09 janeiro 2018

Devocional para Terça-Feira, 09 de Janeiro de 2018


A felicidade não depende do isolamento, não depende do silêncio, não depende de calmarias, não depende de acessórios nem assessores, não depende da ginástica do chamado “pensamento positivo”, não depende da repetição mecânica de orações e de frases otimistas, não depende de mentiras inteligentes e bem elaboradas. Ao contrário, a felicidade tem de conviver com a maldade, com o sofrimento, com a inimizade alheia, com a morte, com a realidade presente e histórica.

Não teríamos como confiar nos escritores dos Salmos se todos os salmos fossem salmos de felicidade. Ainda bem que há salmos sombrios, que descrevem situações bastante adversas, como culpa, doença, angústia, depressão, perseguição, perigo, abandono, traição, crise existencial etc.

O fato é que a expressão “como é feliz” (ou “bem-aventurado aquele que”) aparece mais vezes em Salmos do que em qualquer outro livro da Bíblia. São pelo menos 23 referências. A primeira está no primeiro verso do Salmo primeiro: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios”.

E a última está quase no final do livro: “Como é feliz aquele cujo auxílio é o DEUS de Jacó, cuja esperança está no SENHOR, no seu DEUS, que fez os céus e a terra” (Salmos 146.5). Dos 150 poemas, seis começam com a afirmação “Como é feliz” (1.1; 32.1; 41.1; 112.1; 128.1) ou “Como são felizes”  (119.1).

Para o salmista são felizes os que se portam com retidão (1.1; 89.15; 94.12; 106.3; 119.1,2), os que confiam no SENHOR (84.12), os que temem o SENHOR (112.1; 128.1), os que se refugiam no SENHOR (2.12; 34.8; 146.5), os que recebem o perdão do SENHOR (32.1) e os que se interessam pelo pobre (41.1)! 

{><}

"ABA, Pai celestial, te agradeço pela oportunidade que o SENHOR me dá para ser feliz! E independente da circunstância, desde que eu esteja sob a SUA proteção, eu sou feliz. Luto para me portar com retidão, confio, me refugio e recebo o perdão do SENHOR. Obrigado e amém.


{><}


Márcio Melânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A única coisa que peço é que ao postar, deixe seu nome e e-mail, IDENTIFICANDO-SE. Muito Obrigado.
Se não se identificar, possivelmente não será publicado.