da Morte". Os celtas dedicavam esse último dia de outubro para celebrar a "Festa dos Mortos".

Alto lá! Então, os professores de inglês, ao desejarem um "Happy Halloween!", estão, na verdade, desejando um "feliz" Samhain? Ou seja, uma "feliz" festa dos mortos? Um "feliz" ano novo da bruxaria? Um "feliz" dia da morte do "Deus Chifrudo"?

Se todo esse pacote é oriundo da religião celta e foi incorporado às doutrinas da bruxaria moderna, então precisamos conhecer mais sobre os celtas.

Os celtas e o culto aos mortos

O que hoje chamamos de Halloween era o festival celta de Samhain, o "Deus dos Mortos".

É possível rastrear as origens das tribos celtas até a cultura de Túmulos da Idade do Bronze, que atingiu o seu apogeu por volta de 1200 a.C. Contudo, os celtas não figuram como povo distinto e identificável até a época do período de Hallstatt (dos séculos VII a VI a.C.).

Durante o período de Hallstatt, os celtas espalharam-se pela Grã-Bretanha, Espanha e França. O ano novo deles começava no dia 1º de novembro. O festival iniciado na noite anterior homenageava Samhain, "O Senhor da Morte". Essa celebração marcava o início da estação de frio (no Hemisfério Norte), com menos períodos de sol e mais períodos de escuridão.

Os celtas acreditavam que durante as festividades de Samhain, os espíritos dos seus ancestrais sairiam dos campos gelados e dos túmulos para visitar suas casas e cabanas aquecidas. Os celtas criam que teriam de ser muito receptivos e agradáveis para com os espíritos, pois os bons espíritos supostamente protegeriam suas casas contra os maus espíritos durante aqueles meses de inverno.

Os celtas tinham medo do Samhain. Para agradar-lhe, os druidas, que eram os sacerdotes celtas, realizavam rituais macabros. Fogueiras (feitas de carvalhos por acreditarem ser essa uma árvore sagrada) eram acessas e sacrifícios eram feitos em homenagem aos deuses. Criminosos, prisioneiros e animais eram queimados vivos em oferenda às divindades.

Os druidas criam que essa era a noite mais propícia para fazer previsões e adivinhações sobre o futuro. Essa era a única noite do ano onde a ajuda do "Senhor da Morte" era invocada para tais propósitos.

Um dos rituais para desvendar o futuro consistia da observação dos restos mortais dos animais e das pessoas sacrificadas. O formato do fígado do morto, em especial, era estudado para se fazer prognósticos acerca do novo ano que se iniciava. Essa prática ocultista aparece no Antigo Testamento sendo realizada pelo rei da Babilônia: "Porque o rei da Babilônia pára na encruzilhada, na entrada dos dois caminhos, para consultar os oráculos: sacode as flechas, interroga os ídolos do lar, examina o fígado" (Ezequiel 21.21).

Oh! Então, quando os professores de inglês desejam "Happy Halloween!" à classe, estão indiretamente desejando que seus educandos façam negociatas com espíritos do mundo sobrenatural que supostamente controlam os processos da natureza. E mais: que seus pupilos apazigúem e acalmem os espíritos maus, pedindo proteção aos espíritos bons durante aquele novo ano.

Os principais símbolos do Halloween

Com a migração dos ingleses, e especialmente dos irlandeses, para os Estados Unidos, no século XIX, Halloween foi pouco a pouco tornando-se popular na América.

a) "The Jack O’Lantern" (A Lanterna de Jack)

Esse é o nome daquela abóbora (jerimum, no Norte e Nordeste) esculpida com uma face demoníaca e iluminada por dentro.

Conta-se uma história de que Jack era um irlandês, todo errado, que gostava de aprontar com todo mundo e chegou a enganar até o próprio Satanás. Quando Jack morreu, não foi permitida sua entrada no céu, nem no inferno. Satanás jogou para ele uma vela para iluminar seu caminho pela terra. Jack acendeu a vela e a colocou dentro de um nabo, fazendo uma lanterna para si.

Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontram uma carência de nabos e uma abundância de abóboras. Para manter a tradição durante o Halloween, passaram a utilizar abóboras no lugar de nabos.

b) "Apple-ducking [bobbing for apples]" (maçãs boiando)

Esse é o nome de um ritual que foi incorporado às celebrações de Halloween depois que os celtas foram dominados pelos romanos. É uma homenagem a Pomona, a deusa dos frutos e das árvores, que era louvada na época da colheita (novembro). Os antigos geralmente a desenhavam sentada em uma cesta com frutos e flores. A maçã era uma fruta sagrada para a deusa.

Maçãs ficavam boiando em um barril com água, enquanto as pessoas mergulhavam seu rosto nela tentando segurá-las com os dentes. Depois faziam adivinhações sobre o futuro, com base no formato da mordida.

c) "Trick or Treat" (Travessura ou Trato)

Dos 15 aos 19 anos de idade vivi nos estados de Indiana e do Tennessee vendo a mesma cena se repetir várias vezes na noite de 31 de outubro. Crianças da vizinhança, fantasiadas de vários monstros, batiam à porta e, ao abrirmos, elas nos indagavam: – "Trick or Treat?".

Se respondêssemos "trick!", elas iniciavam uma série de travessuras como sujar a grama em frente da casa com papéis e lixo, jogar ovos no terraço, além de saírem gritando ofensas ingênuas. Respondendo "treat!", nós lhes dávamos alguns confeitos e elas saíam contentes e felizes em direção à próxima casa.

O que não sabíamos naquela ocasião, mas sei agora, é que aquelas criancinhas simbolizavam os espíritos dos mortos que supostamente vagueavam naquela noite procurando realizar maldades (travessuras) ou em busca de bom acolhimento (bons tratos). Os celtas deixavam comidas do lado de fora das casas para agradar os espíritos que passavam. Ao recebermos aquelas criancinhas ingênuas nas nossas casas, estávamos simbolicamente realizando negociatas com principados e potestades do mundo tenebroso, da mesma forma que os celtas faziam na Antigüidade.

Algumas pessoas afirmam que a tradição de "trick or treat" não retrocede aos celtas, sendo mais recente, introduzida pela Igreja Católica européia no século IX. Na noite anterior ao "Dia de Todos os Santos" (1º de novembro) alguns mendigos iam de porta em porta solicitando "soul cakes" (bolos das almas) em troca de rezas pelas almas dos finados daquela família. Quanto mais bolos recebiam, mais rezas faziam.

A Igreja Católica passa a chamar a festa de Hallowe’en

Como uma festividade pagã em honra ao "Senhor da Morte" e celebrada em memória à morte do "Deus Chifrudo" foi se infiltrar na Igreja Católica Romana?

Em 43 d.C., os romanos dominaram os celtas e governaram sobre a Grã-Bretanha por cerca de 400 anos. Assim, os conquistadores passaram a conviver com os rituais dos celtas.

Durante séculos, a Igreja Católica Romana celebrava "O Dia de Todos os Mártires" em 13 de maio. O papa Gregório III (papado de 731-741), porém, dedicou a Capela de São Pedro, em Roma, a "todos os santos" no dia 1º de novembro. Assim, em 837, o papa Gregório IV introduziu a festa de "Todos os Santos" no calendário romano, tornando universal a sua celebração em 1º de novembro. A partir de então deixou-se de celebrar o "Dia dos Mártires" em maio.

Na Inglaterra medieval esse festival católico ficou conhecido como "All Hallows Day" ("Dia de Todos os Santos"). A noite anterior ao 1º de novembro era chamada "Hallows Evening", abreviada "Hallows’ Eve" e, posteriormente, "Hallowe’en".

Mais de um século após instituir o "Dia de Todos os Santos", a Igreja Católica, através da sua Abadia de Cluny, na França, determinou que o melhor dia para se comemorar o "Dia dos Mortos" era logo após o "Dia de Todos os Santos". Assim, ficou estabelecido o "Dia de Finados" no dia 2 de novembro.

Para a Igreja Católica, a noite de "Hallowe’en", o "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados" são uma só seqüência e celebram coisas parecidas – a honra e a alma dos mortos! O catolicismo tenta fazer o "cristianismo" e o paganismo andarem de mãos dadas!

Conclusão

Meus queridos professores de inglês, o que há de tão "happy" no Halloween? Onde está a suposta felicidade transmitida pela festa de Samhain? Pessoalmente, não consigo enxergar nada além de trevas espirituais.

Para quem não sente prazer com o sofrimento, "divertida" é uma palavra pouco apropriada para descrever a festa de Samhain, marcada pela angústia, pelo medo, pela depressão, além das piores crueldades e contatos com um mundo espiritualmente tenebroso. Nem os celtas simpatizavam com a festa de Samhain.

O Halloween é uma algolagnia* que leva as crianças a se familiarizarem com o sadismo cândido da infância e desperta o que existe de pior dentro de cada adolescente. É o avesso das relações sociais equilibradas! É a fusão com a distorção de valores do mundo cão, onde seus participantes tornam-se vítimas espiritualmente impotentes!

O profeta Isaías nos adverte: "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva" (Isaías 8.19-20). Meu querido leitor, a opção é sua: consultar aqueles que tagarelam e consultam mortos e adivinhos ou confiar no que diz a Lei do Senhor.

A Bíblia é clara na opção que devemos seguir: "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus" (Deuteronômio 18.10-13).

Estamos vivendo em tempos de perversão coletiva, onde a face enganosa de Satanás se manifesta algumas vezes de forma descarada, mas muitas vezes sutilmente e camuflada por trás de um ingênuo "Happy Halloween!". Que Deus nos livre do mal. Amém.

Dr. Samuel Fernandes Magalhães Costa
Fonte: chamada.com br

Halloween II

No dia 31 de outubro muitas pessoas irão participar de festas de "Halloween", popularmente chamado de "Dia das Bruxas" no Brasil. Mas essa festa aparentemente inocente tem estreita ligação com práticas ocultistas, mesmo que muitos não percebam isso.

Sua origem data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao "senhor da morte" em 31 de outubro. Isso acontecia na cerimônia "Samhain" durante o festival de inverno, na qual eram oferecidos sacrifícios humanos. Essa prática ancestral foi sofrendo alterações com o passar do tempo. A Igreja Católica posteriormente tentou cristianizar o "Samhain ", declarando o 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados.

Nos Estados Unidos essa festa é muito comum e tem forte apelo comercial, sendo também tema de vários filmes de horror. A imagem de crianças vestidas com fantasias "engraçadinhas" de bruxas, fantasmas e duendes, pedindo por doces e dizendo "gostosuras ou travessuras". Há algum tempo, o Brasil tem se deixado influenciar por muitos aspectos que não fazem parte de sua cultura e tem celebrado essa festa em escolas, clubes e até em shopping centers.

Diante dessa realidade, devemos nos questionar: Halloween está relacionado às práticas ocultistas modernas?

Mesmo que hoje em dia Halloween seja comemorado de uma maneira inocente por muitos jovens, ele é levado a sério pela maioria das bruxas, membros do movimento neo-pagão e ocultistas em geral. Antes de continuarmos, devemos destacar que a associação histórica e contemporânea do Halloween com o ocultismo causou uma espécie de "efeito híbrido" na maior parte da sociedade, de modo que a comemoração do Halloween não é, necessariamente, uma prática totalmente inocente. Ao ler vários relatos sobre o Halloween, pode-se ficar impressionado com o grande número de práticas de superstições e de adivinhação envolvidas com ele. Algumas das superstições e todas as práticas estão relacionadas com o ocultismo.

É preocupante o quanto às superstições podem controlar ou dirigir a vida de uma pessoa de maneiras terríveis. Mais ainda, as verdadeiras práticas de adivinhação sempre trazem conseqüências. Na verdade, desde as décadas finais do século dezenove, o Halloween tem sido lembrado como um período "para se usar amuletos, lançar maldições e se fazer adivinhações". Como já dissemos, isso está relacionado aos antigos druidas, pois o "Samhain" marcava o início de ano novo, o que resultou num interesse em adivinhações e previsões sobre o que o próximo ano traria.

No Halloween se cria (e ainda á assim em certos lugares) que seguir um ritual em particular pode fazer com que a imagem do seu futuro cônjuge apareça atrás de você: "Muitas crenças surgiram sobre como invocar a imagem do futuro esposo ou esposa de alguém. As garotas criam que caso alguém ficasse diante do espelho, comendo uma maçã, à meia-noite, a imagem de seu futuro esposo apareceria de repente diante dela. Se nenhuma imagem aparecesse, isso significava que a garota ficaria solteirona".

No sul dos Estados Unidos há um costume baseado na crença dos druidas de que o desespero de uma vítima de sacrifício humano podia revelar previsões para o futuro. "Punha-se fogo numa tigela com álcool, e atirava-se no fogo ‘oferendas’ tais como figos, cascas de laranja, passas, castanhas e tâmaras envoltas em papel alumínio. A garota que tirasse a melhor das oferendas do meio do fogo iria conhecer seu futuro esposo dentro de um ano".

A preocupação com tais atividades pode ser vista na seguinte declaração do Livro Americano dos Dias (American Book of Days): "Vários meios de adivinhação do futuro eram usados no Halloween e os resultados eram aceitos com toda seriedade". Em outras palavras, quando estamos lidando com tentativas sérias de adivinhar o futuro – seja em relação ao futuro em geral, ao futuro cônjuge, ou sobre a vida e a morte - as conseqüências na vida das pessoas podem ser muito maiores do que simples brincadeiras.

Hoje em dia outras práticas ocultistas estão presentes no Halloween. Em New Orleans o "Museu do Vodu apresenta normalmente um ritual de Halloween no qual as pessoas podem ver rituais de vodu reais". Na cidade de Salem, estado de Massachusetts, um festival de Halloween acontece de 13 a 31 de outubro incluindo uma mostra de parapsicologia.

Na bruxaria moderna o Halloween também é considerado uma noite especial. Um livro conhecido sobre o movimento neo-pagão relata o seguinte sobre esses dias importantes de celebração da bruxaria: "As grandes cerimônias de sabbat são: o ‘Samhain’ (Halloween), o Ano-Novo celta (nesses dias acredita-se que os portais entre os mundos estão enfraquecidos, e então ocorrem contatos com os ancestrais), ‘Oimelc’ (1º de fevereiro, festival da purificação de inverno)... ‘Beltane’ (1º de maio, o grande festival da fertilidade)... diferentes linhas da bruxaria... tratam esses festivais de maneiras diversas. Mas quase todas as linhas celebram pelo menos o ‘Semhain’ e o ‘Beltane’". Algumas bruxas tiram o dia de folga de seu trabalho para comemorarem essa data especial para elas, enquanto outras chegaram a tentar o fechamento das escolas para a comemoração desse grande sabbat.

Muitos grupos satânicos também consideram o Halloween uma noite especial, em parte porque ele "tornou-se o único dia do ano em que se acredita que o diabo possa ser invocado para revelar os futuros casamentos, problemas de saúde, morte, colheitas e o que acontecerá no próximo ano". Na verdade a bruxaria e o satanismo têm certas semelhanças. Mesmo que sejam coisas distintas, e mesmo que se dê legitimidade às declarações do movimento neo-pagão que desdenha o satanismo, devemos lembrar o claro ensino bíblico de que o diabo é a fonte de poder por trás da bruxaria e de todas as formas de ocultismo.

Além disso tudo, o costume de pedir balas e doces fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas, etc., que é comum nessa festa, está relacionado com os espíritos dos mortos na tradição pagã e até católica. Por exemplo, para os antigos druidas "os espíritos que se acreditava andarem de casa em casa eram recepcionados com uma mesa farta para um banquete. No final da refeição, os habitantes da cidade fantasiados e com máscaras representando as almas dos mortos iam em procissão até os limites da cidade para guiar os fantasmas para fora". As máscaras e fantasias usadas no Halloween podem ser relacionadas também com a tentativa de certas pessoas de se esconderem para não serem vistas participando de cerimônias pagãs ou ,como no xamanismo e em outras formas de animismo, mudar a identidade de quem as usa para que possa se comunicar com o mundo espiritual. As fantasias podem ser usadas também para afugentar espíritos maus.

Depois de fazermos essas considerações sobre o assunto, tendo em vista que o Halloween está associado a práticas de bruxaria e ocultismo, devemos analisar qual deve ser nossa atitude em relação a essa festa, que mesmo sendo vista secularmente como um passatempo tem implicações sérias.

Devemos nos perguntar: Que princípios bíblicos devem ser usados para discernir esse assunto?

As Escrituras nos dizem que o homem espiritual julga todas as coisas e que no futuro irá também julgar os anjos. Então somos competentes o suficiente para julgar assuntos triviais agora (1Co 2.15; 6.3). Se julgarmos todas as coisas e retermos o que é bom, abstendo-nos de toda forma de mal, estaremos cumprindo com nossa obrigação (1Ts 5.21,22). Então vamos examinar esse assunto para chegarmos a uma posição bíblica sobre o Halloween.

Se na celebração de Halloween existem atividades envolvendo práticas genuinamente ocultistas, as Escrituras são claras em afirmar que devem ser evitadas. Tanto o Antigo como o Novo Testamento fazem referência às práticas de bruxaria, encantamentos, espiritismo, contatos com os mortos, adivinhações e assim por diante – e todas essas coisas estão potencialmente ligadas ao Halloween.

"Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" (Lv 19.31).

"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" (Dt 18.10,11,14) .

"[Rei Manassés de Judá] queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" (2Cr 33.6).

Em nenhum lugar na Bíblia vemos essas coisas como sendo aceitáveis diante de Deus. À luz desses versículos, ninguém pode argumentar logicamente que a Bíblia apóia tais práticas.

John Ankerberg e John Weldon
Fonte: chamada.com br

Halloween

A partir do que aconteceu no jardim do Éden, o homem passou a gostar das coisas impuras. Existe em cada ser humano uma tendência para o mal, para o que é maligno ou diabólico. Na sua condição natural, não recriado, não regenerado, estando em abismo, procura outros abismos. Assemelha-se a esses exploradores de cavernas: quanto mais se infiltram por buracos negros, mais vontade têm de continuar descobrindo coisas novas, emocionantes e sensacionais. Para esses exploradores, não importa se a caverna ou os abismos possuem dragões, vampiros, aranhas gigantescas ou fantasmas. Como na corrida do Trem Fantasma, não importa se no caminho surjam caveiras, mortalhas, gorilas ou demônios; importa a emoção, o prazer, o delírio, o devaneio, a surpresa.
Um poço sem fim

A humanidade pecadora deleita-se com o imundo. Os apetites bestiais são mesmo insaciáveis. Vejam as festividades carnavalescas: três dias anuais não mais atendiam aos desejos da carne. Em razão dessa necessidade premente, criou-se em várias cidades, com o pronto consentimento dos governantes, o carnaval fora de época: "O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem" (Provérbios 27.20). "Um abismo chama outro abismo" (Salmos 42.7).
Ora, se o povo clama por um bezerro de ouro, façamos a vontade do povo. Os abismos se sucedem. Dentro da caverna tenebrosa do mundo pecador há avenidas com vitrinas especialmente preparadas pelo Diabo para exposição de seus produtos. Há mercadoria para todos os gostos: para rico, pobre, preto, branco, analfabeto ou erudito. Em determinado local, uma vasta exposição dos produtos do movimento Nova Era, onde o curioso descobrirá que "o homem é Deus". Sendo Deus, ele seguirá até mais fortalecido para continuar descendo. Noutra ala, encontrará a vitrina da consulta aos mortos. O explorador poderá conversar com um parente que esteja no além, ou, se desejar emoções fortes, optará por oferecer seu corpo para ser visitado por um espírito qualquer, ou até experimentar uma breve levitação. Nesse stand, instalados sob pirâmides purificadoras, enfileiram-se os adivinhadores com seus apetrechos: búzios, baralho cigano, bola de cristal, tarô, mapa astral, tudo destinado a predizer o futuro e indicar novos caminhos. Numa determinada sala o explorador poderá praticar meditação transcendental; ficará com sua mente passiva por algumas horas, em estado alfa, recebendo as "boas" mensagens do além. Esta ala é mais visitada pelos eruditos. Para os menos exigentes, ou de percepção menos aguda, os terreiros oferecem feitiçarias de vários tipos. Caboclos, guias e orixás fazem a festa dos visitantes.

O Perigo das Trevas, o Halloween!

Em busca de novos abismos, os homens resolveram prestar uma homenagem a um deus chamado Diabo. Então, pensaram em fazer uma festa num determinado dia do ano. Uma festa que em tudo se identificasse com o homenageado: a indumentária, o ambiente, os participantes, as alegorias. Daí surgiu o Dia das Bruxas, versão brasileira do Halloween, comemorado no dia 31 de outubro. Os participantes vestem-se a caráter, isto é, com as cores da igreja do Diabo: preto e vermelho; a maioria usa só a cor preta, caracterizando a situação de trevas sobre trevas. As máscaras são as mais imaginativas: Diabo, vampiro, bruxa, morcego, morte, caveira, monstros, fantasmas, tudo que tenha identidade com o maligno. O Diabo certamente teria muita alegria em falar assim a essas bruxas: "Quanto à indumentária está tudo bem. Vocês sabem que as cores da minha preferência são preto e vermelho. Minha maior alegria é ver homens, mulheres e crianças, de todas as idades, línguas e nações, empunhando as cores da bandeira do meu reino. Um detalhe: as máscaras usadas por vocês ou as pinturas e fantasias em nada se assemelham ao original. Eu não sou tão bonito como se pinta por aí". É evidente que há imperfeições, porque ninguém é perfeito. Mas os promotores desses eventos se esforçam para que a decoração em tudo dê a impressão de que o reino das trevas está ali naquele local, naquele ambiente festivo. E está. O Diabo está ali, de corpo presente ou representado. Creio que a maioria dos participantes do Dia das Bruxas desconhece o grau de contaminação maligna a que ficam expostos. Certamente acredita tratar-se de mais uma festa, mais uma novidade. As "bruxas" estão ali para se divertirem e, com esse intuito, sujeitam-se às regras do jogo. Desconhecem as origens satânicas do Halloween; não sabem que nessa data os satanistas honram a Satanás com sacrifícios humanos; não sabem que essa prática iniciou-se há muitos séculos entre os druídas - sacerdotes dos Celtas - que vestiam suas fantasias, esculpiam em nabos ocos caricaturas de demônios, e saíam pelas ruas amaldiçoando as pessoas que lhes negavam alimentos. Em determinado site sobre satanismo li que o dia 31 de outubro é a festa da luxúria [sensualidade, lascívia] e da indulgência [tolerância]. Que tipo de indulgência podemos esperar de Satanás? A verdade é que grande é o perigo para quem participa do Dia das Bruxas, dada a grande a probabilidade de contaminação. O Diabo, num sinal de agradecimento pela homenagem, não hesitará em designar um de seus anjos para acompanhar a "bruxa" pelo resto da vida. Algum mal nisso? Muitos males. Jesus afirmou que "o ladrão [o diabo] só vem para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" (João 10.10). O Diabo entra na vida dos homens para roubar a paz, roubar a saúde, roubar os recursos financeiros; para causar a morte espiritual, e, não raro, causar a morte física; para destruir a família, o lar, a comunhão com Deus. Daí as insônias, os medos, as superstições, as doenças inexplicáveis, os tremores, os vícios, a possessão. Convém sabermos que bruxa ou bruxo é aquela ou aquele que faz bruxaria, e bruxaria é sinônimo de feitiçaria, magia negra, curandeirismo, ocultismo, adivinhação, astrologia, e demais atividades ligadas ao poder das trevas. Há os que de forma consciente - os satanistas - servem a Satanás com sacrifícios, cânticos, jejuns e rezas. Todavia, o simples fato de participar e tomar parte ativa no Dia das Bruxas revela uma predisposição ao satanismo, e abre-se uma porta de entrada aos demônios. A Palavra de Deus adverte que "o vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5.8). Ora, os freqüentadores dessa festa satânica facilmente caem na arapuca de Satanás. Aliás, as próprias presas, num ato voluntário, vão com seus próprios pés para a armadilha.

A Luz que liberta

"A condenação é esta: A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz porque as suas obras eram más" (João 3.19). Só existe um nome, uma Pessoa, que pode libertar o homem contaminado por demônios: é o Senhor Jesus. Ele mesmo afirmou isso: "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8.36). A Bíblia nos ensina que devemos pensar e fazer somente o que é verdadeiro, amável, justo e puro, e que "todo o nosso espírito, alma e corpo devem ser conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Salvador Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5.23). Uma pessoa que se fantasia de bruxa, coloca máscaras com motivos demoníacos e passa horas a fio num ambiente de trevas, estaria conservando seu corpo alma e espírito irrepreensíveis? Não, pelo contrário, estaria invocando o poder das trevas; desejando maior aproximação com os demônios. A Palavra ainda adverte: "Não vos voltareis para médiuns, nem para os feiticeiros [bruxos], a fim de vos contaminardes com eles" (Levíticos 19.31). "Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro" (Mateus 6.24). Não podemos ser ao mesmo tempo servos das trevas e servos da luz. Ou somos filhos de Deus ou filhos do Diabo. Quem serve ao Diabo com alegorias, fantasias, licores, danças e outras coisas mais, não é servo do Altíssimo. Mas haveria uma saída para quem está contaminado? Jesus responde: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28). "Eis que estou à porta, e bato; Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3.20). Quem está enlaçado ao Diabo deve saber que o Senhor Jesus veio "para apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos" (Lucas 4.18). Porque "em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4.12).

Fonte: elnet.com br

15 outubro 2006

Pode Cair o Mundo

Esta terra é passageira, a vida passa, pode cair o mundo, eu não temo o futuro, pois tenho Deus comigo...

10 outubro 2006

Nomes de Igreja

Resultado de Pesquisas, na internet, em Guias Telefônicos Oficiais, em e-mails recebidos de diversas partes do país, entre outras informações, paresento para todos nomes de Igrejas os mais curiosos, estrombóticos e pelo menos "diferentes", que este nosso Brasil criativo apresenta. São cerca de 400 nomes diferentes, e é lógico esta lista ainda pode crescer.
Se quiser contribuir, é só responder no comments. Estou lhe aguardando.

1. "IGREIJA" EVANGÉLICA MUÇULMANA JAVÉ É PAI
2. "IGREIJA" EVANGÉLICA PENTECOSTAL
3. A.M.O.R. (ASSEMBLÉIA MINISTÉRIO DE OSTENTAÇÃO AO REBANHO)
4. ASSEMBLÉIA DE DEUS BATISTA A COBRINHA DE MOISÉS (A QUE ENGOLE AS OUTRAS)
5. ASSEMBLÉIA DE DEUS CANELA DE FOGO
6. ASSEMBLÉIA DE DEUS FILADÉLFIA (MINISTÉRIO CANELA DE FOGO)
7. ASSEMBLÉIA DE DEUS FONTE SANTA EM BISCOITÃO
8. ASSOCIAÇÃO BATISTA EVANGÉLICA VALE DE LÁGRIMAS
9. ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA EM GRAÇA
10. ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA FIEL ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA
11. ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA PATRIARCAS DA FÉ BÍBLICA
12. ASSOCIAÇÃO MAR ABERTO
13. ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA EVANGÉLICA PARA UMA VIDA NOVA E PLENA
14. C.E.O. (COMUNIDADE DE EVANGELIZAÇÃO E ORAÇÃO)
15. COMUNIDADE EVANGÉLICA NÃO HÁ DEUS MAIOR
16. COMUNIDADE EVANGÉLICA ZADOQUE (PARA QUEM CURTE O ROCK PESADO)
17. COMUNIDADE INTERNACIONAL ATOS 29
18. CONGREGAÇÃO ANTI BLASFÊMIAS
19. CONGREGAÇÃO CRISTÃ DOS FIÉIS VENCEDORES SALVOS DA MACUMBA
20. CONGREGAÇÃO CRUZADA DE MILAGRES
21. CONGREGAÇÃO DA PAIXÃO DE JESUS CRISTO PROVÍNCIA DO CALVÁRIO SANTO
22. CONGREGAÇÃO J.A.T. (JESUS AMA TODOS)
23. CONGREGAÇÃO PLENA PAZ AMANDO A TODOS
24. IGREJA "A" DE AMOR
25. IGREJA A CHAVE DO ÉDEN
26. IGREJA A ESCOLHIDA
27. IGREJA A FÉ DE GIDEÃO
28. IGREJA A VIDA É SUA
29. IGREJA A VOZ DA PEDRA ANGULAR
30. IGREJA A VOZ DIRETA DO ÉDEN
31. IGREJA ABASTECEDORA DE ÁGUA ABENÇOADA
32. IGREJA ABOMINAÇÃO À VIDA TORTA
33. IGREJA ABRE-TE SÉSAMO
34. IGREJA ACEITA JESUS
35. IGREJA ADVENTISTA DA SÉTIMA REFORMA DIVINA
36. IGREJA ADVENTISTA DEUS É VIDA
37. IGREJA APOSTÓLICA CRISTÃ TERRA FIRME
38. IGREJA ARCA DA FÉ
39. IGREJA ARQUEIROS DE CRISTO
40. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS ADVENTISTA ROMARIA DO POVO DE DEUS
41. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS BOTAS DE FOGO ARDENTES E CHAMUSCANTES
42. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS CAPRICHOSOS NA OBRA DE DEUS
43. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DA BEIRA DA ESTRADA DE TRIBOBÓ
44. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO PAI DO FILHO DO ESPÍRITO SANTO
45. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO PAPAGAIO SANTO QUE ORA A BÍBLIA
46. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS FILHOS E CONSOLAÇÕES
47. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS NOVA CRIATURA REMOLDADA
48. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS RETIRO DAS MANGUEIRAS
49. IGREJA ASSEMBLÉIA DOS SANTOS
50. IGREJA ASSEMBLY OF THE GOD IN SAO PAULO
51. IGREJA AUTOMOTIVA MÓVEL DO FOGO SAGRADO
52. IGREJA AVE CÉSAR
53. IGREJA BAILARINAS DA VALSA DIVINA
54. IGREJA BAMBOLÊS SAGRADOS
55. IGREJA BATE PALMAS 40 DIAS
56. IGREJA BATISTA A PAZ DO SENHOR
57. IGREJA BATISTA A PAZ DO SENHOR (ANTI GLOBO)
58. IGREJA BATISTA AS ANDORINHAS DE CRISTO
59. IGREJA BATISTA BANDEIRAS DA FÉ
60. IGREJA BATISTA BLESSING BRASIL
61. IGREJA BATISTA BRASA VIVA
62. IGREJA BATISTA BRASILEIRA DOS POVOS AGARRADOS À BÍBLIA
63. IGREJA BATISTA CAMINHO DAS ÁRVORES
64. IGREJA BATISTA CÓPIA DA PERFEIÇÃO
65. IGREJA BATISTA DA JUVENTUDE SEM DROGAS E ROCK'N'ROLL
66. IGREJA BATISTA DA MÃO SANTA
67. IGREJA BATISTA DA POMBA SACRIFICADA
68. IGREJA BATISTA DA VELHICE TRANQÜILA
69. IGREJA BATISTA DAS TRÊS PONTES SAGRADAS
70. IGREJA BATISTA DE REFORMULAÇÃO ESPIRITUAL
71. IGREJA BATISTA DEDO DE DEUS
72. IGREJA BATISTA DEUS FORTE E PODEROSO
73. IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO SANTO
74. IGREJA BATISTA DO POVO
75. IGREJA BATISTA DO VALE DA REVOLTA
76. IGREJA BATISTA ELOHIM SHADEH
77. IGREJA BATISTA ESTRELA CADENTE
78. IGREJA BATISTA EVANGÉLICA BENEFICÊNCIA LEÃO DE JUDÁ
79. IGREJA BATISTA EVANGÉLICA CARIDOSA DAS ALMAS
80. IGREJA BATISTA EVANGÉLICA DA BAZUCA CELESTIAL
81. IGREJA BATISTA FAZENDA DA BICA
82. IGREJA BATISTA FLORESTA ENCANTADA
83. IGREJA BATISTA GAY DO RIO DE JANEIRO
84. IGREJA BATISTA HOMOSSEXUAL GAYS DE CRISTO
85. IGREJA BATISTA HORTO DE FÉ
86. IGREJA BATISTA INCÊNDIO DE BÊNÇÃO
87. IGREJA BATISTA LOGARÍTMICA DO REINO DE DEUS
88. IGREJA BATISTA MOÇA BONITA
89. IGREJA BATISTA NERO SE ARREPENDEU, E VOCÊ?!
90. IGREJA BATISTA OH GLÓRIA!
91. IGREJA BATISTA PALMA DA MÃO DE CRISTO
92. IGREJA BATISTA PARE DE RESISTIR A BÊNÇÃO DE DEUS
93. IGREJA BATISTA PENTECOSTAL A COBRA DE MOISÉS QUE ENGOLIU AS OUTRAS MÁS E FRACAS (ESSA IGREJA CHOVE MILAGRES!)
94. IGREJA BATISTA PENTECOSTAL VALE DE BÊNÇÃOS
95. IGREJA BATISTA PONTE PARA O CÉU
96. IGREJA BATISTA PRONTO-SOCORRO DAS ALMAS
97. IGREJA BATISTA TIÇALEAH
98. IGREJA BATISTA TOO MUCH
99. IGREJA BETELGUELSE
100. IGREJA BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO
101. IGREJA C.R.B. (CORTINA REPLETA DE BÊNÇÃO)
102. IGREJA CANTOS BELLOS
103. IGREJA CARA DO LEÃO DE JUDÁ
104. IGREJA CASTELBLANKO DA VIDIGUEIRA
105. IGREJA CLÍNICA DA ALMA
106. IGREJA COMUNIDADE EVANGÉLICA SHALON ADONAI CRISTO
107. IGREJA CONGREGAÇÃO PASSO PARA O FUTURO
108. IGREJA CONGREGACIONAL BOCA DO PEIXE
109. IGREJA CONGREGACIONAL DE AGRONOMIA DA SALVAÇÃO
110. IGREJA CONGREGACIONAL EXIGIMOS A GRAÇA DE DEUS
111. IGREJA CONGREGACIONAL EXPLOSÃO DA FÉ
112. IGREJA CONGREGACIONAL MANÁ CAÍDO DO CÉU
113. IGREJA CONTATO DIRETO DE VIGÉSIMO GRAU COM MILAGRES
114. IGREJA CORAÇÃO RECICLADO
115. IGREJA CÓSMICA DO PODER PLENO E MISTERIOSO
116. IGREJA CRISTÃ CHINESA DO RIO DE JANEIRO
117. IGREJA CRISTÃ DE TERAPIA CONTRA O ENCOSTO
118. IGREJA CRISTÃ DO NOVO AMANHÃ
119. IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA ESPÍRITA NACIONAL
120. IGREJA CRISTÃ PREBÍTERO-SANTENSE
121. IGREJA CRISTO E POVO DO RIO
122. IGREJA CRISTO É SHOW
123. IGREJA CRISTO VIVE MISSÃO APOSTÓLICA GRAÇAS A DEUS
124. IGREJA CRUZ ERGUIDA PARA O BEM DAS ALMAS
125. IGREJA CRUZADA AMERICANA
126. IGREJA CRUZADA DE EMOÇÕES
127. IGREJA CRUZADA EVANGÉLICA COM PASTOR WALDEVINO COELHO, A SUMIDADE
128. IGREJA CRUZADA EVANGÉLICA DO MINISTÉRIO DE JEOVÁ E DEUS DO FOGO
129. IGREJA CRUZADA EVANGÉLICA DO MINISTÉRIO DE JEOVÁ E DEUS É FIEL
130. IGREJA DA BEIRA DO TREM
131. IGREJA DA BÊNÇÃO MUNDIAL
132. IGREJA DA BÊNÇÃO MUNDIAL PEGANDO FOGO DO PODER
133. IGREJA DA BOA SORTE
134. IGREJA DA DEVOÇÃO DO SANTUÁRIO DE DEUS
135. IGREJA DA FÉ DE ISRAEL E SEU POVO SOFRIDO
136. IGREJA DA FORTUNA
137. IGREJA DA GRANDE FAMÍLIA QUADRANGULAR
138. IGREJA DA MARCHA A JERUSALÉM
139. IGREJA DA ORAÇÃO EFICIENTE
140. IGREJA DA POMBA BRANCA
141. IGREJA DA REVELAÇÃO RÁPIDA
142. IGREJA DA VITÓRIA DO POVO CARIOCA
143. IGREJA DAS BOAS NOVAS
144. IGREJA DAS SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE
145. IGREJA DAS TRÊS PONTAS EM GLÓRIA
146. IGREJA DE DEUS DA PROFECIA NO BRASIL AMÉRICA DO SUL
147. IGREJA DE DEUS NO BRASIL
148. IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS
149. IGREJA DE UMA VIDA NOVA PARA O POVO DE JARDIM SULACAP
150. IGREJA DEKANTAHLAHBASSYÍ
151. IGREJA DEVOTOS DE CRISTO AO EXTREMO
152. IGREJA DIVISÃO DO MAR E MOISÉS
153. IGREJA DO AMOR MAIOR QUE OUTRA FORÇA
154. IGREJA DO BARRO SANTO DE CURA
155. IGREJA DO ESPÍRITO SANTO PERDIDO
156. IGREJA DO EVANGELHO PLENO DE MISSÃO COREANA PETROPOLITANA
157. IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR
158. IGREJA DO LOUVRE
159. IGREJA DO MANTO BRANCO
160. IGREJA DO NAZARENO
161. IGREJA DO PASTOR SASSÁ
162. IGREJA DO RIO QUE CORRE TORTO
163. IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO EM AMOR E GRAÇA
164. IGREJA DO VALE FELIZ
165. IGREJA DOS ANJOS E SUAS TROMBETAS ESTRIDENTES
166. IGREJA DOS BONS ARTIFÍCIOS
167. IGREJA DOS CHINESES EM FÉ
168. IGREJA DOS HABITANTES DE DABIR
169. IGREJA E BAR EVANGÉLICO ARCA LTDA ME.
170. IGREJA E CLUBE DIVERSÃO PARA O POVO CRISTÃO
171. IGREJA E TEMPLO CÓSMICO RAELIANO
172. IGREJA E.T.Q.B. (EU TAMBÉM QUERO A BENÇÃO)
173. IGREJA EM NOME DE JESUS
174. IGREJA ESTE BRASIL É ADVENTISTA
175. IGREJA EVANGÉLICA A HISTÓRIA DOS CRISTÃOS
176. IGREJA EVANGÉLICA A MAIOR
177. IGREJA EVANGÉLICA A MISSÃO SÓ ESTÁ COMEÇANDO
178. IGREJA EVANGÉLICA ADÃO É O HOMEM
179. IGREJA EVANGÉLICA AMAZONAS
180. IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS HOSANA AO REI
181. IGREJA EVANGELICA AVIVAMENTO BIBLICO
182. IGREJA EVANGÉLICA BATALHA DOS DEUSES
183. IGREJA EVANGÉLICA BATISTA BARRANCO SAGRADO
184. IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA DA BOA INTENÇÃO
185. IGREJA EVANGÉLICA COMISSÃO DE PASTORES PARA O BEM
186. IGREJA EVANGÉLICA CRISTO, EU E VOCÊ
187. IGREJA EVANGÉLICA DA MARESIA QUE CORRÓI
188. IGREJA EVANGÉLICA DEUS QUE SE REÚNE NAS CASAS
189. IGREJA EVANGÉLICA DIANTE DO TRONO DO REI DOS REIS
190. IGREJA EVANGÉLICA DO PASTOR PAULO ANDRADE (O HOMEM QUE VIVE SEM PECADOS)
191. IGREJA EVANGÉLICA DOS CAÇADORES DE ALMAS PERDIDAS
192. IGREJA EVANGÉLICA DOS HINOS MARAVILHOSOS
193. IGREJA EVANGÉLICA DOS SEMEADORES
194. IGREJA EVANGÉLICA FLORZINHA DE JESUS
195. IGREJA EVANGÉLICA FONTE DE MILAGRES
196. IGREJA EVANGÉLICA H.I.V. (HOMEM, INTELIGÊNCIA, VIDA)
197. IGREJA EVANGÉLICA HOLINESS
198. IGREJA EVANGÉLICA INDIANA DA MISSÃO DE CRISTO NO BRASIL
199. IGREJA EVANGÉLICA JARDIM REAL EM OBRA DE RESTAURAÇÃO
200. IGREJA EVANGÉLICA KOSKENKORVA DO FIM DA TARDE
201. IGREJA EVANGÉLICA LABAREDAS DE FOGO
202. IGREJA EVANGÉLICA LIGAÇÃO DIRETA COM O PARAÍSO
203. IGREJA EVANGÉLICA LUZ NO ESCURO
204. IGREJA EVANGÉLICA MÁRMORE DO BEM
205. IGREJA EVANGÉLICA MEU DEUS DO CÉU
206. IGREJA EVANGÉLICA NO MORE GUTTER
207. IGREJA EVANGÉLICA O SENHOR VEM NO FIM
208. IGREJA EVANGÉLICA O TEMPERO DA VIDA
209. IGREJA EVANGÉLICA ORIENTAL TAMBORES DA ANUNCIAÇÃO
210. IGREJA EVANGÉLICA PASSA TRÊS
211. IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL BÍBLIA ININTERRUPTA
212. IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL PLANETA CRISTO
213. IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL TRABALHADORES DE CRISTO
214. IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL VENCENDO, VEM JESUS
215. IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL VIVA COM CRISTO
216. IGREJA EVANGÉLICA PORTA DAS OVELHAS SANTAS
217. IGREJA EVANGÉLICA POSITIVISTA
218. IGREJA EVANGÉLICA PRESBITERIANA ORQUESTRA DOS ANJOS BENFAZEJOS
219. IGREJA EVANGÉLICA QUE ERA EU, O QUE SOU HOJE
220. IGREJA EVANGÉLICA REVELAÇÃO DE CRISTO
221. IGREJA EVANGÉLICA RODEIO DE MILAGRES
222. IGREJA EVANGÉLICA SAL DA TERRA
223. IGREJA EVANGÉLICA SAL FORA DO SALEIRO
224. IGREJA EVANGÉLICA SHARON
225. IGREJA EVANGÉLICA SHUN KUAN TAI SHUN
226. IGREJA EVANGÉLICA SURFISTA BOLA DE NEVE
227. IGREJA EVANGÉLICA TEMPLO DAS ÁGUIAS (UM SONHO DE IGREJA)
228. IGREJA EVANGÉLICA VERBO DA VIDA
229. IGREJA FÉ AFIRMADA
230. IGREJA FILADÉLFIA (A IGREJA DO DESAFIO)
231. IGREJA FOGO DA SELVA (1ª DIVISÃO)
232. IGREJA FOGO DA SELVA (2ª DIVISÃO)
233. IGREJA FOGUEIRA SANTA
234. IGREJA FOGUETE RUMO AO CÉU
235. IGREJA GOSPEL COME ON TO GOD
236. IGREJA GRAÇAS E LOUVORES A TI, DEUS (ALELUIA!)
237. IGREJA GRANITO DE MOISÉS
238. IGREJA HALLELLUIAH
239. IGREJA HARPA DOS ANJOS
240. IGREJA HIGHWAYS TO HEAVEN
241. IGREJA HOMPA HONGWANJI
242. IGREJA HOSPITAL DA ALMA
243. IGREJA IDDAI WAH MEG
244. IGREJA IDOLATRIA AO DEUS MAIOR
245. IGREJA INDIVIDUALISTA EVANGÉLICA DA AUTO AJUDA
246. IGREJA INFANTIL FOFURAS DO AMANHÃ
247. IGREJA INTERNACIONAL DA SÉTIMA CHAMADA
248. IGREJA INTERNACIONAL DOS EVANGELISTAS REMANECENTES DA GRAÇA DIVINA DE NOSSO SENHOR DEUS PAI TODO PODEROSO
249. IGREJA JADE VIVE
250. IGREJA JESUS CRISTO É REI
251. IGREJA JESUS É MÉDICO DE VERDADE
252. IGREJA JESUS É O COMANDANTE
253. IGREJA LOUCOS POR CRISTO
254. IGREJA LUA NOVA
255. IGREJA LUGARZINHO NO CÉU
256. IGREJA LUZ & CONFORTO
257. IGREJA M.T.V. (MANTO DA TERNURA EM VIDA)
258. IGREJA MANHATTAN
259. IGREJA MAR NO SERTÃO
260. IGREJA MARÉ DE MILAGRES
261. IGREJA MATA MINHA SAUDADE
262. IGREJA MESSIÂNICA DO TERCEIRO FOGO A SETE PÉS
263. IGREJA MESSIÂNICA TOCHAS ARDENTES
264. IGREJA METODISTA (DIVISÃO ESPORTIVA)
265. IGREJA METODISTA INTERNACIONAL FÁBRICA DE MILAGRES
266. IGREJA METODISTA LAR DO CRISTÃO
267. IGREJA METODISTA SOCORRISTA DAS ALMAS
268. IGREJA MILITANTE NA OBRA DE RESTAURAÇÃO DO BRASIL
269. IGREJA MINISTÉRIO FÉ PARA TODOS
270. IGREJA MOMENTO DE DEUS
271. IGREJA MORUBIXABA EVANGÉLICA BRASILEIRA
272. IGREJA MÓVEL FÉ EM CASA
273. IGREJA MUSICAL MONTEBELLO
274. IGREJA NACIONAL DA VIDA EM GRAÇA
275. IGREJA NACIONAL DO ESPÍRITO SAGRADO EM FAMÍLIA
276. IGREJA NOIVA DE JESUS DA SEGUNDA DIVISÃO
277. IGREJA NOVA UNÇÃO
278. IGREJA O CUSPE DE DEUS
279. IGREJA O FOGO NO ALTAR
280. IGREJA O MUNDO PRECISA DE ORAÇÃO
281. IGREJA O NOME DE CRISTO
282. IGREJA O PEDAÇO DO PARAÍSO
283. IGREJA O PODER DA FÉ
284. IGREJA O REI ESTÁ VINDO
285. IGREJA O TEMPLO
286. IGREJA OLIMPÍADA BÍBLICA
287. IGREJA ONDAS DE AMOR CRISTÃO
288. IGREJA ORIGINAL DE JESUS CRISTO NÚMERO DOIS
289. IGREJA PARANINFOS DA BÍBLIA SAGRADA
290. IGREJA PEDRA VIVA
291. IGREJA PENTECOSTAL A CAIXA DE PANDORA
292. IGREJA PENTECOSTAL A CAMINHO DE JERUSALÉM
293. IGREJA PENTECOSTAL A CONTROVERSIA
294. IGREJA PENTECOSTAL A MAJESTADE O SABIÁ
295. IGREJA PENTECOSTAL A UM PALMO DO CÉU
296. IGREJA PENTECOSTAL ARMADURA DE DEUS
297. IGREJA PENTECOSTAL ÁRVORE DO BEM
298. IGREJA PENTECOSTAL ASSEMBLÉIA DE DEUS FOGO DIVINO
299. IGREJA PENTECOSTAL BEIJA-FLOR SILVESTRE (A IGREJA QUE MAIS CRESCE NO BRASIL)
300. IGREJA PENTECOSTAL BOCA DO LEÃO
301. IGREJA PENTECOSTAL CAJADO DE MOISÉS
302. IGREJA PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO FONTE DE LUZ
303. IGREJA PENTECOSTAL CASA DE ORAÇÃO PARA TODOS OS POVOS DO BRASIL
304. IGREJA PENTECOSTAL CHUVA DE MILAGRES
305. IGREJA PENTECOSTAL CRISTO É O REI
306. IGREJA PENTECOSTAL DA ROCHA ETERNA
307. IGREJA PENTECOSTAL DE JERUSALÉM CELESTIAL
308. IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR
309. IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR (RAMAL 2 E QUE DEUS NOS ABENÇÕE)
310. IGREJA PENTECOSTAL DEUS É MAIOR
311. IGREJA PENTECOSTAL DO CUSPE SANTO
312. IGREJA PENTECOSTAL DO FOGO DIFERENTE
313. IGREJA PENTECOSTAL DOS PÉS DESCALÇOS DE JESUS
314. IGREJA PENTECOSTAL DOUTRINA DO LIVRO SAGRADO
315. IGREJA PENTECOSTAL ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO
316. IGREJA PENTECOSTAL ESCUDO CONTRA O MAL
317. IGREJA PENTECOSTAL EVANGÉLICA A MISSÃO DOS SETENTA DISCÍPULOS
318. IGREJA PENTECOSTAL EVANGÉLICA OBRIGADO SENHOR (AGRADECIDOS DOS MILAGRES RECEBIDOS)
319. IGREJA PENTECOSTAL EXÉRCITO DO AMOR DE DEUS
320. IGREJA PENTECOSTAL FINAL DOS TEMPOS
321. IGREJA PENTECOSTAL FONTE ABENÇOADA
322. IGREJA PENTECOSTAL FRANCESA O AMOR DE CRISTO (DIVISÃO BRASILEIRA)
323. IGREJA PENTECOSTAL ISRAEL EM CHAMAS
324. IGREJA PENTECOSTAL ISSO QUE É PODER DE DEUS
325. IGREJA PENTECOSTAL JESUS VEM E VENCEMOS PELA FÉ
326. IGREJA PENTECOSTAL LÍRIOS DO CAMPO
327. IGREJA PENTECOSTAL MARILYN MONROE
328. IGREJA PENTECOSTAL MISTÉRIOS DA FÉ
329. IGREJA PENTECOSTAL O VÉU DE PUREZA
330. IGREJA PENTECOSTAL PARA PREPARAÇÃO DA VINDA DE JESUS
331. IGREJA PENTECOSTAL QUADRADO DE FOGO
332. IGREJA PENTECOSTAL SALVOS POR DEUS
333. IGREJA PERFECCIONISTA FÉ MAIOR
334. IGREJA PERFECT LIFE
335. IGREJA PETECOSTAL FOGO PARA O BRASIL
336. IGREJA PIONEIRA EM MILAGRES
337. IGREJA PIRÂMIDES MISTERIOSAS
338. IGREJA POÇO DE JACÓ
339. IGREJA PORTA DA PAZ
340. IGREJA PORTA DIVINA
341. IGREJA PORTA FORMOSA
342. IGREJA PREBITERIANA DO APOCALIPSE SAGRADO
343. IGREJA PRESBITERIANA A TORRE
344. IGREJA PRESBITERIANA JUNTANDO OVELHAS DESGARRADAS DO REBANHO
345. IGREJA QUADRANGULAR DA QUARTA DIMENSÃO
346. IGREJA QUADRANGULAR O MUNDO É REDONDO
347. IGREJA REBANHO CONVERTIDO
348. IGREJA RESTAURADORA DE VIDAS ESTRAGADAS
349. IGREJA REVELAÇÃO SUBLIME
350. IGREJA S.B.T. (SANANDO BÊNÇAOS A TODOS)
351. IGREJA SAFIRA DE ORAÇÕES
352. IGREJA SANTA QUE ESTÁ NO BRASIL INTEIRO
353. IGREJA SANTA QUE ESTÁ NO RIO DE JANEIRO
354. IGREJA SÃO COSME, DAMIÃO E DOUM
355. IGREJA SARA NOSSA TERRA
356. IGREJA SAUDADE DE JESUS
357. IGREJA SEDE DE FÉ
358. IGREJA SEDENTOS DE ORAÇÃO
359. IGREJA SEM PECADOS
360. IGREJA SEMBLANTE DE CRISTO
361. IGREJA SINAIS E PRODÍGIOS
362. IGREJA SINAL VERDE PARA O BEM
363. IGREJA SINO DE BELÉM MISSÃO E PREMISSAS
364. IGREJA SOCORRISTA DAS ALMAS DE VISÃO PROFUNDA
365. IGREJA SOKA GAI
366. IGREJA SOMOS OS ESPELHOS DE DEUS
367. IGREJA SUBIMOS COM JESUS
368. IGREJA TENRIKYO DENDOTYO
369. IGREJA TERRA SANTA ABENÇOADA
370. IGREJA TETRAEDO BÍBLICO
371. IGREJA THULA DAI E CRISTO
372. IGREJA TORRE DE BABEL
373. IGREJA TRYBO CÓSMIKA
374. IGREJA UM SALTO PRO FUTURO
375. IGREJA UNIVERSAL DE OPOSIÇÃO AO MAL
376. IGREJA UNIVERSAL DO CADÊ A MINHA BÊNÇÃO
377. IGREJA WESLEYANA
378. INTERNATIONAL CHURCH FOLLOW JESUS IN BRAZIL
379. MINISTÉRIO ADVERTÊNCIA DE JESUS NA TERRA DA IGREJA DO CAVALO BRANCO DO APOCALIPSE (COM O PASTOR MISSIONÁRIO J.F.P., O SUMO REI A SERVIÇO DO REI JESUS)
380. TEMPLO A JANELA DA SABEDORIA
381. TEMPLO ÂNCORA PARA O CÉU
382. TEMPLO AQUI ESTAMOS SALVOS
383. TEMPLO BATISTA CÓSMICO E PEREGRINO
384. TEMPLO DA ATRIBUIÇÃO DE VIRTUDES MÁGICAS
385. TEMPLO DA GRAÇA
386. TEMPLO DAS DIVINDADES EVANGÉLICAS EM SI
387. TEMPLO DAS TOCHAS ARDENTES E MILAGROSAS
388. TEMPLO EVANGÉLICO BÍBLICO DO PROVÉRBIO APOCALÍPTICO
389. TEMPLO EVANGÉLICO CHAFARIZ DE APARIÇÕES
390. TEMPLO EVANGÉLICO CRISTÃO CALDEIRÃO DE BÊNÇÃO
391. TEMPLO EVANGÉLICO DA SÉTIMA TROMBETA
392. TEMPLO EVANGÉLICO FASHION NISSENJI
393. TEMPLO EVANGÉLICO OFERTÓRIO DE GRAÇAS
394. TEMPLO EVANGÉLICO TUPYARA
395. TEMPLO EXTRAORDINÁRIO DA GRAÇA EVANGÉLICA ESPLENDOROSA (A IGREJA QUENTE QUE TE CONFORTA)
396. TEMPLO FILIAL EVANGÉLICO NITIREN SHONSHU HOKKEKO
397. TEMPLO KAREKAYA KUKE KE
398. TEMPLO KÓSMYKO DE RARAEMH
399. TEMPLO MUSICAL AMERICANO DEUS É FÉ E FORMOSURA
400. TEMPLO O CORAÇÃO
401. TEMPLO PENTECOSTAL IRRADIANTE
402. TEMPLO QUARTETO FAMILIAR GRACIOSO E TENRO
403. TEMPLO RELIGIOSO DOS BANQUETES E FESTAS
404. TEMPLO SANTIFICADO DA RENOVAÇÃO
405. TENDA CAMPING EVANGÉLICA ALGO ALÉM
406. TENDA EVANGÉLICA CEIFA DO AVIVAMENTO DA FAMÍLIA
407. TENDA EVANGÉLICA DO AMOR PARA TODOS
Google