11 dezembro 2018

Devocional para Terça-feira, 11 de dezembro de 2018


“Betesda" deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = “Casa” e Chéssed = “bondade, benignidade, misericórdia”. Significa, portanto, “lugar da misericórdia divina” ou “casa da misericórdia divina”.
Jesus passou nesse lugar onde havia uma grande multidão de enfermos esperando o movimento das águas; Diante de uma grande multidão de enfermos Jesus se compadece de apenas um.
É justamente por haver naquele lugar uma grande multidão que Jesus se retira dali (v.13). Jesus não desejava uma grande demonstração pública nesse lugar, nem nessa época, uma vez que seus inimigos tramavam contra ele; sem contar que era sábado.
Jesus não podia ser preso antes do tempo certo. Mas parece que não resistiu e acabou curando esse homem uma vez que se compadeceu por saber que ele já sofria há 38 anos (v.5 e 6).
O que nos chama atenção nessa história é o fato desse homem não saber quem era Jesus.
Homens enfermos vivendo presos a um ritual, em lugar melancólico em todos os sentidos, porque não conheciam Jesus. Ninguém se manifesta com a presença do mestre.
O homem curado nem ao menos conhecia seu nome.
Imagino que vida vazia é aquela que nem ao menos ouviu falar de Jesus. Saber que sua luz não atingiu ainda nesse século tantas vidas… vidas presas em “tanques “; presas na falta de esperança.
Vidas que simplesmente deixam de ser alvos de um amor gratuito, imenso e profundo amor de Deus. Pior que isto tudo, é conhecer Jesus e continuar no tanque como muitos continuam…
Pega a tua maca e ande!

(Foi abençoado? OUSE COMPARTILHAR!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.